Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação às habilidades envolvidas na interpretação do som ouvido, que constituem o Processamento Auditivo, é correto afirmar que:
a associação está relacionada às habilidades de integração de informações auditivas com informações de outras modalidades sensoriais.
problemas na organização de saída podem ser identificados por linguagem expressiva pobre, articulação imprecisa, disgrafia e disortografia.
o déficit de discriminação causa a dificuldade em aplicar as regras da língua à informação auditiva de entrada.
a associação se processa no nível das áreas corticais terciárias e do Corpo Caloso.
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Quando há conflito na integração entre as informações vestibulares, visuais e proprioceptivas, aparecem sintomas e sinais de alteração do equilíbrio corporal. Nesse contexto, é correto afirmar que:
não há semelhança entre a tontura presente nas vestibulopatias periféricas e a presente nas vestibulopatias centrais.
nas síndromes vestibulares periféricas, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.
as manifestações clínicas de uma mesma vestibulopatia podem variar em cada indivíduo, de acordo a personalidade, com o estilo de vida, com a idade e com a resposta aos efeitos.
na labirintopatia, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.
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Com relação à reabilitação do Deficiente Auditivo, sabe-se que:
uma estratégia utilizada é proporcionar comunicação com desconhecidos e em ambientes estranhos, para que seja mais estimulada a produção da fala e para que ele tenha segurança em qualquer situação.
antes de buscar os pais como auxílio é preciso saber se estes têm competência para ensinar lições.
a primeira habilidade a ser desenvolvida é a discriminação auditiva, já que ela prepara para a percepção das pequenas diferenças acústicas do mundo sonoro.
o Método Aurioral não tem como objetivo o desenvolvimento dos aspectos supra-segmentais da fala, pois estes estão relacionados à qualidade vocal, o que não é preponderante ao Deficiente Auditivo.
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Para melhorar seu desempenho, o ideal é que o Deficiente Auditivo faça uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Sobre este fato, é certo afirmar que:
é possível optar entre utilização de AASI ou de Implante Coclear, pois ambos têm o mesmo sistema de funcionamento e, portanto, terão a mesma aplicação.
na presença de um ruído, é possível aos AASI digitais regular a amplificação das freqüências, reduzindo aquelas nas quais o ruído se encontra.
na fase de adaptação, não se pode dar atenção à vontade da criança e, no caso de ela retirar o AASI, este deve ser recolocado imediatamente.
dentre as características eletroacústicas dos AASI, há o ganho, que é a quantidade de amplificação fornecida e que é baseado no nível de desconforto do paciente.
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