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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, no capítulo que aborda Conhecimentos de Geografia, destaca a necessidade da escolha de um corpo conceitual e metodológico que proporcione uma eficiente construção do conhecimento geográfico. Entre os conceitos-chave propostos destaca-se o de paisagem, sobre o qual é verdadeiro afirmar que:
é um espaço vazio de história e conteúdo, neutro, transitório, em geral de uma arquitetura de desnudamento, como por exemplo as auto-estradas, os shoppings centers, os caixaseletrônicos, os aeroportos e os grandes supermercados dentre outros.
é uma área organizada e delimitada para efeito de planejamento regional e urbano e cuja lógica de distribuição dos elementos geográficos reflete as práticas sociais que o produzem.
é a porção do espaço imediato de vivência e onde se processam as experiências cotidianas, onde o homem constrói sua identidade e estabelece relações de afetividade. Tem densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa, guardando em si o movimento da vida, enquanto dimensão do tempo passado e presente A maioria dos seus elementos são de cunho abstrato.
é entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança. Tem um caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através de seu trabalho, cultura, emoção. É percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado.
Das alternativas a seguir, indique todas as que estão corretas.
I. O meridiano de origem é denominado de Greenwich, que divide a Terra em hemisfério ocidental, localizado a oeste de Greenwich e hemisfério oriental, localizado a leste de Greenwich.
II. Todos os paralelos e meridianos são círculos máximos.
III. A latitude geográfica de um ponto é calculada a partir da distância angular deste ponto ao Equador, podendo variar de 0° (Equador) a 90° (pólos), sendo sempre Norte ou Sul.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas o item II está correto.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Os itens I, II e III estão corretos.
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Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".
Do assunto em pauta é correto afirmar que:
devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar.
a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades.
sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades.
os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar.
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Se Você fosse ministrar uma aula para a sexta série do ensino fundamental com a seguinte temática: os Grandes Projetos e a economia regional amazônica, qual dos roteiros abaixo escolheria para sua exposição didática:
O que são os Grandes Projetos?
O projeto Ferro Carajás.
Zona Franca de Macapá.
Projeto Trombetas e as conseqüências ambientais.
Projeto mineralógico Jari e sua área de atuação.
O que são os Grandes Projetos?
O porquê da escolha da Amazônia para a implantação dos Grandes Projetos.
Área de livre comércio do Amapá e a ICOMI (os primeiro projetos).
Impactos ambientais do Projeto Carajás.
A Celmar no Maranhão.
Os Grandes Projetos e a diminuição da dívida externa.
A ICOMI e o Jari (os primeiros projetos).
A E.F. Carajás: sua importância.
Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos.
O que são os Grandes Projetos?
O que levou o governo a escolher a Amazônia.
Os primeiros projetos: o projeto manganês e o projeto Jari. Programa Grande Carajás – as frentes integradas: ferro Carajás, projeto Trombetas e sua articulação com os projetos de alumínio, Usina Hidroelétrica de Tucuruí.
Impactos ambientais e conseqüências dos Grandes Projetos nos contextos intra e inter regionais.
Dois pontos A e B, localizados na mesma Latitude, apresentaram em um determinado mês o mesmo valor de temperatura média. Entretanto, no ponto A foi registrado 100mm de chuva e no ponto B apenas 50mm. De acordo com o método de Thornthwaite (1948), a Evapotranspiração Potencial (ETP) calculada nos dois pontos será:
ETP de A > que ETP de B.
ETP de A < que ETP de B.
ETP de A = a ETP de B.
Dependerá da longitude dos pontos.
Dependerá da umidade relativa registrada nos pontos.
O parágrafo refere-se aos
curdos.
palestinos.
bascos.
celtas
catalães.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as competências e habilidades em Geografia, os PCN estabelecem a Representação e Comunicação. Assinale a alternativa que menciona exemplos dessas competências e habilidades.
Reconhecer e aplicar no cotidiano os conceitos básicos de Geografia.
Ler e analisar mapas e gráficos.
Reconhecer fenômenos espaciais a partir da comparação e interpretação
Comparar as relações entre preservação e degradação da vida na Terra.
Identificar e avaliar o impacto das transformações naturais sociais e econômicas.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Num mapa político, de escala 1: 1000.000, foram realizadas três medições, a saber: AB= 7,3cm; BC = 8,2cm e CD= 9cm. Quais as distâncias correspondentes, respectivamente, no terreno?
73 km, 82km e 90km.
730km, 820km e 900km
73 m, 82m e 90 m.
23 km, 280 km e 91 km.
71 km, 83 km e 91 km.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um dos importantes instrumentos de que dispõe o professor de Geografia para lecionar essa disciplina são as cartas com curvas de nível. Essas curvas servem para:
a representação das isóbaras de superfície.
a identificação das áreas densamente povoadas.
o reconhecimento dos espaços geográficos economicamente desenvolvidos.
a identificação dos compartimentos de relevo.
o traçado das áreas de maior precipitação pluviométrica.
Geografia - Cartografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As distâncias, num mapa político, entre três cidades são as seguintes:
AB= 6,2cm
BC= 7,1cm
CD= 5,0cm
Quais as distâncias respectivamente correspondentes no terreno, se o mapa foi feito numa escala numérica de 1: 500.000 ?
31km, 35,5km e 25km
31km, 25,5km e 15km
30,2km, 71km e 5km
21km,35km e 25km
62 km, 71 km e 50km.
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