Questões sobre Geral

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Em relação à afasia, analise as seguintes afirmações:

1. É uma alteração da comunicação adquirida em conseqüência de lesão neurológica (geralmente, AVC), de déficits sensoriais, intelectuais e psiquiátricos.

2. Pode ser classificada, conforme visão anatomoclínica, em: Broca, Wernick, condução e transcorticais motor e sensorial.

3. As alterações da linguagem oral podem vir acompanhadas de alterações da leitura e da escrita.

4. O tempo decorrido e a evolução do quadro não interferem em sua apresentação.

Está (ão) incorreta (s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    2, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1 e 4, apenas.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    O suckling é um padrão normal de sucção onde a língua movimenta-se para frente e para trás, com movimentos simultâneos de abertura e fechamento de mandíbula.

  • B.

    A laringe do recém-nascido encontra-se bem elevada e mais próxima à base da língua quando comparada ao adulto.

  • C.

    As bolsas de gordura dão firmeza a bochechas, proporcionando uma maior estabilidade ao sistema motor oral durante a sucção.

  • D.

    A sucção não nutritiva é um padrão organizado e repetitivo de sugadas e pausas curtas e estáveis.

  • E.

    Uma das estruturas que primeiro se desenvolve ao longo do desenvolvimento fetal é a região perioral.

É incorreto afirmar que a forma de deglutir depende:

  • A.

    da oclusão e da mordida.

  • B.

    da idade e do peso.

  • C.

    do tônus e da propriocepção.

  • D.

    do que se deglute.

  • E.

    das características craniofaciais.

Nas disfagias em pacientes com paralisia cerebral, dependendo do nível de comprometimento, é incorreto afirmar que há:

  • A.

    alterações da musculatura oral.

  • B.

    presença de comportamentos reflexos inapropriados.

  • C.

    vedamento labial e movimentação da língua inadequados, causando uma inabilidade para sustentar o alimento durante a mastigação.

  • D.

    disparo do reflexo de deglutição sempre eficiente.

  • E.

    uma maior dificuldade na deglutição de líquidos, com sinal de penetração laríngea.

Em relação ao transtorno de atenção/hiperatividade (TDAH), analise as proposições abaixo:

1. É um transtorno neuropsiquiátrico bastante comum na infância, observado principalmente nas idades pré-escolar e escolar.

2. É de origem genética.

3. São sintomas: a desatenção, a impulsividade e a hipoatividade.

4. As alterações na fala, na maioria das vezes estão relacionadas a problemas fonológicos, decorrentes da pouca atenção.

Está (ão) correta (s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    3, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 4, apenas.

  • E.

    3 e 4, apenas.

Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da comunicação não verbal.

  • A.

    Os quatro primeiros meses de vida do bebê são marcados por comportamentos reativos, sendo que o bebê reage ao mundo de forma reflexa e, nessa fase inicial, tenta se comunicar por meio de olhares e expressões faciais de modo intencional.

  • B.

    Dos dois aos oito meses de idade, o bebê vai apresentando maior interesse pelos objetos e pessoas, maiores recursos para interagir e maior domínio motor; nessa fase o bebê ainda não se diferenciou como sujeito e ainda não apresenta comportamentos comunicativos intencionais propriamente ditos.

  • C.

    Aos doze meses de idade, a criança já apresenta comportamentos comunicativos intencionais de caráter convencional, ou seja, utiliza a linguagem falada para referir- se a situações passadas e a objetos que não estão presentes no campo perceptual.

  • D.

    A partir dos quinze meses de idade, a criança passa a apresentar comportamentos comunicativos intencionais, ou seja, busca meios de comunicar alguma coisa para alguém, mas ainda não responde às tentativas de interação que partem dos outros.

  • E.

    Ao redor do primeiro ano de vida, a criança torna-se capaz de fazer uso da comunicação simbólica, ao comunicar- se por meio de gestos que representam ações ou objetos, como, por exemplo, pedir uma boneca fazendo o gesto de ninar.

A linguagem e a comunicação do idoso saudável

  • A.

    permanecem inalteradas tanto do ponto de vista mnêmico quanto do raciocínio lógico.

  • B.

    sofrem declínio acentuado, independentemente da história de vida do indivíduo.

  • C.

    se deterioram de maneira homogênea, ou seja, as habilidades cognitivas sofrem o mesmo grau de deteriorização, independentemente das diferenças individuais.

  • D.

    permanecem inalteradas em relação à velocidade da fala e da capacidade de raciocínio.

  • E.

    se mantêm adequadas em relação ao conhecimento vocabular.

As alterações da memória no idoso

  • A.

    são determinadas por fatores ambientais.

  • B.

    são devidas à perda da plasticidade cerebral, mesmo em idosos expostos a estímulos para o cérebro se manter atento.

  • C. independem das características genéticas do indivíduo.
  • D.

    ocorrem tanto em condições de recordação imediata quanto tardia.

  • E.

    são mais freqüentes nos idosos do sexo masculino e alteram principalmente a memória remota.

Em relação à dominância cerebral e linguagem, é correto afirmar que

  • A.

    a capacidade de exercer a linguagem é marcada pela participação indiferenciada dos dois hemisférios cerebrais ao mesmo tempo.

  • B.

    a linguagem, no ser humano, apóia-se em estruturas límbicas (córtex frontal medial, amídala, cíngulo).

  • C.

    no hemisfério esquerdo, as áreas de Broca e de Wernicke são importantes sítios neurais que garantem, respectivamente, a integridade das habilidades de emissão da fala e de recepção.

  • D.

    na maioria dos indivíduos destros, o hemisfério direito provê a base neural para muitos aspectos da compreensão e da expressão da linguagem (leitura, escrita, fala, nomeação, formação de conceitos, raciocínio analítico, memória verbal).

  • E.

    nos indivíduos canhotos, a categorização da informação em unidades discretas e temporalmente organizadas, bem como sua produção, são garantidas pelo hemisfério direito.

Compreensão oral gravemente comprometida, discurso fluente e abundante, fala logorréica e jargonafásica, freqüente presença de anosognosia, déficit acentuado nas provas de repetição, redução na expressão gráfica com ditado sempre muito alterado e pior do que a cópia. Essas características são típicas da afasia

  • A.

    de Wernicke.

  • B.

    transcortical motora.

  • C.

    de condução.

  • D.

    transcortical sensorial.
  • E. de Broca.
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