Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O uso de qualquer teste isolado para avaliar a sensibilidade auditiva da criança não é recomendado. Dessa forma, torna-se importante que a abordagem audiológica selecionada esteja de acordo com o desenvolvimento da criança que está sendo avaliada naquele momento. Assinale a opção correta acerca da audiometria condicionada.
É fundamental que a criança escute o estímulo que será usado para treiná-la a responder, logo crianças pouco cooperativas não devem ser avaliadas através da audiometria condicionada com técnica lúdica.
O teste feito em campo sonoro avalia cada orelha separadamente sendo dispensado os fones supra-aurais ou de inserção em crianças que não aceitam a colocação dos fones.
A audiometria lúdica condicionada pode ser definida como a observação das respostas comportamentais da criança a estímulos acústicos em situação controlada, onde a criança aprende a responder ao estímulo auditivo realizando uma tarefa motora. Se a criança não ouve o sinal sonoro, ela será condicionada no silêncio e não fará a associação entre ouvir o som e realizar a atividade lúdica.
A técnica de audiometria lúdica é recomendada para crianças com idade cognitiva de seis anos ou mais.
A técnica de audiometria condicionada através da técnica lúdica onde a criança aprende a responder por meio de um brinquedo de simples-encaixe, não é recomendada para crianças com problemas neurológicos ou déficit de atenção.
As emissões otoacústicas propiciaram ao audiologista clínico um importante instrumento para avaliação do sistema auditivo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Por tratar-se de um teste subjetivo, necessita de retornos em casos de falha.
Sua maior utilidade é revelar o tipo e o grau da perda auditiva em bebês que não colaboram com outros testes.
Colabora no diagnóstico diferencial de alterações periféricas e centrais, na triagem auditiva neonatal e escolar, na monitorização da função coclear em indivíduos expostos a ruídos ou drogas ototóxicas.
As emissões otoacústicas transitórias ou por produto de distorção podem ser captadas no meato acústico externo na ausência de estimulação acústica.
Avalia o sistema nervoso auditivo da cóclea ao córtex.
O Comitê Brasileiro de Perdas Auditivas na Infância recomenda a Triagem Auditiva Universal (TANU), realizada na ocasião da alta hospitalar. No que se refere aos critérios que devem ser seguidos em um programa de TANU, assinale a opção correta.
As emissões otoacústicas inseridas em uma TANU não contribuem para avaliação do sistema eferente olivo-coclear medial e na identificação de neuropatias, já que a mesma descreve apenas a função coclear.
Os métodos utilizados para detecção e surdez na ocasião da alta hospitalar devem ser preferencialmente, potenciais eletrofisiológicos evocados auditivos do tronco encefálico e emissões otoacústicas transientes e por produto de distorção.
A presença de vérnix no meato acústico externo e alterações da orelha média distorcem a captação das emissões otoacústicas, não impedindo o registro das respostas cocleares.
A amplitude média das emissões otoacústicas transientes em recém-nascidos obtida em estudos nacionais e internacionais, situa-se em torno de 40 dBNPS.
O período ideal de testagem (TANU) definido para as populações brasileiras deve ser superior a sete dias nos recémnascidos a termo.
As ondas registradas na pesquisa do potencial evocado auditivo do tronco encefálico são denominadas em algarismos romanos. Assinale a opção que relaciona corretamente a onda a seu componente anatômico.
onda III núcleos cocleares
onda IV porção proximal do nervo auditivo
onda V complexo olivar superior com contribuição do núcleo coclear e do leminiscolateral
onda I células ganglionares do órgão de corti
onda II porção distal do nervo auditivo
A respeito da reabilitação vestibular, assinale a opção correta.
É o desenvolvimento assistido de novas estratégias neuronais para restaurar ou adaptar um sistema de equilíbrio descompensado por causas periféricas ou centrais, objetivando o controle do equilíbrio corporal nas condições estática e dinâmica.
É fundamental a presença do profissional que aconselhou o tratamento, pela necessidade de realização de manobras complexas.
O processo de compensação vestibular central não pode ser alcançado mediante a utilização de estimulação periférica.
Exercícios vestíbulo-oculares são dispensados visto que o paciente pode apresentar sintomas de desconforto durante a reabilitação.
