Questões de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O que diferencia um tratamento com base fonológica de uma abordagem tradicional, enfocando fonemas isolados é que:

  • A.

    a seleção de processos e traços e o fato de a terapia voltar-se a esses alvos, com fundamento em hipóteses sobre a estrutura organizacional do sistema fonológico da criança.

  • B.

    o objetivo dos programas de terapia com base fonética é facilitar o desenvolvimento de um sistema fonológico inteligível, em oposição ao aperfeiçoamento de fonemas isolados, tratados um de cada vez.

  • C.

    a terapia fonético-fonológica deve ser baseada na pressuposição de que a criança tem um desvio fonológico.

  • D.

    o tratamento deve ser planejado para remediar o aprendizado fonético-fonológico.

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A terapia tradicional dos transtornos de fala tem por objetivo treinar a criança para que ela seja capaz de produzir corretamente cada um dos sons que apresentam problemas. A abordagem terapêutica proposta por Hodson e Paden difere da tradicional em:

  • A.

    trabalhar com cada som errado emitido.

  • B.

    "treinar" segmentos fonêmicos em vez de facilitar a emergência de padrões fonológicos.

  • C.

    usar o período em que a criança incorpora por si mesma, de forma gradativa, um padrão em seu sistema, para facilitar a emergência de outros padrões fonéticos.

  • D.

    procurar aproveitar a habilidade das crianças em fazer generalizações e trabalhar apenas o número suficiente de fonemas dentro de um padrão, a fim de estimular essa tendência.

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Como se tem evidenciado, a apropriação do sistema de escrita é um processo evolutivo, que ocorre de modo progressivo, à medida que a criança tem oportunidade de interagir com a escrita e com pessoas que escrevem. A partir de tal interação, é correto afirmar que a criança:

  • A.

    passa a elaborar hipóteses ou idéias a respeito do que é a escrita, as quais revelam diferentes graus de conhecimento por ela constituídos e organizados.

  • B.

    aprende a escrever de imediato e que os "erros" nem sempre são inerentes ao processo.

  • C.

    nas etapas iniciais dessa longa caminhada, consegue compreender as relações entre a oralidade e a escrita.

  • D.

    a partir do momento em que a segmentação silábica é alcançada, a criança direciona sua atenção para os componentes surdos das palavras.

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As alterações de escrita decorrentes das chamadas trocas surda/sonoras, em geral, estão relacionadas:

  • A.

    à metodologia utilizada no aprendizado da leitura e escrita.

  • B.

    ao conhecimento sobre as possibilidades de construção de sílabas.

  • C.

    aos processos de percepção e produção de fala.

  • D.

    à compreensão do que é linguagem.

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Na proteção específica à saúde fonoaudiológica, é correto afirmar que:

  • A.

    os programas educacionais de caráter público tanto quanto o de caráter específico, são aqueles direcionados a população em geral.

  • B.

    os programas públicos se direcionam à educação da comunidade para um conhecimento restrito sobre saúde fonoaudiológica.

  • C.

    atualmente, o melhor para o controle dos distúrbios da comunicação está na ênfase aos programas educacionais.

  • D.

    não se deve envolver a mídia nas estratégias educacionais da população, pela dificuldade em dar continuidade a esses programas.

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Com relação à Triagem Auditiva Neonatal, é correto afirmar que:

  • A.

    deve ser realizada utilizando, preferencialmente, o BERA, pois é o exame cujos melhores resultados são obtidos nesta fase.

  • B.

    não há método preferencial para realizá-la, pois todos têm a mesma efetividade e eficácia e requerem as mesmas condições.

  • C.

    o BERA é limitado para realizá-la, pois não avalia as freqüências graves.

  • D.

    o BERA e a Pesquisa das Emissões Otoacústicas só são eficientes na detecção de perdas auditivas neurossensoriais, já que não são sensíveis a alterações condutivas.

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A Audiometria Tonal, que é base da avaliação audiológica:

  • A.

    pode ser plenamente substituída por testes com diapasão.

  • B.

    quando detecta respostas em nível de intensidade normal, garante que o tom puro está sendo percebido de maneira normal.

  • C.

    quando realizada em campo aberto, pode utilizar, indistintamente, tons puros ou tons modulados.

  • D.

    pode obter resultados alterados de acordo com a temperatura e a ventilação do ambiente.

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Com relação à Pesquisa da Imitância Acústica, é correto afirmar que:

  • A.

    no caso da Otosclerose, o Timpanograma tende a mostrar Admitância estática baixa.

  • B.

    não há diferença entre o limiar do reflexo acústico do bebê, do adulto e do idoso.

  • C.

    lesões no VIII Par não influenciam a pesquisa do reflexo acústico.

  • D.

    a otite média secretora diminui a impedância da Orelha Média proporcionalmente à quantidade de líquido e o Timpanograma é plano.

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Com respeito à Perda Auditiva Ocupacional, é correto afirmar que:

  • A.

    a suscetibilidade individual independe das características físicas do som.

  • B.

    os efeitos do ruído são detectados antes do que os efeitos dos solventes.

  • C.

    as características das perdas por ototoxidade são invariáveis.

  • D.

    a perda por ruído pode ser reduzida pelo fenômeno de condicionamento sonoro.

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Sabe-se que em um Programa de Prevenção de Perdas Auditivas:

  • A.

    a audiometria deve se constituir num instrumento de vigilância epidemiológica.

  • B.

    todos os profissionais são responsáveis pelo seu setor, não havendo uma coordenação geral.

  • C.

    a primeira medida de atenuação do ruído a ser tomada é a adoção de protetores auditivos.

  • D.

    devido à importância do protetor auditivo, o conforto durante o uso não pode ser utilizado como critério de seleção.

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