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A última fase do período sensoriomotor, que vai aproximadamente de 18 a 24 meses de idade, é marcada pelo surgimento de condutas representativas que revelam o início da formação de uma nova capacidade conhecida como função simbólica ou representativa. Em outras palavras:
I - a criança desenvolve a possibilidade de lidar com realidades ausentes, simbolizando-as de alguma forma.
II - tal capacidade manifesta-se nas condutas comunicativas, na forma como a criança brinca ou manipula os objetos e no modo como passa a realizar imitações.
III - a novidade é que, agora, a criança passa a usar os objetos simbolicamente.
Das afirmativas acima:
apenas I está correta;
apenas I e II estão corretas;
I, II, III estão corretas;
apenas I e III estão corretas;
apenas II e III estão corretas.
Quanto aos Desvios Fonológicos e Desvios Fonéticos, assinale a alternativa correta.
Nos desvios fonológicos, os erros de articulação ocorrem em função de uma desorganização em algum nível periférico do processo articulatório.
Os erros de distorção dos sons da fala, como por exemplo a produção interdental anterior e/ou palatal para os fonemas /t, d, n, l, s, z/ são muito comuns em casos de desvios fonológicos.
Nos desvios fonológicos, a dificuldade de produção de sons está na representação mental da regra fonológica.
No desvio fonético, a etiologia pode estar relacionada aos aspectos cognitivo-lingüísticos e psicossociais.
Em casos de desvios fonéticos, há sempre integridade anatômica e fisiológica dos órgãos fono-articulatórios.
O aprendizado da leitura e da escrita está vinculado a um conjunto de fatores, adotando-se como princípios o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização. Pode-se, então, dizer que:
I - as condições externas de aprendizagem definem o sujeito como um organismo, cuja integridade anátomo-funcional possibilita a percepção dos estímulos.
II - por outro lado, as condições internas definem o campo de estímulos recebidos, em cujo fornecimento o meio ambiente representa um papel fundamental.
Das afirmativas acima:
as duas estão corretas e se completam;
as duas estão incorretas;
a I está correta e a II está incorreta;
a II está correta e a I está incorreta;
as duas estão corretas, embora não haja correlação entre elas.
Analise as produções de fala a seguir e estabeleça os processos fonológicos encontrados, respectivamente, de acordo com a Teoria dos Processos Fonológicos.
Sapo - /tapu/
Carta - /kata/
Avião - /afiãw/
Plosivisação, apagamento de líquida final e dessonorização de obstruinte.
Anteriorização de palatal, dessonorização e substituição de líquidas.
Plosivisação, substituição de líquidas e anteriorização de palatal.
Dessonorização de obstruinte, apagamento de líquida final e posteriorização de palatal.
Posteriorização de palatal, redução de encontro consonantal e dessonorização de obstruinte.
Os fatores que devem ser pesquisados para possível diagnóstico de um distúrbio do aprendizado de leitura e escrita, são:
integridade motora, moral e profissional;
integridade moral, sócio-emocional e motora;
integridade motora, profissional e sensório-perceptual;
integridade motora, sensório-perceptual e sócioemocional;
integridade motora, moral e sensório-perceptual.
Na terapia de pacientes afásicos com discurso fluente, as seguintes condutas podem facilitar a compreensão da linguagem, EXCETO:
sempre falar de frente para o paciente.
usar enunciados automáticos.
usar a repetição e a redundância.
usar frases curtas e diretas.
reduzir a velocidade da fala.
Trocas, omissões, ou inversões grafêmicas, e disgrafia são considerados desvios:
da forma;
do ritmo;
de comportamento;
da deglutição;
da fala.
O atraso de linguagem pode ter como fator etiológico a deficiência mental. São características desse quadro:
1) tendência a ser amigável; procurar contatos sociais.
2) vocabulário limitado e construção de estruturas frasais mais elementares.
3) tendência ao uso de gestos com finalidades comunicativas.
4) uso marcante de inversões pronominais.
Estão corretas, apenas:
1 e 3.
1 e 2.
2 e 3.
2 e 4.
1 e 4.
São trocas de natureza perceptual auditiva:
/f/ > /v/;
/j/ > /m/;
/r/ > /l/;
/m/ > /g/;
/p/ > / l /.
Ao avaliar a leitura e a escrita de uma criança de 7 anos de idade, foi observado, em sua produção textual, a escrita de palavras como "xapéu" e "meza". Esse tipo de erro pode ser categorizado como:
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