Questões de Fonoaudiologia do ano 2013

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Nas crianças com dificuldades articulatórias da fala causadas pelas tonsilas palatinas aumentadas, normalmente pode- -se esperar alterações do tipo

  • A.

    distorção do fone flape alveolar.

  • B.

    substituição dos fones líquidos posteriores.

  • C.

    sobrearticulação.

  • D.

    alteração dos fones palatais.

  • E.

    anteriorização da língua nos fones fricativos alveolares.

Neuropatologia das unidades motoras dos nervos cranianos e espinhais que inervam os músculos da fala (envolvimento do neurônio motor inferior); problemas de fala causados principalmente por fraqueza muscular e hipotonia. Essas características são encontradas na disartria

  • A.

    flácida.

  • B.

    atáxica.

  • C.

    espástica.

  • D.

    hipercinética.

  • E.

    hipocinética.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A perda auditiva neurossensorial coclear ocorre quando existem alterações no caminho do estímulo pela via auditiva ou nas estruturas do lobo parietal.

  • B.

    Quanto à gravidade da lesão, as perdas auditivas podem ser classificadas como condutivas, mistas ou neurossensoriais.

  • C.

    Os testes de fala devem ser o procedimento inicial quando houver suspeita de simulação de perda de audição.

  • D.

    Quanto à intensidade da perda auditiva, a classificação do grau depende de avaliação instrumental, e se baseia nas médias dos limiares audiométricos.

  • E.

    Em uma perda condutiva, no teste de Weber o paciente vai lateralizar para a orelha melhor, e o Rinne é negativo.

Assinale a alternativa que contém a correta relação entre características encontradas na avaliação audiológica e provável diagnóstico.

  • A.

    O neurinoma do acústico se caracteriza por audição variando de normal à perda auditiva de 50 dB NA, na maioria das vezes se manifesta como perda condutiva, porém perda neurossensorial pode estar associada.

  • B.

    O diagnóstico diferencial entre lesões de caráter sensorial e de comprometimento neural deve ser feito pela análise da curva audiométrica, pois as sensoriais apresentam limiares piores em tonalidades mais graves.

  • C.

    A curva timpanométrica com pico aberto é indicativa de disfunção da tuba auditiva.

  • D.

    A curva audiométrica descendente é característica da fase inicial da Doença de Meniérè.

  • E.

    A otosclerose apresenta na sua primeira fase uma perda auditiva condutiva e, posteriormente, com a sua evolução, pode apresentar componente misto e chegar à perda auditiva neurossensorial.

Em relação às próteses auditivas, pode-se afirmar que

  • A.

    a relação entre sistemas de amplificação e necessidades acústicas encontradas nos exames clínicos garante a efetividade da adaptação do usuário ao equipamento de amplificação sonora.

  • B.

    os procedimentos de verificação, como o ganho funcional e medidas de inserção, são suficientes para avaliar a satisfação do usuário de aparelho de amplificação sonora nas situações diárias de comunicação.

  • C.

    na moldagem do meato acústico externo, deve ser dada especial atenção para o diâmetro e comprimento do canal da impressão, de acordo com o grau da perda auditiva do paciente.

  • D.

    o principal parâmetro usado para determinar o ganho desejado do aparelho de amplificação sonora é o limiar de desconforto.

  • E.

    a melhor maneira de mensurar o benefício proporcionado pelo aparelho de amplificação sonora é a avaliação objetiva, pois o ganho funcional é verificado em cabina acústica, com tons puros e palavras foneticamente balanceadas.

O desenvolvimento da linguagem

  • A.

    resulta da interação complexa entre as capacidades biológicas inatas e a estimulação ambiental, e evolui de acordo com a progressão do desenvolvimento neuropsicomotor.

  • B.

    engloba o desenvolvimento do simbolismo e independe dos progressos da inteligência sensório-motora.

  • C.

    é influenciado pelas diferentes culturas; quanto mais complexa for a língua nativa da criança mais tardiamente a linguagem será adquirida.

  • D.

    bem como o uso de instrumentos, ocorre principalmente por meio do processo de estímulo-resposta.

  • E.

    é marcado por duas fases distintas: a pré-linguística, em que nenhum som é vocalizado e que persiste até aos 12-18 meses; e, logo a seguir, a fase linguística, quando a criança começa a falar palavras isoladas com compreensão.

Seu início é abrupto. O padrão de fala é basicamente caracterizado pela repetição da sílaba inicial ou sílaba tônica da palavra. Há pouca mudança no padrão de fala e ausência de picos de fluência, inclusive na fala automática, decorada ou no canto.

Essas características são comuns na gagueira

  • A.

    neurogênica.

  • B.

    psicogênica.

  • C.

    desenvolvimental persistente.

  • D.

    psicotrópica.

  • E.

    espasmódica.

Escrever “xocolate”, “pacear” e “sebola” indica que a criança, provavelmente,

  • A.

    apresenta disfunção no processamento auditivo central.

  • B.

    encontra-se na fase silábico-alfabético do desenvolvimento da escrita.

  • C.

    tem dificuldade para entender que um mesmo som pode ser escrito por mais do que uma letra.

  • D.

    apresenta alteração no processamento fonológico.

  • E.

    tem alteração no processo de análise-síntese grafêmica.

A dislexia do desenvolvimento é

  • A.

    um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura e pela dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.

  • B.

    uma alteração da leitura e da escrita, apesar da ausência de déficit fonológico, e que ocorre mesmo em situações de adequadas oportunidades de aprendizagem.

  • C.

    um distúrbio adquirido do sistema nervoso central relacionado a uma falha no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e, geralmente, está associado a um problema de origem pedagógica.

  • D.

    uma disfunção extrínseca à criança, manifestada por dificuldades na aquisição e no uso das habilidades auditivas, na fala, na leitura fluente, na escrita e no raciocínio lógico-matemático que ocorre desde a fase pré-escolar.

  • E.

    uma alteração na codificação e decodificação fonológica da linguagem escrita, decorrente de um problema ambiental ou social e que se manifesta na fase escolar, principalmente na atividade de leitura.

A atuação fonoaudiológica no idoso pode ser realizada na área de

  • A.

    linguagem, uma vez que o reconhecimento de vocabulário, a produção oral automática e a compreensão de sentenças contextualizadas são os aspectos mais alterados.

  • B.

    motricidade orofacial, sendo que as causas mais comuns de alteração da mastigação e deglutição é o excesso de salivação e as dificuldades respiratórias.

  • C.

    audiologia, especificamente na otoneurologia, visto que a maior incidência de queixas auditivas refere-se à presença de tontura e desequilíbrio.

  • D.

    voz, orientando-se sobre a presbifonia e evidenciando- -se as melhores formas de prevenção contra o envelhecimento precoce ou o desgaste maior da voz.

  • E.

    linguagem, motricidade orofacial, audição e voz, visto que o envelhecimento atinge simultaneamente todos os órgãos com o mesmo impacto estrutural e funcional.

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