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Com relação à anatomofisiologia da linguagem, pode-se dizer que, no lobo temporal, o giro mais importante para a linguagem é o:
supramarginal;
frontal inferior;
temporal superior;
transverso de Heschl;
temporal inferior.
Os desvios que correspondem a dificuldades que dizem respeito ao domínio do padrão fonêmico da língua, na ausência de alterações orgânicas detectáveis (como deficiência auditiva e anormalidades anatômicas ou neurofisiológicas) são os:
fonéticos;
cognitivo-linguísticos;
músculo-esqueletais;
neurogênicos;
fonológicos.
A audiometria cortical é caracterizada por potenciais auditivos pós-sinápticos gerados no córtex auditivo temporal dos tipos:
latência média;
lentos;
rápidos;
cocleares;
tardios.
A energia acústica medida no canal auditivo externo, originando-se da cóclea pela interação nãolinear de dois tons puros aplicados simultaneamente, são as emissões otoacústicas do tipo:
freqüência dependente;
espontâneas;
súbitas;
transitórias;
produtos de distorção.
Dependendo da avaliação do examinador, crianças entre dois e seis anos de idade já podem ser submetidas à avaliação auditiva através de técnicas de condicionamento. Dentre as técnicas descritas para crianças desta faixa etária, segundo Lopes Filho, estão:
observação do reflexo cócleo-palpebral e técnica do peep-show;
uso de mascaramento e TROCA (tangible reinforcement operant conditioned audiometry);
VRA (visual reinforcement audiometry) e testes de fala;
Técnica de Suzuki e Ogiba e reação à voz;
audiometria lúdica ou condicionada e testes de fala.
Para Lowe (1994), a terapia fonoaudiológica nos distúrbios articulatórios deve conter:
desenvolvimento da seleção de palavras a serem utilizadas para os sons a serem trabalhados;
trabalho do fonema de forma isolada;
escolha de processos iniciais, como fonemas de aquisição anterior;
uso de processos de contrastes de traços;
seleção de processos que comprometem mais a intelegibilidade.
Todo profissional da voz deve ter um aperfeiçoamento estético da articulação dos fonemas, ao qual chamamos de:
O professor deve ter a capacidade de transmitir pensamentos através de palavras. Se ele não desenvolver essa capacidade, ocorrerá falha na:
Os educadores devem observar e encaminhar a criança quando aparecerem as trocas de sons na pronúncia ou trocas de letras na escrita, pois pode estar ocorrendo falha na qualidade ou quantidade da sua:
A criança, ao nascer, já apresenta reações motoras involuntárias, que podem ser inteiramente espontâneas, também chamadas de:
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