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Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à afasia, analise as seguintes afirmações:
1. É uma alteração da comunicação adquirida em conseqüência de lesão neurológica (geralmente, AVC), de déficits sensoriais, intelectuais e psiquiátricos.
2. Pode ser classificada, conforme visão anatomoclínica, em: Broca, Wernick, condução e transcorticais motor e sensorial.
3. As alterações da linguagem oral podem vir acompanhadas de alterações da leitura e da escrita.
4. O tempo decorrido e a evolução do quadro não interferem em sua apresentação.
Está (ão) incorreta (s):
1, apenas.
2, apenas.
1, 2, 3 e 4.
2, 3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa incorreta:
O suckling é um padrão normal de sucção onde a língua movimenta-se para frente e para trás, com movimentos simultâneos de abertura e fechamento de mandíbula.
A laringe do recém-nascido encontra-se bem elevada e mais próxima à base da língua quando comparada ao adulto.
As bolsas de gordura dão firmeza a bochechas, proporcionando uma maior estabilidade ao sistema motor oral durante a sucção.
A sucção não nutritiva é um padrão organizado e repetitivo de sugadas e pausas curtas e estáveis.
Uma das estruturas que primeiro se desenvolve ao longo do desenvolvimento fetal é a região perioral.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É incorreto afirmar que a forma de deglutir depende:
da oclusão e da mordida.
da idade e do peso.
do tônus e da propriocepção.
do que se deglute.
das características craniofaciais.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nas disfagias em pacientes com paralisia cerebral, dependendo do nível de comprometimento, é incorreto afirmar que há:
alterações da musculatura oral.
presença de comportamentos reflexos inapropriados.
vedamento labial e movimentação da língua inadequados, causando uma inabilidade para sustentar o alimento durante a mastigação.
disparo do reflexo de deglutição sempre eficiente.
uma maior dificuldade na deglutição de líquidos, com sinal de penetração laríngea.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao transtorno de atenção/hiperatividade (TDAH), analise as proposições abaixo:
1. É um transtorno neuropsiquiátrico bastante comum na infância, observado principalmente nas idades pré-escolar e escolar.
2. É de origem genética.
3. São sintomas: a desatenção, a impulsividade e a hipoatividade.
4. As alterações na fala, na maioria das vezes estão relacionadas a problemas fonológicos, decorrentes da pouca atenção.
Está (ão) correta (s):
1, apenas.
3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
1, 2 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da comunicação não verbal.
Os quatro primeiros meses de vida do bebê são marcados por comportamentos reativos, sendo que o bebê reage ao mundo de forma reflexa e, nessa fase inicial, tenta se comunicar por meio de olhares e expressões faciais de modo intencional.
Dos dois aos oito meses de idade, o bebê vai apresentando maior interesse pelos objetos e pessoas, maiores recursos para interagir e maior domínio motor; nessa fase o bebê ainda não se diferenciou como sujeito e ainda não apresenta comportamentos comunicativos intencionais propriamente ditos.
Aos doze meses de idade, a criança já apresenta comportamentos comunicativos intencionais de caráter convencional, ou seja, utiliza a linguagem falada para referir- se a situações passadas e a objetos que não estão presentes no campo perceptual.
A partir dos quinze meses de idade, a criança passa a apresentar comportamentos comunicativos intencionais, ou seja, busca meios de comunicar alguma coisa para alguém, mas ainda não responde às tentativas de interação que partem dos outros.
Ao redor do primeiro ano de vida, a criança torna-se capaz de fazer uso da comunicação simbólica, ao comunicar- se por meio de gestos que representam ações ou objetos, como, por exemplo, pedir uma boneca fazendo o gesto de ninar.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A linguagem e a comunicação do idoso saudável
permanecem inalteradas tanto do ponto de vista mnêmico quanto do raciocínio lógico.
sofrem declínio acentuado, independentemente da história de vida do indivíduo.
se deterioram de maneira homogênea, ou seja, as habilidades cognitivas sofrem o mesmo grau de deteriorização, independentemente das diferenças individuais.
permanecem inalteradas em relação à velocidade da fala e da capacidade de raciocínio.
se mantêm adequadas em relação ao conhecimento vocabular.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As alterações da memória no idoso
são determinadas por fatores ambientais.
são devidas à perda da plasticidade cerebral, mesmo em idosos expostos a estímulos para o cérebro se manter atento.
ocorrem tanto em condições de recordação imediata quanto tardia.
são mais freqüentes nos idosos do sexo masculino e alteram principalmente a memória remota.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em relação à dominância cerebral e linguagem, é correto afirmar que
a capacidade de exercer a linguagem é marcada pela participação indiferenciada dos dois hemisférios cerebrais ao mesmo tempo.
a linguagem, no ser humano, apóia-se em estruturas límbicas (córtex frontal medial, amídala, cíngulo).
no hemisfério esquerdo, as áreas de Broca e de Wernicke são importantes sítios neurais que garantem, respectivamente, a integridade das habilidades de emissão da fala e de recepção.
na maioria dos indivíduos destros, o hemisfério direito provê a base neural para muitos aspectos da compreensão e da expressão da linguagem (leitura, escrita, fala, nomeação, formação de conceitos, raciocínio analítico, memória verbal).
nos indivíduos canhotos, a categorização da informação em unidades discretas e temporalmente organizadas, bem como sua produção, são garantidas pelo hemisfério direito.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Compreensão oral gravemente comprometida, discurso fluente e abundante, fala logorréica e jargonafásica, freqüente presença de anosognosia, déficit acentuado nas provas de repetição, redução na expressão gráfica com ditado sempre muito alterado e pior do que a cópia. Essas características são típicas da afasia
de Wernicke.
transcortical motora.
de condução.
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