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Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia, do Ensino Médio, numa determinada escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, projetou uma transparência com o mapa reproduzido a seguir.
Perguntou, então, aos alunos o que os traços escuros mais grossos estavam indicando. Obteve cinco respostas. Qual a correta?
maciços antigos
zonas de expansão de placas litosféricas
zonas de dobramentos modernos
escudos pré-cambrianos.
zonas de baixa sismicidade.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre as massas de ar, faça a associação correta.
I. Massa Equatorial Atlântica
A. É fria e úmida, originária do Atlântico, durante o inverno encontra-se fortalecida, seu ramo abrange grande parte do território brasileiro.
II. Massa Polar Atlântica
B. É a massa de ar de maior atuação no território brasileiro, com influência em todas as regiões.
III. Massa Tropical Continental
C. É quente e úmida e vem do Atlântico Norte. Forma os ventos alísios do Nordeste. Sua atuação é o litoral do Norte e Nordeste, principalmente na primavera e no verão.
IV. Massa Equatorial Continental
D. É quente e seca, surge na Depressão do Chaco. No Brasil, influencia o sul da região Centro-Oeste e oeste da região Sul e Sudeste, provocando longos períodos de estiagem.
A ordem correta é
IA, IIIB, IIC e IVD.
IIIA, IVB, IIC e ID.
IVA, IIB, IC e IIID.
IA, IIB, IIIC e IVD.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um aluno da 8ª Série do Ensino Fundamental, estudando os solos da África, perguntou à sua professora de Geografia o que significava a expressão "solos lateríticos". Sobre as informações que a professora poderia dar a respeito desse tema, analise as afirmativas abaixo:
1 - São solos que só se verificam nas áreas áridas da África, especialmente nos terraços fluviais.
2 - O desenvolvimento desses solos só acontece em rochas vulcânicas, como o basalto e o granodiorito.
3 - Os solos lateríticos constituem materiais incoesos ou compactos, resultantes da ação de intenso intemperismo químico sob condições tropicais.
4 - Esses solos ocorrem sobre vários tipos de rochas, com exceção de certos quartzitos
5 - No desenvolvimento dos solos lateríticos, os fatores climáticos são extremamente importantes, principalmente a temperatura e a pluviosidade.
São verdadeiras:
1 e 5, apenas.
2 e 5, apenas.
1,2 e 3, apenas
3,4 e 5, apenas.
1,2 e 5, apenas.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A paisagem é o resultado do processo de construção do espaço. Segundo Santos, (1988) "A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais, é formada por frações de ambas". Assinale a alternativa que identifica as condições ambientais e características de algumas paisagens.
Dentre os principais compartimentos do relevo no estado de Pernambuco, destacam-se: planície costeira, colinas de Zona da Mata, Planalto da Borborema e Chapada do Apodi, com intensa exploração do minério.
O clima quente e úmido com chuvas de verão ocorre em toda a Zona da Mata, dominando sobretudo na parte da "Mata Seca", no município de Paulista, onde predomina a cana-de-açúcar.
O rio São Francisco, que separa, no Nordeste, os estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas, é utilizado para a produção de energia elétrica e para a irrigação com a presença de projetos agrícolas para exportação.
O rio Paratibe situa-se no município de Paulista, em terrenos cristalinos da Borborema, favorecendo, próximo a sua foz, a criação de camarões.
A Mata Atlântica, segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, foi a mais atingida pelo desmatamento praticado desde o início da colonização.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um professor de Geografia entregou a seus alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir e solicitou- lhes que identificassem, no mapa reproduzido adiante, o país descrito. Qual a opção correta que deveria ser assinalada?
1
2
3
4
5
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um aluno do 1° ano do Ensino Médio ouviu, num noticiário de TV, que "uma onda de leste atingiu a costa pernambucana, provocando grandes estragos na Zona da Mata." Querendo compreender melhor esse assunto, perguntou à sua professora de Geografia o que era uma onda de leste? Assinale a resposta correta que deveria ser dada ao aluno.
"É o avanço da Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste brasileiro, no inverno."
"É um sistema atmosférico que se forma sobre o continente e avança para leste, atingindo Pernambuco e Paraíba
"É um sistema ondulatório, com uma grande massa de nuvens, que se origina sobre o Atlântico, entre a África e o Brasil, e que se desloca de leste para oeste.
"É uma linha de instabilidade tropical que se forma no Agreste e no Sertão, atingindo o leste de Pernambuco.
É uma massa de nuvens que se origina na costa do Rio de Janeiro e atinge Pernambuco, nos meses de inverno."
Suponha que você seja contratado para elaborar um zoneamento ambiental do bioma cerrado na escala de 1:250.000. Para isso, será necessário produzir ou obter dados georreferenciados de uso antrópico, além de topografia, vegetação natural, solos e outros dados auxiliares, como hidrografia, sistema viário e censo agropecuário. Considerando que o cerrado ocupa uma área de aproximadamente 208 milhões de hectares na porção central do Brasil, julgue os itens que se seguem, com referência a esse zoneamento ambiental.
Dados atuais de uso antrópico e de cobertura vegetal natural podem ser obtidos a partir dos mapas fitoecológicos do projeto RADAMBRASIL.
A monocultura do café, que por muito tempo existiu no Paraná, desenvolveu-se no norte do Estado devido a um tipo de terra bastante apropriado para o cultivo.
Assinale opção correta.
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a):
Sertão do Cariri
Sertão do Brasil Central
Sertão do Meio Norte
Agreste Acaatingado
Área de exceção dos sertões hiperáridos
Geografia - Educação em Geografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:
Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:
a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.
é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio.
os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma.
os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus.
o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada
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