A reabilitação vestibular fundamenta-se no princípio da utilização de medicamentos para recuperação do equilíbrio funcional em conjunto com a etiologia correta.
A seleção das próteses auditivas mais adequadas a cada criança é realizada após a definição dos parâmetros físicos e eletroacústicos mais adequados a cada caso. Assinale a opção correta com relação a esse assunto.
Opta-se pela amplificação monoaural somente nos casos em que há certeza de que a amplificação sonora na orelha pior compromete o desempenho da melhor.
Baseado nos limiares audiológicos captados pelas emissões otoacústicas, pode-se traçar os parâmetros físicos e eletroacústicos mais adequados a cada criança.
A amplificação binaural melhora a relação sinal/ruído, sua localização e reduz ou evita a privação sensorial em um dos lados.
A opção da amplificação binaural permite aumento do ganho funcional de 20 dB a 30 dB para a criança.
A escolha do material do molde para bebês e crianças pequenas de até dois anos deve ser do tipo rígido para facilitação e incorporação de modificações acústicas.
O conhecimento dos componentes e das características eletroacústicas dos aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) é essencial para o fonoaudiólogo. Assinale a opção que apresenta corretamente características e funções desses componentes.
O amplificador realiza a transformação do sinal elétrico em onda sonora.
Os microfones direcionais captam os sons vindos de qualquer direção de forma equivalente.
O microfone é responsável pela transformação da onda sonora em energia elétrica.
O termo omnidirecional refere-se aos microfones que captam os sons vindos de uma determinada direção, reduzindo os sons que vem de outras direções.
Após a captação do sinal elétrico o receptor aumenta a intensidade do estímulo.
Acerca dos sistemas de Frequência Modulada (FM), assinale a opção correta.
No sistema de FM pessoal, o receptor é acoplado há um ou mais arranjos de alto-falantes distribuídos estrategicamente em uma sala.
O sistema FM é utilizado como complemento de adaptação do AASI para melhorar a compreensão do sinal em ambientes ruidosos, mas não pode ser adaptado ao implante coclear.
Indivíduos com perda auditiva coclear necessitam de uma relação sinal/ruído para a recepção inteligível da fala de +6dB.
O sistema FM não apresenta efetividade quando a fonte sonora está distante nem em ambientes reverberantes.
O sistema FM consiste de um transmissor e um receptor. O transmissor possui um microfone que pode ser interno ou externo.
Os potenciais evocados auditivos consistem no registro da atividade elétrica no sistema auditivo desde a orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estimulo acústico. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O estímulo clique é formado por uma faixa de frequência que provoca estimulação máxima entre 1.000 e 3.000 Hz, refletindo, portanto, uma atividade primordialmente da porção mais basal da cóclea.
Correlacionando o tipo de perda auditiva com o PEATE, podese afirmar que nas perdas condutivas apenas as ondas III e V do PEATE estarão aumentadas.
Interpicos de ondas IV aumentado de forma uniforme (I-III e IIII-V), indicam comprometimento difuso das vias auditivas de tronco encefálico.
O potencial da onda V do PEATE tem como provável origem os núcleos cocleares.
Interpico aumentado à custa de ondas III-V sugere comprometimento de tronco encefálico baixo.
Perdas auditivas na idade adulta tem um sério impacto na qualidade de vida de seus portadores. Assinale a opção correta no que concerne ao processo de seleção e adaptação de próteses auditivas em adultos.
O uso da prótese auditiva em adultos e idosos torna-se viável, pelo fato do aumento do limiar de audibilidade ser o único fator que dificulta a comunicação do paciente portador de perda auditiva neurossensorial.
Espera-se no processo de seleção e adaptação do uso de próteses auditivas corrigir ou minorar a perda da sensibilidade auditiva, melhora na audibilidade de sinais menos intensos, conforto e tolerância de sinais de moderada e forte intensidade.
Nos portadores de perdas neurossensoriais, os resultados com a prótese auditiva serão mais satisfatórios do que em portadores de perda auditiva condutiva.
Observa-se no processo de adaptação de uma prótese auditiva resultados melhores em portadores de comprometimento no sistema auditivo central.
O limiar de audibilidade é o único fator que dificulta a comunicação do paciente portador de perda auditiva neurossensorial.
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