Questões de Fonoaudiologia do ano 2013

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Na terapia vocal, podem ser utilizados diversos métodos e abordagens terapêuticas. Entende-se por competência glótica uma aposição suiciente das pregas vocais, um alongamento correspondente à frequência da voz requerida e uma resistência glótica adequada para se contrapor à força da coluna aérea pulmonar. O método de competência glótica envolve várias técnicas, tais como:

  • A. repetição auditiva; ampliicação sonora; mascaramento auditivo e deslocamento de frequência
  • B. sons nasais fricativos; sons vibrantes e deslocamento de intensidade
  • C. voz salmodiada; monitoramento por múltiplas vias; modulação de frequência e intensidade de fala
  • D. deslocamento lingual; rotação de língua no vestíbulo; estalo de língua associada a som nasal e abertura de boca
  • E. fonação inspiratória; sussurro; ataques vocais e de emissão de tempo máximo de fonação

A técnica de variação da altura com as vogais é realizada para maximizar a elevação laríngea com o objetivo de favorecer a:

  • A. fase esofágica da deglutição
  • B. deglutição supraglótica
  • C. movimentação da base da língua durante a deglutição
  • D. fase faríngea da deglutição
  • E. manobra de deglutição supersupraglótica

O sistema estomatognático é composto por dois grupos distintos de estruturas bucais: as estruturas estáticas ou passivas e as estruturas dinâmicas ou ativas. As estruturas dinâmicas atuam:

  • A. na deinição da Classe III esquelética
  • B. exclusivamente na respiração
  • C. no crescimento das estruturas estáticas
  • D. na deinição da Classe II esquelética
  • E. exclusivamente na mastigação

A ilosoia bilíngue educacional e de intervenção terapêutica defende que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. Deste modo, considera-se que a língua materna a ser adquirida é a:

  • A. datilologia
  • B. comunicação total
  • C. língua de sinais
  • D. língua oicial de seu país
  • E. língua portuguesa sinalizada

As abordagens multidimencionais no tratamento dos afásicos diferem dos métodos tradicionais por atuarem:

  • A. na estimulação temática de linguagem
  • B. no tripé indivíduo-família-ambiente
  • C. no contexto de comunicação do afásico
  • D. na perspectiva de promoção de saúde
  • E. no modelo de retroalimentação e de previsão de atividades

Um dos objetivos do tratamento fonoaudiológico dos transtornos de aquisição de linguagem é induzir a criança a descobrir as regras e as regularidades das unidades linguísticas, os conceitos e os contextos que ocorrem no ambiente. Intervenções no sentido de direcionar a situação para o item a ser adquirido, modelado pela fala e pelas ações do adulto, com inclusão de intenções comunicativas, funções regulatórias e solicitações de ações, são estratégias de caráter:

  • A. semântico
  • B. fonológico
  • C. morfossintático
  • D. lexical
  • E. pragmático

A alteração de comunicação adquirida causada por lesão neurológica, acometendo as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita não decorrentes de déicits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos, é denominada de:

  • A. dislexia
  • B. anomia
  • C. disartria
  • D. apraxia
  • E. afasia

A alteração de linguagem na infância caracterizada pela exclusão de perda auditiva, alterações no desenvolvimento cognitivo, comprometimentos no desenvolvimento motor da fala, distúrbios abrangentes do desenvolvimento, síndromes e alterações neurossensoriais e lesões neurológicas denomina-se:

  • A. distúrbio pragmático
  • B. desvio fonético-fonológico
  • C. disfemia isiológica
  • D. distúrbio especíico de linguagem
  • E. atraso simples de linguagem

Diversos autores descrevem o desenvolvimento da leitura e da escrita em quatro estágios. O primeiro deles caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, ou seja, um pequeno grupo de palavras que podem ser reconhecidas visualmente pela criança, como se fossem desenhos. Esse estágio denomina-se:

  • A. adivinhação linguística
  • B. decodiicação sequencial
  • C. aproximação visual
  • D. decodiicação hierárquica
  • E. leitura logográica

Durante a leitura ocorre uma comparação entre o item escrito e a informação que se encontra pré-armazenada naquele item. Os léxicos podem ativar-se uns aos outros, podendo ocorrer múltiplas interações entre eles. Esses sistemas lexicais estão relacionados:

  • A. à luência verbal
  • B. à memória de longo prazo
  • C. ao vocabulário receptivo
  • D. à memória de trabalho
  • E. à acessibilidade lexical
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