Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Nas crianças com dificuldades articulatórias da fala causadas pelas tonsilas palatinas aumentadas, normalmente pode- -se esperar alterações do tipo
distorção do fone flape alveolar.
substituição dos fones líquidos posteriores.
sobrearticulação.
alteração dos fones palatais.
anteriorização da língua nos fones fricativos alveolares.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Neuropatologia das unidades motoras dos nervos cranianos e espinhais que inervam os músculos da fala (envolvimento do neurônio motor inferior); problemas de fala causados principalmente por fraqueza muscular e hipotonia. Essas características são encontradas na disartria
flácida.
atáxica.
espástica.
hipercinética.
hipocinética.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta.
A perda auditiva neurossensorial coclear ocorre quando existem alterações no caminho do estímulo pela via auditiva ou nas estruturas do lobo parietal.
Quanto à gravidade da lesão, as perdas auditivas podem ser classificadas como condutivas, mistas ou neurossensoriais.
Os testes de fala devem ser o procedimento inicial quando houver suspeita de simulação de perda de audição.
Quanto à intensidade da perda auditiva, a classificação do grau depende de avaliação instrumental, e se baseia nas médias dos limiares audiométricos.
Em uma perda condutiva, no teste de Weber o paciente vai lateralizar para a orelha melhor, e o Rinne é negativo.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa que contém a correta relação entre características encontradas na avaliação audiológica e provável diagnóstico.
O neurinoma do acústico se caracteriza por audição variando de normal à perda auditiva de 50 dB NA, na maioria das vezes se manifesta como perda condutiva, porém perda neurossensorial pode estar associada.
O diagnóstico diferencial entre lesões de caráter sensorial e de comprometimento neural deve ser feito pela análise da curva audiométrica, pois as sensoriais apresentam limiares piores em tonalidades mais graves.
A curva timpanométrica com pico aberto é indicativa de disfunção da tuba auditiva.
A curva audiométrica descendente é característica da fase inicial da Doença de Meniérè.
A otosclerose apresenta na sua primeira fase uma perda auditiva condutiva e, posteriormente, com a sua evolução, pode apresentar componente misto e chegar à perda auditiva neurossensorial.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em relação às próteses auditivas, pode-se afirmar que
a relação entre sistemas de amplificação e necessidades acústicas encontradas nos exames clínicos garante a efetividade da adaptação do usuário ao equipamento de amplificação sonora.
os procedimentos de verificação, como o ganho funcional e medidas de inserção, são suficientes para avaliar a satisfação do usuário de aparelho de amplificação sonora nas situações diárias de comunicação.
na moldagem do meato acústico externo, deve ser dada especial atenção para o diâmetro e comprimento do canal da impressão, de acordo com o grau da perda auditiva do paciente.
o principal parâmetro usado para determinar o ganho desejado do aparelho de amplificação sonora é o limiar de desconforto.
a melhor maneira de mensurar o benefício proporcionado pelo aparelho de amplificação sonora é a avaliação objetiva, pois o ganho funcional é verificado em cabina acústica, com tons puros e palavras foneticamente balanceadas.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O desenvolvimento da linguagem
resulta da interação complexa entre as capacidades biológicas inatas e a estimulação ambiental, e evolui de acordo com a progressão do desenvolvimento neuropsicomotor.
engloba o desenvolvimento do simbolismo e independe dos progressos da inteligência sensório-motora.
é influenciado pelas diferentes culturas; quanto mais complexa for a língua nativa da criança mais tardiamente a linguagem será adquirida.
bem como o uso de instrumentos, ocorre principalmente por meio do processo de estímulo-resposta.
é marcado por duas fases distintas: a pré-linguística, em que nenhum som é vocalizado e que persiste até aos 12-18 meses; e, logo a seguir, a fase linguística, quando a criança começa a falar palavras isoladas com compreensão.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Seu início é abrupto. O padrão de fala é basicamente caracterizado pela repetição da sílaba inicial ou sílaba tônica da palavra. Há pouca mudança no padrão de fala e ausência de picos de fluência, inclusive na fala automática, decorada ou no canto.
Essas características são comuns na gagueiraneurogênica.
psicogênica.
desenvolvimental persistente.
psicotrópica.
espasmódica.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Escrever xocolate, pacear e sebola indica que a criança, provavelmente,
apresenta disfunção no processamento auditivo central.
encontra-se na fase silábico-alfabético do desenvolvimento da escrita.
tem dificuldade para entender que um mesmo som pode ser escrito por mais do que uma letra.
apresenta alteração no processamento fonológico.
tem alteração no processo de análise-síntese grafêmica.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A dislexia do desenvolvimento é
um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura e pela dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
uma alteração da leitura e da escrita, apesar da ausência de déficit fonológico, e que ocorre mesmo em situações de adequadas oportunidades de aprendizagem.
um distúrbio adquirido do sistema nervoso central relacionado a uma falha no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e, geralmente, está associado a um problema de origem pedagógica.
uma disfunção extrínseca à criança, manifestada por dificuldades na aquisição e no uso das habilidades auditivas, na fala, na leitura fluente, na escrita e no raciocínio lógico-matemático que ocorre desde a fase pré-escolar.
uma alteração na codificação e decodificação fonológica da linguagem escrita, decorrente de um problema ambiental ou social e que se manifesta na fase escolar, principalmente na atividade de leitura.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A atuação fonoaudiológica no idoso pode ser realizada na área de
linguagem, uma vez que o reconhecimento de vocabulário, a produção oral automática e a compreensão de sentenças contextualizadas são os aspectos mais alterados.
motricidade orofacial, sendo que as causas mais comuns de alteração da mastigação e deglutição é o excesso de salivação e as dificuldades respiratórias.
audiologia, especificamente na otoneurologia, visto que a maior incidência de queixas auditivas refere-se à presença de tontura e desequilíbrio.
voz, orientando-se sobre a presbifonia e evidenciando- -se as melhores formas de prevenção contra o envelhecimento precoce ou o desgaste maior da voz.
linguagem, motricidade orofacial, audição e voz, visto que o envelhecimento atinge simultaneamente todos os órgãos com o mesmo impacto estrutural e funcional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...