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Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre a avaliação da voz, pode-se afirmar que
a avaliação otorrinolaringológica oferece o diagnóstico médico, podendo ser realizada por fonoaudiólogo especialista em voz com treinamento específico em laringologia.
a avaliação perceptivo-auditiva é soberana sobre a avaliação acústica, podendo ser realizada com diversas estratégias, escalas, índices e protocolos específicos que minimizam a subjetividade envolvida nesse procedimento.
a avaliação visual da função laríngea durante a fonação, chamada fonoscopia, define o grau do impacto social da disfonia na vida do paciente.
os dados acústicos são exploratórios da função vocal e devem ser usados isoladamente na decisão diagnóstica e na conduta terapêutica.
a análise acústica vocal pode substituir a análise perceptivo- auditiva, e a análise visual representa a avaliação completa do paciente.
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Dentre suas aplicações, permite-se o diagnóstico diferencial entre perda auditiva de origem coclear da perda auditiva de origem retrococlear. Além disso, pode ser usada para monitorar a audição em casos de exposição a agentes ototóxicos.
Trata-se do teste de audição chamadopotencial evocado auditivo de tronco encefálico.
índice percentual de reconhecimento de fala.
emissões otoacústicas.
medidas de imitância acústica.
eletronistagmografia.
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Durante a pesquisa dos reflexos acústicos, a ausência dos reflexos contralaterais e a presença dos ipsilaterais indica
lesão de tronco encefálico.
lesão do nervo facial.
limitação sensorial na porção média do arco reflexo.
tumor glômico.
hidropsia perilinfática.
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A deficiência auditiva do tipo condutiva
apresenta o teste de Rinne positivo.
mostra o teste de Weber com lateralização para a orelha melhor.
índice de 50% na discriminação auditiva (teste de reconhecimento de fala).
caracteriza-se basicamente pela diminuição da audição aos sons graves com certa conservação da audição aos sons agudos.
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Analise o seguinte audiograma:
Esse audiograma exemplifica uma deficiência auditiva
sensorioneural bilateral.
mista à esquerda e condutiva à direita.
mista bilateral.
sensorioneural à direita e condutiva à esquerda.
condutiva bilateral.
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Analise a figura.
Essa curva timpanométrica é encontrada em
pacientes com disfunção da tuba auditiva, é a curva do tipo C.
portadores de otite média secretória com fluído na orelha média, é a curva do tipo B.
indivíduos com orelha média normal, é a curva do tipo A.
casos de hipoacusia condutiva causada por disjunção traumática da cadeia ossicular, é a curva do tipo Ad.
pessoas portadoras de otosclerose, é a curva do tipo Ar.
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Em relação à linguagem oral, sabe-se que
o desenvolvimento do sistema fonológico da língua, incluindo o inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre gradativamente até aproximadamente os dois anos de idade.
nos primeiros dois anos de vida o sistema fonológico baseia-se somente na vocalização de sons não existentes na língua materna falada pelos adultos.
a aquisição dos sons fricativos e líquidos ocorre antes do surgimento dos sons plosivos orais e nasais.
o desenvolvimento do sistema fonológico da língua, incluindo o inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre gradativamente até aproximadamente os dois anos de idade.
independentemente da língua a que a criança está exposta, à medida que ela adquire as regras fonológicas mais importantes, mantendo os contrastes distintivos, aumenta a inteligibilidade de sua fala.
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De acordo com a teoria proposta por Ferreiro e Teberosky, o desenvolvimento da escrita ocorre em
quatro estágios baseados na teoria de desenvolvimento intelectual de Piaget: adivinhação linguística, aproximação visual, decodificação sequencial e decodificação hierárquica.
quatro fases que tendem a ser consecutivas: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética.
em três etapas sequenciais: logográfica, alfabética e ortográfica.
em três etapas que se influenciam mutuamente: processamento fonológico, recuperação grafo-fonêmica e representação ortográfica.
cinco fases evolutivas: não icônica, icônica, logográfica, fonografêmica e orográfica.
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Uma criança com 4 anos e 4 meses que produz o [t] no lugar do [s] e o [d] no lugar do [z], sem outras trocas, possivelmente tem uma alteração de fala do tipo
práxica.
neurológica.
semântica.
fonológica.
sintática.
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O distúrbio de aprendizagem
é um termo que pode ser usado como sinônimo de dificuldade escolar, sendo suas causas relacionadas ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, aos métodos de ensino e ao ambiente físico.
refere-se a uma disfunção intrínseca à criança, geralmente neurológica ou neuropsicológica, que se manifesta por dificuldades específicas na aquisição e no uso das habilidades de ouvir, falar, ler, escrever e no raciocínio lógico- -matemático.
refere-se a um déficit específico do desempenho acadêmico, sendo que a dificuldade escolar está relacionada diretamente a um problema de origem pedagógica.
é um transtorno específico de leitura, de origem não identificada, que se caracteriza pela dificuldade com a fluência correta na leitura e pela dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente atencional.
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