Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A motilidade proprioceptiva é baseada na contração:
Movimentos associados que resultam da falta de informação dos fusos neuromusculares que não registram devidamente as variações da atividade motora e da tônica-sinética, afetando a segmentação progressiva do movimento intencional, são denominados de:
O conceito psiconeurológico da aprendizagem e da psicomotricidade aponta o cérebro, nas suas habilidades, como órgão de aprendizagem e como órgão de reabilitação, desde as mais elementares até as mais diferenciadas, respeitando a organização e a hierarquização funcional que o caracteriza. Essa airmação é sustentada pelo modelo:
A deglutição é uma ação motora automática, na qual estão envolvidos músculos da respiração e do trato gastrointestinal. A deglutição divide-se, respectivamente, em quatro fases, sendo elas:
Em uma avaliação fonoaudiológica, observouse que a criança apresentava movimentação inadequada de língua e de outras estruturas que participam do ato de deglutir durante a fase oral da deglutição. Além disso, constatou-se que ela não apresentava nenhuma alteração de forma na cavidade oral. Podemos concluir que ela apresenta deglutição:
A voz que pode reletir uma adução excessiva das pregas vocais (hiperadução) e é característica dos casos de disartrias hipercinéticas denomina-se:
Segundo a classiicação do UICC (2002), um tumor de laringe T4b invade o espaço pré-vertebral, as estruturas do mediastino e a carótida tanto na região supraglótica, quanto na glote e na subglote. Nesse caso, o tipo de cirurgia indicada é:
Os exercícios fonoaudiológicos para pacientes disfônicos caracterizam-se por necessidades musculares especíicas. Os músculos que atuam na respiração, promovendo a abertura das pregas vocais, denominam-se:
As emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAET) são eventos acústicos complexos que podem ser registrados em quase todas as pessoas com audição dentro da normalidade. Esse teste utiliza como eliciador da resposta um estímulo:
A avaliação fonoaudiológica de M.T.D., com 75 anos de idade, demonstrou as seguintes características: voz rouca, trêmula e soprosa, além de apresentar pitch alterado. A hipótese diagnóstica, a partir dessas características, denomina-se:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...