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Nas alterações de linguagem, o atraso simples de linguagem apresenta-se como um diagnóstico diferencial do distúrbio especíico de linguagem, desde que:
O inventário fonético da criança pode ser determinado de acordo com as categorias de descrição fonética: de modo de articulação; de ponto de articulação e de sonoridade. Essas categorias são respectivamente deinidas quanto:
Os distúrbios fonológicos podem apresentar dois componentes, a saber: um fonético e outro fonêmico. O componente fonêmico é identiicado:
A eicácia de uma intervenção fonológica é a de promover diferentes tipos de generalizações. Dentre elas, a estratégia de intervenção do tipo generalização dentro de uma classe de sons pode ser deinida como:
As manifestações linguísticas do distúrbio especíico de linguagem são variadas e se apresentam em distintas formas clínicas, totalizando seis subtipos diferentes. O distúrbio fonológicosintático é caracterizado pela compreensão:
Para se estimular a percepção auditiva para os parâmetros da escrita, como a acentuação e a pontuação, deve-se trabalhar com as características:
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os músculos que fazem a adução das pregas vocais são:
aricricoídeo posterior e laríngeo superior.
cricoaritenóideo lateral e interaritenóideo.
cricotireóideo e ariaritenóideo oblíquo.
tireocricoídeo e laríngeo inferior.
piriforme e tireoídeo.
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Paciente de seis anos apresenta alterações na articulação da fala que ocorrem na ausência de causas orgânicas detectáveis, caracterizando um quadro de
desvios fonéticos.
distúrbios anártricos.
desvios fonológicos.
dispraxias.
dispraxias.
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Proteger a audição contra os possíveis danos causados pela exposição aos sons intensos é função
do pavilhão auricular.
da tuba auditiva.
dos três ossículos: martelo, bigorna e estribo.
dos músculos tensor do tímpano e estapédio.
da cóclea.
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O desenvolvimento cognitivo influencia e é influenciado pela aquisição e desenvolvimento da linguagem. A inteligência sensório-motora constitui uma forma
prática de inteligência baseada na percepção e no motor.
rudimentar de inteligência baseada em gestos motores e pensamento reversível.
simbólica de inteligência baseada em pensamentos abstratos e capacidade de compreender a noção de volume.
de inteligência constituída pela habilidade de utilização representativa da linguagem.
de inteligência desenvolvida a partir de esquemas sensoriais que permitem a realização de operações formais.
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