Questões sobre Geral

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O atendimento fonoaudiológico hospitalar é uma prática em expansão em vários serviços e, entre tantos aspectos a serem trabalhados, encontra-se o câncer de cabeça e pescoço, que, em algumas situações, é tratado por meio de radioterapia. A radioterapia acarreta efeitos agudos na deglutição. As sequelas agudas observadas são alteração da mucosa, mucosite, xerostomia, alteração ou perda do paladar e sensibilidade, inapetência, odinofagia, emagrecimento, desidratação e dermatite. O fonoaudiólogo contribui com a equipe, reforçando orientações para minimizar os efeitos negativos da radiação, incluindo

  • A.

    prescrição de um fármaco que estimule a secreção salivar e a utilização de antifúngicos tópicos e sistêmicos.

  • B.

    suspensão de anestésicos, analgésicos, anti-inflamatórios e agentes antimicrobianos.

  • C.

    indicação cirúrgica e suspensão de antimetabólicos.

  • D.

    identificação e diagnóstico de obstrução respiratória, pneumonia e necrose da língua; encaminhamento para tratamento cirúrgico.

  • E.

    suspensão do álcool e do tabaco, hidratação abundante, suspensão de alimentos irritativos e utilização de saliva artificial; monitoramento da audição do paciente, devido à ototoxidade do tratamento.

Segundo a resolução do CFFa n.º 337/2006, é competência do profissional fonoaudiólogo exercer procedimento fonoaudiológico clínico no âmbito domiciliar. No desempenho de procedimento domiciliar, o profissional deve

  • A.

    omitir ao cuidador informações importantes para o tratamento do paciente.

  • B.

    negar-se a participar de equipe multiprofissional e interdisciplinar, já que cada profissional deve atuar de maneira isolada.

  • C.

    desconsiderar a história clínica do paciente, avaliando apenas aspectos mais recentes relacionados à fonoaudiologia.

  • D.

    adequar o ambiente domiciliar, determinando as boas condições para o atendimento fonoaudiológico, com observância das normas de biossegurança.

  • E.

    executar a terapia fonoaudiológica, estabelecendo a melhor conduta terapêutica, e pré-agendar a alta do atendimento antes de realizar os encaminhamentos necessários e avaliar os exames solicitados.

A participação do fonoaudiólogo em postos de saúde visa, entre outras atividades, orientar, observar e incentivar o aleitamento materno. Em relação aos benefícios que a amamentação promove, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A sucção, por meio da amamentação, desenvolve os músculos da face e proporciona um crescimento harmonioso das estruturas orais.

  • B.

    Apenas as mães se beneficiam, já que a amamentação reduz o risco de câncer de mama, útero e ovário.

  • C.

    A amamentação beneficia o bebê somente em relação ao aspecto nutritivo.

  • D.

    É recomendável que o bebê seja alimentado apenas com o leite materno até os três primeiros meses de vida. A partir daí, já devem ser inseridos alimentos líquidos e pastosos, para estimular os músculos que participam da fala.

  • E.

    A amamentação estimula somente as áreas afetivas do bebê.

Felipe, três anos de idade, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia acompanhado por sua mãe, que tinha a seguinte queixa: “a fala do meu filho é incompreensível”. Durante a consulta, o fonoaudiólogo perguntou sobre o desenvolvimento da criança, e a mãe relatou que, até um ano e meio de idade, o menor não pronunciava palavras isoladas e, aos dois anos, ainda não formava frases. Atualmente, não possui desempenho imitativo e simbólico. De acordo com alguns exames apresentados, não estão associados distúrbio neurológico nem perda auditiva. Observou-se uma proteção exagerada da mãe, uso de fala infantilizada e falta de estímulos adequados. Os meios socioafetivo e cultural apresentam-se desfavoráveis. Nesse caso, a hipótese diagnóstica é de

  • A.

    distúrbio de linguagem.

  • B.

    distúrbio fonológico.

  • C.

    atraso de linguagem.

  • D.

    disfluência.

  • E.

    disfonia.

No que se refere ao processo de seleção e adaptação de próteses auditivas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O teste domiciliar com prótese auditiva em crianças portadoras de perda auditiva severa não se aplica, já que estas serão automaticamente encaminhadas ao implante coclear.

