Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na terapia vocal, podem ser utilizados diversos métodos e abordagens terapêuticas. Entende-se por competência glótica uma aposição suiciente das pregas vocais, um alongamento correspondente à frequência da voz requerida e uma resistência glótica adequada para se contrapor à força da coluna aérea pulmonar. O método de competência glótica envolve várias técnicas, tais como:
A técnica de variação da altura com as vogais é realizada para maximizar a elevação laríngea com o objetivo de favorecer a:
O sistema estomatognático é composto por dois grupos distintos de estruturas bucais: as estruturas estáticas ou passivas e as estruturas dinâmicas ou ativas. As estruturas dinâmicas atuam:
A ilosoia bilíngue educacional e de intervenção terapêutica defende que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. Deste modo, considera-se que a língua materna a ser adquirida é a:
As abordagens multidimencionais no tratamento dos afásicos diferem dos métodos tradicionais por atuarem:
Um dos objetivos do tratamento fonoaudiológico dos transtornos de aquisição de linguagem é induzir a criança a descobrir as regras e as regularidades das unidades linguísticas, os conceitos e os contextos que ocorrem no ambiente. Intervenções no sentido de direcionar a situação para o item a ser adquirido, modelado pela fala e pelas ações do adulto, com inclusão de intenções comunicativas, funções regulatórias e solicitações de ações, são estratégias de caráter:
A alteração de comunicação adquirida causada por lesão neurológica, acometendo as modalidades de produção e compreensão da linguagem oral e escrita não decorrentes de déicits sensoriais, intelectuais ou psiquiátricos, é denominada de:
A alteração de linguagem na infância caracterizada pela exclusão de perda auditiva, alterações no desenvolvimento cognitivo, comprometimentos no desenvolvimento motor da fala, distúrbios abrangentes do desenvolvimento, síndromes e alterações neurossensoriais e lesões neurológicas denomina-se:
Diversos autores descrevem o desenvolvimento da leitura e da escrita em quatro estágios. O primeiro deles caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, ou seja, um pequeno grupo de palavras que podem ser reconhecidas visualmente pela criança, como se fossem desenhos. Esse estágio denomina-se:
Durante a leitura ocorre uma comparação entre o item escrito e a informação que se encontra pré-armazenada naquele item. Os léxicos podem ativar-se uns aos outros, podendo ocorrer múltiplas interações entre eles. Esses sistemas lexicais estão relacionados:
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