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Verifica-se um desvio lingüístico quando há deficiências de natureza fonética e/ou fonológica. Um desvio é puramente fonético quando:
o sistema de contraste do falante falha na correspondência com o do adulto normal, isto é, o padrão da comunidade lingüística.
quando sons individuais são articulados incorretamente, mas o sistema fonológico (o sistema de contrastes) permanece intacto.
normalmente não há etiologia orgânica identificável.
apresenta um sistema fonológico diferente da norma.
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A terapia fonoaudiológica de uma criança com deficiências fonéticas e fonológicas consiste em:
auxiliar a criança a "construir" os sons usados na língua, além de "trabalhar na organização dos fonemas".
trabalhar o sistema de unidade contrastiva da língua.
construir o sistema de unidade lingüística.
construir um inventário fonético completo.
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"Após a avaliação otorrinolaringológica do aparelho fonador é importante para elaboração do trabalho fonoaudiológico a classificação da disfonia." (Behlau e Pontes, 1999). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre classificação das disfonias é correto afirmar que:
disfonias funcionais são as alterações no processo de emissão vocal que decorrem da função de fonação da laringe.
alterações psicogênicas são responsáveis pelo aparecimento de um contingente bastante grande de disfonias organofuncionais.
disfonias ocasionadas por papilomatose laríngea são classificadas como organofuncionais.
as inadaptações vocais são bastante comuns e baseiam-se no fato de que não existe nenhum órgão, ou aparelho, especificamente desenvolvido para a fonação. As disfonias ocasionadas por estas inadaptações são classificadas como organofuncionais.
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Sobre a avaliação do comportamento vocal é correto afirmar que:
tem como objetivo traçar o perfil acústico vocal do indivíduo, identificando e descrevendo os principais parâmetros vocais e os desvios encontrados.
tem como objetivo traçar o perfil vocal do indivíduo, identificando e descrevendo os principais parâmetros vocais e os desvios encontrados.
o principal instrumento para esta avaliação é o aparelho de nasofibrolaringoscopia.
tal avaliação é conhecida por análise perceptual acústica auditiva da voz.
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A avaliação fonoaudiológica nas desordens temporomandibulares (DTM) pode ser, didaticamente, dividida em duas partes: a anamnese e o exame clínico propriamente dito. É correto afirmar que:
a entrevista inicial dos pacientes indicados para uma cirurgia ortognática deve enfocar, principalmente, os dados relativos à mastigação e à respiração.
há necessidade de detalharmos todo o desenvolvimento psicomotor do paciente adulto ou de jovens adultos de pelo menos 16 anos de idade.
a respiração naso-bucal é função primordial para que se desenvolva satisfatoriamente o crescimento facial.
desta avaliação dependerá a detecção das adaptações e/ou disfunções, assim como um adequado planejamento quanto ao que deverá ser feito com o paciente e quando.
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A Afasia de Broca caracteriza-se por:
ser do tipo fluente e, na fase aguda, o paciente poder apresentar supressão de fala e de escrita ou estereotipia.
as estereotipias não serem freqüentes, podendo ainda encontrar-se parafasias fonéticas.
a compreensão estar preservada ou levemente comprometida, podendo o paciente apresentar dificuldades em compreender frases complexas.
não se fazer presente a anomia.
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Reestruturando o campo de significados que motivam o comportamento de tentar evitar o gaguejar, podemos levar os indivíduos a restabelecerem a sua fluência, atribuindo novos significados à realidade da fala, de forma a permitir a reestruturação das representações ligadas à produção da fala e da gagueira. Nesse contexto, é correto afirmar:
A reestruturação do campo de significação, ligado à produção da fala, centra-se no desenvolvimento de condições que promovem a não aceitação da gagueira como um momento da fala e da emoção.
O não acolhimento da forma de falar desperta sentimentos positivos de mudança, criando um clima de interação favorável.
Trabalha-se no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a produção da fala e da gagueira e no desenvolvimento da sensibilidade corporal, sendo esta, parte importante da formação da consciência crítica e subsídio fundamental para construir novas formas de lidar com a fala e a gagueira.
A auto-observação é negativa para obter-se a cura da gagueira. A possibilidade de não aceitá-la como conseqüência lógica de um padrão peculiar é imprescindível para alcançar o sucesso terapêutico almejado.
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Uma das características que diferencia qualitativamente a Dislexia Específica das demais causas de dificuldades na leitura é o (a):
dificuldade para leitura persistindo até a idade adulta.
uso de métodos de aprendizagem defeituosos.
existência de problemas emocionais.
presença de carência cultural.
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Sobre disfunção da deglutição é correto afirmar:
A direção das forças verticais que deveriam fazer os elevadores mandibulares é substituída pela direção de forças posteriores, realizadas pelos propulsores mandibulares.
As forças de elevação e propulsão mandibular, para uma estabilização posterior mandibular, são substituídas pelo deslocamento retropropulsor mandíbulo-língual.
Há um ponto de desestabilização mandibular anterior.
A direção das forças verticais que deveriam fazer os elevadores mandibulares é substituída pela direção de forças anteriores, realizadas pelos propulsores mandibulares, levando a uma estabilização mandibular no mesmo sentido, anterior.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação às disfonias neurológicas, é correto afirmar que:
podem ser descritas como dificuldades na programação motora da musculatura intrínseca e extrínseca da voz.
os transtornos vocais neurológicos mais comuns da clínica fonoaudiológica são subdivididos em três tipos: disfonia hipercinética, disfonia hipocinética e disfonia flácida.
podem ser descritas como transtornos motores da fala que envolvem dificuldades na execução neuromuscular (disartria) ou na programação motora (apraxia) da voz e da fala.
podem ser classificadas de acordo com o grau de manifestação apresentado pelo paciente, o que auxilia a direção da reabilitação vocal.
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