Questões de Fonoaudiologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A audiometria tonal liminar é a base e o padrão ouro para avaliar a audição. Assinale a opção correta acerca desse procedimento.

  • A.

    Ao identificar uma perda auditiva na via aérea, será possível determinar o local da lesão no aparelho auditivo, uma vez que o estímulo vai da orelha externa até o sistema auditivo central.

  • B.

    Por meio dos limiares de via aérea, será possível classificar a deficiência auditiva quanto ao grau de severidade.

  • C.

    Na realização do teste por via óssea, caso a diferença entre as duas orelhas for superior a 40 dB, não é necessário o uso do mascaramento.

  • D.

    Na pesquisa da via aérea são investigadas apenas as frequências de 250 Hz, 500 Hz, 1000 Hz, 2.000 Hz, 4.000 Hz, 6.000 Hz e 8.000 HZ.

  • E.

    Os resultados da audiometria tonal são registrados em um gráfico denominado audiograma onde no eixo vertical encontram-se as frequências medidas em Hz e no eixo horizontal as intensidades medidas em decibel.

A técnica onde amostras de fala padronizadas de uma língua são apresentadas por meio de um sistema calibrado para medir algum aspecto da sensibilidade auditiva denomina-se logoaudiometria. Assinale a opção correta acerca desse procedimento.

  • A.

    Um teste a viva-voz é quando o fonoaudiólogo apresenta os estímulos utilizando a leitura orofacial e monitorando sua voz pelo VU meter.

  • B.

    O limiar de detecção de voz é a intensidade em que o indivíduo pode detectar a presença de fala em 100% das apresentações.

  • C.

    O limiar de reconhecimento de fala é a menor intensidade em que o indivíduo é capaz de reconhecer 50% dos estímulos de fala.

  • D.

    Não existe correlação entre o limiar de recepção de fala e os limiares de audibilidade.

  • E.

    As listas de monossílabos de Russo e Santos que incluem a maioria dos fonemas na posição inicial do vocábulo constam de 24 itens, sendo apresentados 12 vocábulos em cada orelha.

O registro da mobilidade do sistema tímpano ossicular, quando submetido a variações de pressão, será diferente, conforme a própria mobilidade. Essa descrição corresponde ao tipo de curva

  • A.

    D, caracterizada por pico de máxima admitância, deslocado para pressão negativa, compatível com disfunção da tuba auditiva.

  • B.

    As, caracterizada por um pico de mínima admitância à alta pressão, mas com amplitude aumentada. Curva presente em condições de aumento na flacidez do sistema.

  • C.

    Ad, curva fechada, presente em condições de aumento da complacência. É compatível com rigidez da cadeia ossicular.

  • D.

    B, curva plana, caracterizada por ausência de pico de máxima admitância, encontrada em casos de presença de líquido no espaço da orelha média.

  • E.

    C, curva com duplo pico de máxima admitância.

A observação das respostas comportamentais a estímulos acústicos parte do princípio de que um estímulo sonoro produz uma mudança detectável de comportamento na criança. Assinale a opção correta quanto a esse assunto.

  • A.

    Localização lateral ao som é considerada quando a criança busca a direção da fonte sonora, olhando ao redor, sem, entretanto localizá-lo corretamente.

  • B.

    A pesquisa do nível de detecção de voz em cabine acústica é recomendada a partir dos 3 meses. A criança é colocada sentada no colo da mãe entre dois alto-falantes a 50 cm do seu pavilhão auricular.

  • C.

    Atenção ao som é considerada quando a criança volta a cabeça ou o olhar imediatamente em direção a fonte sonora.

  • D.

    Os estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (agogô), acionados durante 2 segundos, não desencadeiam resposta reflexa (reflexo cócleo-palpebral) em crianças de até 3 meses.

  • E.

    Reação de sobressalto (startle) é uma reação corporal global que pode aparecer como reação de moro (completo ou incompleto) ou como um estremecimento corporal com movimentação súbita de membros a estímulos sonoros de 90 a 100 dBNPS (black-black e agogô), com duração de 2 segundos.

Os programas de prevenção de perdas auditivas (PPPA) referem-se a um conjunto de ações para minimizar e gerenciar riscos ambientais a audição, evitando o desencadeamento (instalação) e/ou agravamento (evolução) das perdas auditivas relacionadas ao trabalho. A respeito da inclusão de medidas para atingir as metas de um PPPA, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos PPPAs, o uso do protetor auditivo só será obrigatório dependendo das características fisiológicas e anatômicas do indivíduo e não da quantidade de ruído ambiental.

  • B.

    Não cabe ao PPPA utilizar medidas coletivas de controle de ruído, deixando esta etapa com a parte administrativa ou engenharia da empresa.

  • C.

    Limite de tolerância é o valor que não pode ser ultrapassado, por nenhum período de tempo, sem proteção auditiva adequada.

  • D.

    Limite máximo é o nível de pressão sonora acima do qual pode haver desenvolvimento de perdas auditivas para orelhas não protegidas quando expostas a 8 horas diárias.

  • E.

    O PPPA deve incluir monitoramento do ruído, uso de proteção auditiva, treinamento e educação dos trabalhadores, monitoramento audiométrico e avaliação da sua efetividade. As ações de vigilância sanitária e epidemiológica devem ser simultâneas e correlacionadas para que alcancem os objetivos da prevenção e controle das perdas auditivas.

