Questões de Fonoaudiologia do ano 2013

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Nas alterações de linguagem, o atraso simples de linguagem apresenta-se como um diagnóstico diferencial do distúrbio especíico de linguagem, desde que:

  • A. a defasagem observada respeite as etapas habituais do desenvolvimento.
  • B. a evolução da linguagem seja lenta e comprometida em diferentes níveis linguísticos.
  • C. as alterações de linguagem não sejam observadas no desenvolvimento normal.
  • D. apresente ausência de oralidade com forte alteração pragmática.
  • E. apresente alteração fonológica e memória de trabalho afetada.

O inventário fonético da criança pode ser determinado de acordo com as categorias de descrição fonética: de modo de articulação; de ponto de articulação e de sonoridade. Essas categorias são respectivamente deinidas quanto:

  • A. à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção; quanto ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais.
  • B. ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais.
  • C. ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais; quanto à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção.
  • D. à ausência ou presença de vibração das cordas vocais; quanto ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção.
  • E. à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais; quanto ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal.

Os distúrbios fonológicos podem apresentar dois componentes, a saber: um fonético e outro fonêmico. O componente fonêmico é identiicado:

  • A. no modo pelo qual a informação sonora é armazenada, representada e ou acessada no léxico mental.
  • B. na inabilidade para articular os sons da fala, envolvendo o componente motor da fala.
  • C. no modo pelo qual os articuladores da fala armazenam a informação proprioceptiva no léxico mental.
  • D. na inabilidade de representação dos fonemas fricativos e em palavras extensas e de baixa frequência.
  • E. no modo pelo qual os processos fonológicos da fala são armazenados na memória de trabalho.

A eicácia de uma intervenção fonológica é a de promover diferentes tipos de generalizações. Dentre elas, a estratégia de intervenção do tipo generalização dentro de uma classe de sons pode ser deinida como:

  • A. um tipo de generalização que ocorre quando a criança, ao aprender um fonema, estende esse aprendizado a outros fonemas pertencentes à mesma classe do som trabalhado.
  • B. um tipo de generalização que ocorre no uso de sons tratados em novas situações, novos contextos ou com novos ouvintes.
  • C. um tipo de generalização mais complexa, que ocorre quando a criança, ao aprender um som, estende esse aprendizado a outros fonemas que não pertencem à mesma classe do som trabalhado.
  • D. o uso dos sons tratados em unidades linguísticas de maior complexidade com a estimulação do som-alvo em palavras e a sua produção transferida para outros níveis linguísticos mais complexos.
  • E. o uso de generalizações dentro de uma mesma classe de sons para outras baseadas nas relações implicacionais.

As manifestações linguísticas do distúrbio especíico de linguagem são variadas e se apresentam em distintas formas clínicas, totalizando seis subtipos diferentes. O distúrbio fonológicosintático é caracterizado pela compreensão:

  • A. de palavras isoladas, que pode ser normal, mas não as de frase; pela diiculdade de evocação e ixação do léxico, com uso constante de perífrases e dêiticos; pela ocorrência de alterações fonológicas, mas que não chegam a prejudicar sensivelmente a inteligibilidade de fala; pelo possível comprometimento da luência em razão das diiculdades de evocação lexical.
  • B. prejudicada quando o enunciado é longo ou emitido com rapidez; pelo aparecimento atrasado da linguagem oral; pelas alterações da morfossintaxe: frases simples, telegráicas, erros de lexionamentos verbais e nominal e na organização sequencial das frases.
  • C. da linguagem oral gravemente afetada ou ausente, sendo normal a compreensão para gestos; pela ausência de fala ou sua restrição a palavras isoladas, com articulação das palavras gravemente alterada.
  • D. normal ou próxima do normal; pelo aparecimento da fala normal ou levemente atrasado; pela estrutura dos enunciados compatível com a idade cronológica e pela fala ininteligível em razão das alterações fonológicas, mas luente.
  • E. normal ou próxima do normal; pelo aparecimento da linguagem oral atrasada; pelo possível prejuízo da luência, com graves problemas de organização dos sons articulados; pelos enunciados produzidos limitados a uma ou duas palavras.

Para se estimular a percepção auditiva para os parâmetros da escrita, como a acentuação e a pontuação, deve-se trabalhar com as características:

  • A. de closura visual e percepção auditiva
  • B. sonoras de frequência, intensidade e tonicidade dos sons
  • C. psicolinguísticas de igura-fundo e memória auditiva
  • D. de memória de trabalho visual e auditiva
  • E. de processamento central dos sons não verbais

Os músculos que fazem a adução das pregas vocais são:

  • A.

    aricricoídeo posterior e laríngeo superior.

  • B.

    cricoaritenóideo lateral e interaritenóideo.

  • C.

    cricotireóideo e ariaritenóideo oblíquo.

  • D.

    tireocricoídeo e laríngeo inferior.

  • E.

    piriforme e tireoídeo.

Paciente de seis anos apresenta alterações na articulação da fala que ocorrem na ausência de causas orgânicas detectáveis, caracterizando um quadro de

  • A.

    desvios fonéticos.

  • B.

    distúrbios anártricos.

  • C.

    desvios fonológicos.

  • D.

    dispraxias.

  • E.

    dispraxias.

Proteger a audição contra os possíveis danos causados pela exposição aos sons intensos é função

  • A.

    do pavilhão auricular.

  • B.

    da tuba auditiva.

  • C.

    dos três ossículos: martelo, bigorna e estribo.

  • D.

    dos músculos tensor do tímpano e estapédio.

  • E.

    da cóclea.

O desenvolvimento cognitivo influencia e é influenciado pela aquisição e desenvolvimento da linguagem. A inteligência sensório-motora constitui uma forma

  • A.

    prática de inteligência baseada na percepção e no motor.

  • B.

    rudimentar de inteligência baseada em gestos motores e pensamento reversível.

  • C.

    simbólica de inteligência baseada em pensamentos abstratos e capacidade de compreender a noção de volume.

  • D.

    de inteligência constituída pela habilidade de utilização representativa da linguagem.

  • E.

    de inteligência desenvolvida a partir de esquemas sensoriais que permitem a realização de operações formais.

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