  • B.

    Toda criança portadora de perda auditiva significativa deve ser considerada candidata ao uso de amplificação.

  • C.

    Pacientes com perda auditiva condutiva não fazem uso de amplificação.

  • D.

    Deve-se esperar até que a criança complete um ano de idade para iniciar o processo de seleção e adaptação de próteses auditivas.

  • E.

    Pacientes portadores de presbiacusia não são candidatos ao uso de prótese auditiva.

O bebê portador de fissuras labiopalatinas pode apresentar alterações na fala, na dentição, na alimentação, entre outras. Assinale a alternativa que apresenta orientações corretas a serem fornecidas aos pais desses bebês, sob o ponto de vista fonoaudiológico.

  • A.

    A alimentação ideal é a artificial oferecida por meio de mamadeira. O aleitamento natural é contraindicado para bebês portadores de fissuras labiopalatinas.

  • B.

    O acompanhamento fonoaudiológico de estimulação intra e extra oral, de linguagem e de fala deve ser iniciado somente após a intervenção cirúrgica. Isso ocorre geralmente aos cinco anos de idade.

  • C.

    A postura para a alimentação deve ser verticalizada, impedindo, com isso, uma possível aspiração broncopulmonar, o refluxo nasal e(ou) o desvio do leite para a tuba auditiva.

  • D.

    A superproteção e a falta de estimulação por parte da mãe favorecerá o desenvolvimento da linguagem do bebê.

  • E.

    Crianças portadoras de fissuras labiopalatinas não necessitam de monitoramento auditivo.

A principal atividade para a oclusão velofaríngea deve-se aos movimentos de elevação e de posteriorização do palato. Essa ação é executada pelo músculo

  • A.

    elevador do véu palatino.

  • B.

    constritor superior da faringe.

  • C.

    palatoglosso.

  • D.

    palatofaríngeo.

  • E.

    tensor do véu palatino.

A dislexia é definida como um transtorno de aprendizagem da leitura que ocorre apesar da inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais ou neurológicos, de instrução escolar adequada, de oportunidades socioculturais suficientes; além disso, depende da existência de perturbação de aptidões cognitivas fundamentais, frequentemente de origem constitucional. Tem como características a presença de fatores neurobiológicos; alterações em habilidades cognitivas que comprometem o uso da atenção, da memória e da percepção; a persistência de sintomas desde a infância até a idade adulta. De acordo com as classificações de dislexia propostas por Ellis (1995) e Ciasca (2000), assinale a alternativa correta.

  • A.

    A dislexia diseidética ou superficial é caracterizada por leitores que apresentam problemas disfonéticos e diseidéticos, associados às disfunções do lóbulo frontal e do temporal.

  • B.

    A dislexia mista é caracterizada por uma dificuldade na leitura, em razão de um problema de ordem visual, ou seja, o processo visual é deficiente.

  • C.

    Na dislexia disfonética ou fonológica, o leitor lê por meio de um processo extremamente elaborado de análise e síntese fonética. Está associado a disfunções do lóbulo occipital.

  • D.

    A dislexia diseidética ou superficial é caracterizada por uma dificuldade em leitura de frases desconhecidas e está sempre associada às disfunções do lóbulo pré-frontal, do frontal, do occipital e do temporal.

  • E.

    A dislexia disfonética ou fonológica é caracterizada por uma dificuldade na leitura oral de palavras pouco familiares, na conversão da letra para o som. Normalmente, é associada a uma disfunção do lóbulo temporal.

A disfonia habitual caracterizada por uma hipotonia da musculatura fonatória é conhecida como

  • A.

    afonia.

  • B.

    disfonia psicogênica.

  • C.

    disfonia paralítica.

  • D.

    disfonia habitual hipocinética.

  • E.

    disfonia habitual hipercinética.

Para o tratamento da vertigem, é possível utilizar uma conduta definida como o conjunto de exercícios que promovem a recuperação funcional do equilíbrio corporal. Esta proposta terapêutica, desenvolvida por Cawthorne e Cooksey, é denominada

  • A.

    adaptação vestibular.

  • B.

    coordenação vestibular.

  • C.

    estimulação vestibular.

  • D.

    reabilitação vestibular.

  • E.

    habituação vestibular.

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