Questões de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Visando à integração do Deficiente Auditivo no mundo sonoro, Northen e Downs (1975) descreveram que quatro técnicas foram utilizadas: Oralismo Puro, Método Multissensorial, Método de Linguagem por Associação de Elementos e Método Unissensorial. Com relação a estas técnicas é correto afirmar que:

  • A.

    o Oralismo Puro envolve treinamento de leitura orofacial, elementos sonoros isolados, combinações de sons, palavras, fala/conversação, leitura e escrita.

  • B.

    crianças com boa audição residual mostram melhor rendimento com o Método Unissensorial.

  • C.

    o Método Multissensorial baseia-se no pressuposto de que a criança deve aprender a falar durante a realização de atividades.

  • D.

    o Método Unissensorial, que também é conhecido como Abordagem Acupédica, enfatiza o treinamento auditivo, sem nenhum ensinamento formal de leitura orofacial.

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Com relação ao processo terapêutico e educacional do deficiente auditivo, é correto afirmar:

  • A.

    É imprescindível a determinação do diagnóstico audiológico preciso, mesmo em crianças pequenas, para o início do processo terapêutico, do contrário, o uso funcional da audição altera suas respostas, prejudicando o planejamento já realizado.

  • B.

    O planejamento terapêutico deve envolver estratégias que visem otimizar as relações afetivas e comunicativas da criança deficiente auditiva, buscando, além da melhor performance comunicativa, uma identidade e um reconhecimento de si mesma como sujeito.

  • C.

    O Bilingüismo propõe desenvolver a língua de sinais como uma segunda língua, tendo como base a língua utilizada pela sociedade de que o deficiente auditivo faz parte.

  • D.

    A solução dos problemas da inclusão do deficiente auditivo está na presença do intérprete de LIBRAS, na sala de aula.

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Ao se referir ao Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) considera-se correta a afirmativa:

  • A.

    A mensuração in situ leva em consideração as características do AASI, a inserção do molde e os efeitos causados pelas estruturas da orelha, pela cabeça e pelo corpo do paciente.

  • B.

    Modificações acústicas nos moldes possibilitam minimizar as altas freqüências e amplificar as baixas freqüências, para melhorar a inteligibilidade de fala.

  • C.

    Como a pesquisa do ganho funcional e do ganho de inserção é subjetiva, é preciso que o paciente esteja em boas condições no momento da testagem.

  • D.

    A verificação do ajuste de saída máxima deve ser feita em ambas orelhas, simultaneamente, e esta deve corresponder ao limiar de desconforto.

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Estudos apontam que o zumbido afeta de 10 a 17% da população mundial. Sobre este sintoma é correto afirmar:

  • A.

    Implica a presença de um som real, no entanto, não é fácil caracterizá-lo.

  • B.

    Estudos revelam que a efetividade do uso de geradores de ruído dá-se porque a inibição residual que o ruído provoca é devido a sua correlação com as características psicoacústicas, local e grau de percepção do zumbido.

  • C.

    Outras tentativas de tratamento apareceram como: acupuntura, aconselhamento, grupo de autoajuda e terapia cognitiva.

  • D.

    A terapia sonora propõe a habituação do zumbido, através de um som que o suprima.

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Sobre as aplicações clínicas da Imitância Acústica é correto afirmar:

  • A.

    No diagnóstico diferencial das perdas auditivas condutivas, é importante considerar o timpanograma, já que o reflexo do músculo estapédio estará ausente.

  • B.

    O deslocamento da agulha do balanceômetro, juntamente com os movimentos respiratórios, é característico de hipofunção tubária.

  • C.

    Em casos de paralisia facial periférica não é possível pesquisar o decay imitanciométrico.

  • D.

    A pulsação da agulha do balanceômetro, durante a timpanometria, pode ser indício de tumores glômicos da orelha média, hipertensão arterial ou hipertensão endocraniana.

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Sobre as neuropatias auditivas, atualmente, sabe-se que:

  • A.

    estão relacionadas a alterações genéticas e têm como queixa a dificuldade para compreender a fala.

  • B.

    apesar de apresentar a pior performance nos testes de fala, esses resultados são compatíveis com o audiograma.

