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Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia realizou uma excursão, com seus alunos, para área de Catimbau, em Pernambuco. Um aluno, após ouvir a explanação do professor, perguntou-lhe o que era uma rocha sedimentar detrítica. O que deveria responder o professor?
Rocha que decorre da intrusão de soluções fluidas do manto terrestre
Rocha que é formada apenas pela deposição de detritos em ambiente de antigo mar raso
Rocha que se forma pela solidificação de detritos rochosos, restos de detritos orgânicos e precipitação de compostos químicos.
Rocha formada basicamente de quartzo, feldspato e micas, em topos de planaltos
Rocha originada pelas alterações de outras rochas, em face da ação de elevadas pressões e temperaturas"
A questão está relacionada ao mapa e às afirmações a seguir:
I. O predomínio da pecuária no interior do Estado guarda forte relação com as condições climatobotânicas de cada sub-região paraibana.
II. A maior concentração de lavouras comerciais do Estado, sobretudo, as monoculturas canavieiras, está na região da Mata Paraibana.
III. Nas sub-regiões de Borborema e do Sertão observa- se a crescente mecanização das lavouras destinadas ao consumo interno.
Está correto o que se afirma APENAS em
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Trabalhar Educação Ambiental significa abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza e de práticas sociais, nas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais. Nessa visão, não podemos afirmar.
A cidadania ambiental e a cultura de sustentabilidade serão necessariamente os resultados do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana.
A cidadania ambiental da era planetária extrapola os estreitos limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação e na produção ilimitada de riqueza, sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do cosmo.
A questão da interdisciplinaridade na Educação Ambiental atingiu um consenso em termo de suas abordagens e formulação teórica, a partir de reflexões sobre sua abrangência e permanência.
A diversidade de métodos utilizados na Educação Ambiental induz os professores a alargarem as perspectivas e a criarem condições de estudo a partir da totalidade complexa dos processos e relações do homem e do meio ambiente.
A Educação Ambiental é um dos eixos fundamentais, para impulsionar os processos de prevenção da deteorização ambiental, do aproveitamento dos direitos dos cidadãos a um ambiente saudável.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmativas a seguir abordam aspectos relacionados às condições climáticas da Região Norte do Brasil. Uma dessas afirmativas não corresponde à realidade. Assinale-a.
A convecção na Amazônia é um importante mecanismo de aquecimento da atmosfera e suas variações interferem na determinação do andamento do tempo e no clima.
Na Região Norte, aglomerados de nuvens, associados à penetração de sistemas frontais, eventualmente, causam mudanças locais no andamento do tempo.
Praticamente, na totalidade da Região Amazônica, o regime de chuvas é determinado pela Zona de Convergência Intertropical, cujo avanço meridional mais intenso acontece no outono-inverno.
A Amazônia situa-se na região equatorial e possui clima quente e úmido, embora não tenha sido sempre assim nos últimos 15 mil anos.
Quando há evento "El Niño", no Pacífico Equatorial, o andamento do tempo, na Região Norte, pode ser afetado, com redução das taxas de precipitação.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A professora de Geografia da 6ª série projetou uma transparência, reproduzida a seguir
Depois perguntou aos alunos o que a área pontilhada está representando. Obteve cinco respostas, apresentadas adiante. Qual a correta?
"área de influência de Manaus.
área ocupada pelos campos amazônicos
localização do clima equatorial.
extensão da floresta caducifólia amazônica
localização do Escudo Guiano
Em João Pessoa e em seu entorno, o rápido crescimento demográfico tem ampliado a oferta de mão-de-obra pouco qualificada, o que gera níveis salariais muito baixos. Como conseqüência desse fato, é correto afirmar que
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma das formas de regionalizar o espaço brasileiro é através dos domínios morfoclimáticos. Nessa divisão, um dos domínios que se destaca pela grande extensão que ocupa é o domínio dos Cerrados, cuja maior parte encontra-se na Região Centro-Oeste. Sobre as características da atual apropriação antrópica desse domínio é verdadeiro afirmar que:
nele dominam as práticas agrícolas tradicionais, fato que tem arruinado esse rico ecossistema e ocasionado graves efeitos predatórios, como a intensificação da erosão e o empobrecimento do solo, antes de rara fertilidade.
se destaca o emprego de técnicas agrícolas preservacionistas como, por exemplo, o cultivo em curvas de nível, praticado principalmente nas encostas dos chapadões e serras do Planalto Central, em especial no Estado do Mato Grosso do Sul.
o grande destaque é para as práticas extrativas vegetais em áreas de preservação ambiental, que são as reservas extrativistas (RESEX), implantadas primeiramente no Acre, na Amazônia Ocidental, e depois no Centro-Oeste, organismos responsáveis pelo desenvolvimento sustentável praticado nesse domínio.
merecem realce as extensas áreas de agro-pecuária moderna, que ocupam principalmente as áreas desmatadas da vegetação original, sendo um fato a destacar o emprego de técnicas de correção do solo, antes considerado bastante ácido. Esses espaços são geralmente ocupados por cultivos destinados basicamente à exportação.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Após a leitura atenta do texto, conclui-se que:
o ensino de Geografia só tem importância se realizado a partir dos fundamentos da Geografia Crítica.
os autores assumem uma postura nitidamente marxista, ou seja, defendem o princípio da "luta de classe" no espaço geográfico.
a compreensão da realidade do espaço geográfico independe da análise dos aspectos ambientais.
o ensino de Geografia deve partir sempre do geral para o particular e sob a ótica do neopositivismo, que é um dos referenciais filosóficos da Geografia Crítica.
os autores defendem uma prática pedagógica apoiada em postulados da Geografia Crítica.
De acordo com estudos atuais, há grande probabilidade de esse tipo de bloqueio ser causado pela(o):
concentração de terras emersas no hemisfério norte.
multiplicação das ilhas de calor nas metrópoles.
expansão das áreas cobertas por desertos.
agravamento do efeito estufa planetário.
avanço da industrialização no hemisfério sul.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Corresponde à vegetação de clima tropical, constituindo-se de pequenas árvores retorcidas, de casca grossa e folhas coriáceas e de gramíneas.
O texto acima corresponde, no Brasil, à formação vegetal do tipo
Caatinga.
Floresta Equatorial.
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