Questões de Fonoaudiologia do ano 2013

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Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento de perdas auditivas. O desenvolvimento do comportamento a respostas a estímulos auditivos difere em bebês normais para bebês de alto risco. Assinale a opção correta a respeito desse assunto.

  • A.

    O reflexo cócleo-palpebral eliciado a 90 dBNPS em crianças de baixo risco para perdas auditivas dependerá da faixa etária que for pesquisada.

  • B.

    A habilidade de localização sonora está alterada em bebês de alto risco devido à presença de disfunções neurológicas.

  • C.

    Bebês nascidos a pré-termo com permanência em unidades de terapia intensiva neonatal são considerados de alto risco para alterações auditivas.

  • D.

    O diagnóstico audiológico da criança deverá está concluído até o segundo ano de vida, para possibilitar a intervenção precoce pelo fonoaudiólogo e pela equipe multidisciplinar.

  • E.

    Crianças de baixo risco para perda auditiva apresentam resposta de localização para estímulos inferiores a 90DbNPS entre o primeiro e segundo mês de vida.

Assinale a opção que relaciona corretamente o laudo timpanométrico e a sua respectiva audiometria.

  • A.

    Paciente com oitenta anos de idade com perda auditiva neurossensorial profunda apresenta curva timpanométrica do tipo B e reflexos presentes.

  • B.

    Paciente de vinte e sete anos de idade com perda auditiva neurossensorial profunda apresenta curva timpanométrica tipo B e reflexos presentes.

  • C.

    Paciente de oito anos de idade com perda auditiva condutiva de grau leve apresenta curva timpanométrica do tipo B com reflexos acústicos ausentes.

  • D.

    Paciente de quatro anos de idade com perda auditiva condutiva de grau moderado apresenta curva timpanométrica do tipo Ad com reflexos presentes.

  • E.

    Paciente de quarenta e sete anos de idade com limiares auditivos normais apresenta curva timpanométrica tipo B com reflexos acústicos ausentes.

Em relação às estruturas do aparelho estomatognático, assinale, a seguir, o músculo que NÃO pertence à musculatura que compõe a língua.

  • A. Transverso.
  • B. Estiloglosso.
  • C. Genioglosso.
  • D. Faringoglosso.
  • E. Pterigoideo interno.

  • A. 3, 4, 1, 2, 5
  • B. 1, 2, 5, 4, 3
  • C. 5, 4, 3, 2, 1
  • D. 3, 2, 5, 4, 1
  • E. 1, 2, 3, 4, 5

Dentre as anomalias orofaciais, têm-se as alterações apresentadas pela mandíbula. NÃO condiz com uma alteração mandibular:

  • A. prognatismo.
  • B. retrognatismo.
  • C. ortognatismo.
  • D. hipermentonismo.
  • E. hipermentonismo.

Qual das alternativas a seguir NÃO corresponde às características da afasia citada?

  • A. Afasia de Wernicke: fala fluente, compreensão alterada, dificuldade na nomeação.
  • B. Afasia global: alteração de toda linguagem, estereotipia, compreensão comprometida.
  • C. Afasia de broca: apraxia de fala, dislexia, estereotipia, difícil articulação, frases reduzidas.
  • D. Afasia anômica: linguagem fluente, boa compreensão, dificuldade de nomear na fala espontânea.
  • E. Afasia de condução: pode ser uma evolução da afasia de broca, fala fluente com repetição comprometida.

A motilidade proprioceptiva é baseada na contração:

  • A. mediana dos músculos
  • B. fásica dos músculos
  • C. tônica dos músculos
  • D. supericial dos músculos
  • E. clônica dos músculos

Movimentos associados que resultam da falta de informação dos fusos neuromusculares que não registram devidamente as variações da atividade motora e da tônica-sinética, afetando a segmentação progressiva do movimento intencional, são denominados de:

  • A. hipoextensivos
  • B. diadococinesias
  • C. sincinesias
  • D. paratonias
  • E. hiperextensivos

O conceito psiconeurológico da aprendizagem e da psicomotricidade aponta o cérebro, nas suas habilidades, como órgão de aprendizagem e como órgão de reabilitação, desde as mais elementares até as mais diferenciadas, respeitando a organização e a hierarquização funcional que o caracteriza. Essa airmação é sustentada pelo modelo:

  • A. da zona do desenvolvimento proximal
  • B. da epistemologia genética
  • C. do sócio-interacionismo
  • D. das três unidades funcionais
  • E. do diálogo tônico-emocional

A deglutição é uma ação motora automática, na qual estão envolvidos músculos da respiração e do trato gastrointestinal. A deglutição divide-se, respectivamente, em quatro fases, sendo elas:

  • A. oral; preparatória; faringeana e esofágica.
  • B. preparatória; oral; esofágica e faringeana.
  • C. oral; preparatória; esofágica e faringeana
  • D. preparatória; oral; faringeana e esofágica.
  • E. esofágica; faringeana; oral e preparatória.
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