  • C.

    não importa o tipo do Timpanograma, na maioria dos casos o reflexo do músculo estapédio está ausente e, quando presente, é preferencialmente em 500Hz, apresenta Pesquisa das Emissões Otoacústicas dentro dos padrões de normalidade e falhas na obtenção dos Potenciais Auditivos Evocados.

  • D.

    a hiperbilirrubinemia e/ou a anóxia neonatal são a causa de mais da metade dos casos descritos em crianças.

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No caso da PAIR é correto afirmar que:

  • A.

    o ideal é que a proteção individual seja aplicada antes das medidas de controle geral, pois o principal prejudicado é o trabalhador.

  • B.

    o uso das Emissões Otoacústicas foi um grande avanço uma vez que a amplitude das respostas auxilia na predição dos limiares.

  • C.

    a indicação de AASI se faz para que haja amplificação dos sons na região das freqüências agudas, linear ou não linear.

  • D.

    na maioria das vezes o zumbido é tonal e agudo, mas, em alguns casos, é constituído por diversos componentes de várias freqüências.

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Com relação às alterações vestibulares é correto afirmar:

  • A.

    Na Esclerose Múltipla, assim como na Insuficiência Vetebrobasilar pode haver sintomas auditivos e vestibulares simultâneos, sem que haja presença de nenhum sintoma neurológico.

  • B.

    A hipertensão endolinfática, causada, geralmentem, por problemas metabólicos, pode levar à Doença de Menière, que, além de provocar vertigem, afeta a audição (inicialmente nas freqüências agudas, até que todas sejam comprometidas), provoca plenitude auricular e zumbido.

  • C.

    O aparelho vestibular não se adapta a danos provocados pelo ruído, mesmo os gradativos, por isso, portadores de PAIR só apresentam alteração na Vectoeletronistanigmografia, quando sentem tontura.

  • D.

    É importante a realização do monitoramento da evolução do paciente com vestibulopatia, submetido a tratamento, por meio de avaliação periódica e o teste mais útil, nestes casos, é a Prova Calórica.

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Considerando a Fonoaudiologia Preventiva é correto afirmar:

  • A.

    A Triagem Auditiva Neonatal vem sendo amplamente divulgada, nos últimos tempos, como uma ação preventiva de grande importância para o desenvolvimento de linguagem e o uso da Pesquisa das Emissões Otoacústicas é uma técnica bastante indicada, com a ressalva de que a imaturidade neurológica do recém-nascido pode alterar o resultado.

  • B.

    Quando se procura prevenir alterações vocais nas pessoas, com uso de voz profissional, o grau de solicitação que é imposto ao aparelho fonador e o requinte da qualidade vocal são aspectos importantes a se considerar.

  • C.

    Recém-nascidos com Distúrbio Transitório de Deglutição raramente são prematuros, mas sugere-se intervenção fonoaudiológica para evitar que o distúrbio evolua para um quadro mais persistente, como a Disfagia.

  • D.

    A Presbifagia, que é a alteração do mecanismo de deglutição, especificamente no idoso, causada por Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Cranioencefálico, entre outros, levando a aspiração do bolo alimentar em nível orofaríngeo, merece atenção do fonoaudiólogo em sua atuação preventiva.

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Os dois primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da criança, portanto, deve-se considerar que a comunicação e a linguagem iniciam-se desde o momento em que o bebê nasce. Ainda considerando o desenvolvimento de linguagem, sabe-se que ao redor do primeiro ano de vida a criança já é capaz de:

  • A.

    formar sentenças com duas palavras, que na maioria das vezes têm sentido de posse e de lugar.

  • B.

    começar a compreender sobre a necessidade de responder com fala a fala do outro, perguntar questões rotineiras e responder a elas.

  • C.

    estabelecer muitas e múltiplas relações entre pessoas, pessoas e objetos, com as ações que as pessoas produzem com seu corpo e com objetos e, a tudo isso, devem atribuir significado ou sentido e acrescentar algo novo.

  • D.

    desenvolver e integrar as memórias de curto e de longo prazos, iniciando a organização e recuperação de todas as informações processadas pela criança por meio das vias sensoriais – auditiva e visual, bem como das experiências desencadeadas pelas ações com pessoas e objetos.

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