Questões de Geografia

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O professor de Geografia realizou uma excursão, com seus alunos, para área de Catimbau, em Pernambuco. Um aluno, após ouvir a explanação do professor, perguntou-lhe o que era uma rocha sedimentar detrítica. O que deveria responder o professor?

  • A.

    Rocha que decorre da intrusão de soluções fluidas do manto terrestre

  • B.

    Rocha que é formada apenas pela deposição de detritos em ambiente de antigo mar raso

  • C.

    Rocha que se forma pela solidificação de detritos rochosos, restos de detritos orgânicos e precipitação de compostos químicos.

  • D.

    Rocha formada basicamente de quartzo, feldspato e micas, em topos de planaltos

  • E.

    Rocha originada pelas alterações de outras rochas, em face da ação de elevadas pressões e temperaturas"

A questão está relacionada ao mapa e às afirmações a seguir:

I. O predomínio da pecuária no interior do Estado guarda forte relação com as condições climatobotânicas de cada sub-região paraibana.

 II. A maior concentração de lavouras comerciais do Estado, sobretudo, as monoculturas canavieiras, está na região da Mata Paraibana.

III. Nas sub-regiões de Borborema e do Sertão observa- se a crescente mecanização das lavouras destinadas ao consumo interno.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I.
  • C. II.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Trabalhar Educação Ambiental significa abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza e de práticas sociais, nas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais. Nessa visão, não podemos afirmar.

  • A.

    A cidadania ambiental e a cultura de sustentabilidade serão necessariamente os resultados do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana.

  • B.

    A cidadania ambiental da era planetária extrapola os estreitos limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação e na produção ilimitada de riqueza, sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do cosmo.

  • C.

    A questão da interdisciplinaridade na Educação Ambiental atingiu um consenso em termo de suas abordagens e formulação teórica, a partir de reflexões sobre sua abrangência e permanência.

  • D.

    A diversidade de métodos utilizados na Educação Ambiental induz os professores a alargarem as perspectivas e a criarem condições de estudo a partir da totalidade complexa dos processos e relações do homem e do meio ambiente.

  • E.

    A Educação Ambiental é um dos eixos fundamentais, para impulsionar os processos de prevenção da deteorização ambiental, do aproveitamento dos direitos dos cidadãos a um ambiente saudável.

As afirmativas a seguir abordam aspectos relacionados às condições climáticas da Região Norte do Brasil. Uma dessas afirmativas não corresponde à realidade. Assinale-a.

  • A.

    A convecção na Amazônia é um importante mecanismo de aquecimento da atmosfera e suas variações interferem na determinação do andamento do tempo e no clima.

  • B.

    Na Região Norte, aglomerados de nuvens, associados à penetração de sistemas frontais, eventualmente, causam mudanças locais no andamento do tempo.

  • C.

    Praticamente, na totalidade da Região Amazônica, o regime de chuvas é determinado pela Zona de Convergência Intertropical, cujo avanço meridional mais intenso acontece no outono-inverno.

  • D.

    A Amazônia situa-se na região equatorial e possui clima quente e úmido, embora não tenha sido sempre assim nos últimos 15 mil anos.

  • E.

    Quando há evento "El Niño", no Pacífico Equatorial, o andamento do tempo, na Região Norte, pode ser afetado, com redução das taxas de precipitação.

A professora de Geografia da 6ª série projetou uma transparência, reproduzida a seguir

Depois perguntou aos alunos o que a área pontilhada está representando. Obteve cinco respostas, apresentadas adiante. Qual a correta?

  • A.

    "área de influência de Manaus.

  • B.

    área ocupada pelos campos amazônicos

  • C.

    localização do clima equatorial.

  • D.

    extensão da floresta caducifólia amazônica

  • E.

    localização do Escudo Guiano

Em João Pessoa e em seu entorno, o rápido crescimento demográfico tem ampliado a oferta de mão-de-obra pouco qualificada, o que gera níveis salariais muito baixos. Como conseqüência desse fato, é correto afirmar que

  • A. no espaço urbano observa-se uma crescente massa de excluídos que sobrevive do trabalho informal e amplia a periferia.
  • B. o equilíbrio socioeconômico que existia na área submetropolitana, durante as décadas de 1980 e 1990, foi rompido.
  • C. a pobreza de grande parcela da população urbana cria obstáculos para a instalação do processo de globalização.
  • D. a região da capital sofre um processo denominado macrocefalia urbana, pois, atualmente, concentra 50% da população do Estado.
  • E. as áreas agrícolas próximas à região de João Pessoa passam a receber os desempregados que buscam trabalho temporário nas lavouras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das formas de regionalizar o espaço brasileiro é através dos domínios morfoclimáticos. Nessa divisão, um dos domínios que se destaca pela grande extensão que ocupa é o domínio dos Cerrados, cuja maior parte encontra-se na Região Centro-Oeste. Sobre as características da atual apropriação antrópica desse domínio é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    nele dominam as práticas agrícolas tradicionais, fato que tem arruinado esse rico ecossistema e ocasionado graves efeitos predatórios, como a intensificação da erosão e o empobrecimento do solo, antes de rara fertilidade.

  • B.

    se destaca o emprego de técnicas agrícolas preservacionistas como, por exemplo, o cultivo em curvas de nível, praticado principalmente nas encostas dos chapadões e serras do Planalto Central, em especial no Estado do Mato Grosso do Sul.

  • C.

    o grande destaque é para as práticas extrativas vegetais em áreas de preservação ambiental, que são as reservas extrativistas (RESEX), implantadas primeiramente no Acre, na Amazônia Ocidental, e depois no Centro-Oeste, organismos responsáveis pelo desenvolvimento sustentável praticado nesse domínio.

  • D.

    merecem realce as extensas áreas de agro-pecuária moderna, que ocupam principalmente as áreas desmatadas da vegetação original, sendo um fato a destacar o emprego de técnicas de correção do solo, antes considerado bastante ácido. Esses espaços são geralmente ocupados por cultivos destinados basicamente à exportação.

Após a leitura atenta do texto, conclui-se que:

  • A.

    o ensino de Geografia só tem importância se realizado a partir dos fundamentos da Geografia Crítica.

  • B.

    os autores assumem uma postura nitidamente marxista, ou seja, defendem o princípio da "luta de classe" no espaço geográfico.

  • C.

    a compreensão da realidade do espaço geográfico independe da análise dos aspectos ambientais.

  • D.

    o ensino de Geografia deve partir sempre do geral para o particular e sob a ótica do neopositivismo, que é um dos referenciais filosóficos da Geografia Crítica.

  • E.

    os autores defendem uma prática pedagógica apoiada em postulados da Geografia Crítica.

De acordo com estudos atuais, há grande probabilidade de esse tipo de bloqueio ser causado pela(o):

  • A.

    concentração de terras emersas no hemisfério norte.

  • B.

    multiplicação das ilhas de calor nas metrópoles.

  • C.

    expansão das áreas cobertas por desertos.

  • D.

    agravamento do efeito estufa planetário.

  • E.

    avanço da industrialização no hemisfério sul.

Corresponde à vegetação de clima tropical, constituindo-se de pequenas árvores retorcidas, de casca grossa e folhas coriáceas e de gramíneas.

O texto acima corresponde, no Brasil, à formação vegetal do tipo

  • A.

    Caatinga.

  • B. Mata Atlântica
  • C. Cerrado.
  • D. Manguezais.
  • E.

    Floresta Equatorial.

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