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Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.
Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação
Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.
Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.
Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise.
Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida.
A partir das representações espaciais, é possível a análise, a interpretação e a compreensão do espaço geográfico.
Observe o mapa abaixo.
Nele não é possível identificar.
A organização do espaço urbano-rural e o processo de ocupação do município de Paulista.
As noções dos limites político-administrativos entre municípios, mesorregiões, microrregiões e estados.
A localização do município de Paulista através da rede de coordenada geográfica e identificação dos pontos cardeais e colaterais.
As escalas gráficas e numéricas, facilitando o entendimento da relação entre o real e a sua representação.
Noções sobre a área territorial e a determinação da distância entre as redes municipais.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:
- Representação e comunicação;
- Investigação e compreensão;
- Contextualização sociocultural.
Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.
Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:
a representação e comunicação, por trabalhar-se com códigos específicos da linguagem geográfica.
a contextualização sociocultural por reconhecer no cotidiano os conceitos básico da Geografia.
a investigação e compreensão dos processos de formação territorial
a contextualização sociocultural das transformações tecnológicas que incidem sobre a natureza.
a representação e comunicação por interpretar e avaliar as práticas dos diferentes agentes ambientais.
Com base nas informações do mapa a seguir, assinale a alternativa correta.
Paulista tem como limite ao Norte os municípios de Itamaracá, Igarassu e Abreu e Lima.
Paulista está localizado ao Sul de Região Metropolitana do Recife.
A sede municipal do Paulista está situada na orla litorânea.
Os municípios de Camaragibe, Olinda e Recife se limitam ao Sul com Paulista.
O município do Paulista, situado no litoral norte de Pernambuco, possui tempera-tura média alta amenizada pela presença do oceano Atlântico.
– "Os pólos salineiros na região litorânea do extremo norte do Estado, movimentam o porto de Areia Branca, sendo responsável por 90% da produção nacional."
– "A extração de petróleo movimenta o Porto de Guamaré, sendo o maior produtor de petróleo "em terra" no Brasil."
Estas duas atividades citadas nas afirmativas acima são relacionadas ao Estado do Rio Grande do Norte. Sobre elas podemos afirmar:
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Um professor de Geografia estava planejando uma unidade de ensino que trataria do tema "O capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial". Quais deveriam ser as dimensões procedimentais dos conteúdos a serem apreendidos pelos alunos?
1 - O desenvolvimento de atitudes solidárias para com os povos do mundo.
2 - O início do imperialismo e o liberalismo.
3 - O capitalismo industrial.
4 - Leitura de textos.
5 - Pesquisa, no lugar onde o aluno reside, de alguns elementos da globalização.
Estão corretos:
1 e 2, apenas
4 e 5, apenas.
1,2 e 3, apenas
2, 3 e 5, apenas
1, 2, 4 e 5, apenas.
A formação vegetal heterogênea e latifoliada, com tipos arbóreos predominantemente de médio e grande portes e presença maciça de lianas e estrutura cerrada, que ocupa vastas áreas da porção equatorial do território brasileiro, é o(a):
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia aplicou, numa turma do Ensino Médio, a seguinte questão:
"Calcule a distância, no mapa, em linha reta, entre as cidades de Uruguaiana e Porto Alegre. Os dados complementares disponíveis são: escala numérica = 1:6.500.000; distância real= 565,5 km."
A resposta correta é:
18,7cm.
9,7cm.
6,5cm
8,7cm
7,7cm.
O climograma acima refere-se a uma cidade brasileira cujo tipo climático correspondente é o:
O carvão mineral originou-se da decomposição de restos de grandes massas de microorganismos e, sobretudo, de vegetais que foram soterrados há cerca de 350 milhões de anos na Era Paleozóica. Sua composição varia conforme a idade geológica da jazida.
A principal região e o estado maior produtor de carvão mineral no Brasil é:
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