Questões de Geografia

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De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.

  • A.

    Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação

  • B.

    Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.

  • C.

    Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.

  • D.

    Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise.

  • E.

    Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida.

A partir das representações espaciais, é possível a análise, a interpretação e a compreensão do espaço geográfico.

Observe o mapa abaixo.

Nele não é possível identificar.

  • A.

    A organização do espaço urbano-rural e o processo de ocupação do município de Paulista.

  • B.

    As noções dos limites político-administrativos entre municípios, mesorregiões, microrregiões e estados.

  • C.

    A localização do município de Paulista através da rede de coordenada geográfica e identificação dos pontos cardeais e colaterais.

  • D.

    As escalas gráficas e numéricas, facilitando o entendimento da relação entre o real e a sua representação.

  • E.

    Noções sobre a área territorial e a determinação da distância entre as redes municipais.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:

- Representação e comunicação;

- Investigação e compreensão;

- Contextualização sociocultural.

Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.

Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:

  • A.

    a representação e comunicação, por trabalhar-se com códigos específicos da linguagem geográfica.

  • B.

    a contextualização sociocultural por reconhecer no cotidiano os conceitos básico da Geografia.

  • C.

    a investigação e compreensão dos processos de formação territorial

  • D.

    a contextualização sociocultural das transformações tecnológicas que incidem sobre a natureza.

  • E.

    a representação e comunicação por interpretar e avaliar as práticas dos diferentes agentes ambientais.

Com base nas informações do mapa a seguir, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Paulista tem como limite ao Norte os municípios de Itamaracá, Igarassu e Abreu e Lima.

  • B.

    Paulista está localizado ao Sul de Região Metropolitana do Recife.

  • C.

    A sede municipal do Paulista está situada na orla litorânea.

  • D.

    Os municípios de Camaragibe, Olinda e Recife se limitam ao Sul com Paulista.

  • E.

    O município do Paulista, situado no litoral norte de Pernambuco, possui tempera-tura média alta amenizada pela presença do oceano Atlântico.

– "Os pólos salineiros na região litorânea do extremo norte do Estado, movimentam o porto de Areia Branca, sendo responsável por 90% da produção nacional."

– "A extração de petróleo movimenta o Porto de Guamaré, sendo o maior produtor de petróleo "em terra" no Brasil."

 Estas duas atividades citadas nas afirmativas acima são relacionadas ao Estado do Rio Grande do Norte. Sobre elas podemos afirmar:

  • A. A 1ª é verdadeira e a 2ª é falsa.
  • B. As duas são verdadeiras.
  • C. As duas são falsas.
  • D. A 2ª é verdadeira e a 1ª é falsa.
  • E. N.R.A.

Um professor de Geografia estava planejando uma unidade de ensino que trataria do tema "O capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial". Quais deveriam ser as dimensões procedimentais dos conteúdos a serem apreendidos pelos alunos?

1 - O desenvolvimento de atitudes solidárias para com os povos do mundo.

2 - O início do imperialismo e o liberalismo.

3 - O capitalismo industrial.

4 - Leitura de textos.

5 - Pesquisa, no lugar onde o aluno reside, de alguns elementos da globalização.

 Estão corretos:

  • A.

    1 e 2, apenas

  • B.

    4 e 5, apenas.

  • C.

    1,2 e 3, apenas

  • D.

    2, 3 e 5, apenas

  • E.

    1, 2, 4 e 5, apenas.

A formação vegetal heterogênea e latifoliada, com tipos arbóreos predominantemente de médio e grande portes e presença maciça de lianas e estrutura cerrada, que ocupa vastas áreas da porção equatorial do território brasileiro, é o(a):

  • A. Cerradão.
  • B. Hiléia.
  • C. Mata de Araucárias
  • D. Mata de Cocais
  • E. Floresta Tropical de Encosta.

O professor de Geografia aplicou, numa turma do Ensino Médio, a seguinte questão:

"Calcule a distância, no mapa, em linha reta, entre as cidades de Uruguaiana e Porto Alegre. Os dados complementares disponíveis são: escala numérica = 1:6.500.000; distância real= 565,5 km."

A resposta correta é:

  • A.

    18,7cm.

  • B.

    9,7cm.

  • C.

    6,5cm

  • D.

    8,7cm

  • E.

    7,7cm.

                      

O climograma acima refere-se a uma cidade brasileira cujo tipo climático correspondente é o:

  • A. Equatorial.
  • B. Subtropical.
  • C. Tropical Semi-árido.
  • D. Tropical de Monção
  • E. Tropical de Altitude

O carvão mineral originou-se da decomposição de restos de grandes massas de microorganismos e, sobretudo, de vegetais que foram soterrados há cerca de 350 milhões de anos na Era Paleozóica. Sua composição varia conforme a idade geológica da jazida.

A principal região e o estado maior produtor de carvão mineral no Brasil é:

  • A. Região Sudeste; São Paulo.
  • B. Região Sul; Rio Grande do Sul.
  • C. Região Sudeste; Minas Gerais.
  • D. Região Sul; Santa Catarina.
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