A recomendação dos diversos comitês científicos sobre audição na criança é de que o diagnóstico aconteça entre o terceiro e o quarto mês de vida do bebê. Assinale a opção correta com relação a esse assunto.

  • A.

    É possível determinar o status auditivo de uma criança com base nos múltiplos procedimentos de testes eletrofisiológicos.

  • B.

    O diagnóstico audiológico preciso é fundamental para indicação do aparelho de amplificação sonora ou do implante coclear para crianças entre seis e 24 meses, considerando que o quanto antes a estimulação auditiva e o acesso à língua oral forem estabelecidos, mais rápido se estabelece a interação verbal da criança.

  • C.

    Através das emissões otoacústicas já é possível determinar com segurança o grau, o tipo e a configuração da perda auditiva.

  • D.

    Procedimentos como: potencial evocado auditivo e emissões otoacústicas são os exames de diagnósticos mais eficazes, por não sofrerem influência de alterações da função da orelha média.

  • E.

    Bebês que apresentem algum indicador de risco para perda auditiva progressiva ou tardia devem ser acompanhados com triagem auditiva anual.

Quando o sinal elétrico transmitido pelas fibras neurais que compõem o nervo auditivo passa para o tronco encefálico, ocorrem sinapses em uma série de estações, que enviam a informação acústica para os centros do processamento auditivo no córtex. Essa rede é composta por inúmeras fibras nervosas e é conhecida como sistema nervoso auditivo central. Assinale a opção que descreve corretamente o trajeto na ordem correta dessa via.

  • A.

    núcleos cocleares, leminisco lateral, colículo inferior, complexo olivar superior, corpo geniculado medial, formação reticular, córtex auditivo

  • B.

    núcleos cocleares, colículo inferior, leminisco lateral, corpo geniculado medial, complexo olivar superior, formação reticular, córtex auditivo

  • C.

    núcleos cocleares, complexo olivar superior, leminisco lateral, colículo inferior, corpo geniculado medial, formação reticular, córtex auditivo

  • D.

    núcleos cocleares, complexo olivar superior, leminisco lateral, corpo geniculado medial, colículo inferior, formação reticular, córtex auditivo

  • E.

    núcleos cocleares, complexo olivar superior, colículo inferior, leminisco lateral, corpo geniculado medial, formação reticular, córtex auditivo

A vectoeletronistagmografia é um método de inscrição dos movimentos oculares que auxilia no estudo do equilíbrio corporal que é parte da avaliação otoneurológica. Assinale a opção que apresenta corretamente as vantagens desse procedimento.

  • A.

    Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo com olhos fechados resultante da estimulação dos canais semicirculares horizontais superiores e posterior na prova calórica com 44 ºC e 30 ºC.

  • B.

    Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo com olhos fechados resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova calórica com 44 ºC e 30 ºC.

  • C.

    Identificar os movimentos oculares horizontais e verticais, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influencia da direção, e permitir a avaliação do nistagmo oblíquo resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova rotatória.

  • D.

    Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo oblíquo resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova calórica.

  • E.

    Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo oblíquo resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova rotatória.

Os parâmetros do som fazem parte de algumas noções de física acústica necessárias para estudo de alguns dos métodos semiológicos do ouvido. Assinale a opção que descreve corretamente alguns destes parâmetros.

  • A.

    Período indica o número de ciclos, oscilações completas do corpo em vibração por unidade de tempo.

  • B.

    Amplitude é o tempo necessário para se completar um ciclo. É inversamente proporcional à frequência.

  • C.

    A frequência corresponde à intensidade de compressão rarefação que ocorre durante a vibração. Um grande distúrbio de uma partícula promoverá maior deslocamento de ar, que causará um aumento e uma diminuição de pressão aérea, correspondendo a uma alteração da intensidade do som.

  • D.

    Complexidade do som refere-se ao parâmetro que indica se o som é um som complexo que não possui períodos regulares. Não há movimentação rítmica das partículas fazendo com que um ciclo seja exatamente igual ao que precede ou ao que segue. Ele pode conter todas as frequências do espectro.

  • E.

    Ressonância é a capacidade que um objeto produtor de som tem de promover a vibração de um segundo objeto. Isso é possível quando a frequência que o primeiro objeto estiver emitindo for igual à frequência natural do segundo objeto. É determinada pela massa, elasticidade e resistência do objeto.

Em relação à audiometria de observação comportamental, assinale a opção correta.

  • A.

    Na prática clínica a audiometria de observação comportamental é dispensada em bebês de risco que apresentarem testes eletrofisiológicos normais.

  • B.

    A audiometria com reforço visual deve sempre ser realizada em crianças a partir de 6 meses de idade, em que o comportamento condicionado é o reflexo de orientação, ou seja, virar a cabeça em direção ao som.

  • C.

    A determinação do limiar auditivo já é possível a partir do primeiro mês de vida, utilizando a técnica de condicionamento operante.

  • D.

    A realização do teste com os seis sons de Ling permite detectar se a criança está detectando a fala, possibilitando a detecção de perdas leves ou unilaterais.

  • E.

    A audiometria de observação comportamental é bastante confiável para determinar limiares auditivos, principalmente em recém-nascidos e crianças nos primeiros meses de vida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...