Lista completa de Questões de Geografia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No estudo das potencialidades paisagísticas dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do território brasileiro, o geógrafo Aziz Ab´Saber utiliza o conceito de "área core", que se refere
à área nuclear ou principal de cada domínio, em que as condições fisiográficas e biogeográficas formam uma área que apresenta relativa homogeneidade, com um ecossistema predominante, porém, não único.
à área nuclear de cada domínio, com extensão e arranjo espacial variáveis, que reúne as principais condições fisiográficas e biogeográficas e favorece a formação em um único ecossistema.
às áreas de transição, ou seja, áreas periféricas dos domínios, que conservam as mesmas características morfoclimáticas e fitogeográficas das áreas nucleares.
à área de solos mais férteis de cada domínio, o que possibilita condições ecologicamente favoráveis à formação de uma vegetação mais rica em biodiversidade.
à área nuclear do domínio morfoclimático, que corresponde à área de clima mais úmido, o que favorece a biodiversidade da flora e da fauna.
Considere o texto abaixo.
Esta descrição refere-se ao domínio
das araucárias na porção subtropical do Brasil e à forte ocupação agropecuária, que provoca a erosão do solo arenoso e impróprio para o desenvolvimento da agricultura nessa região.
do cerrado, visto que, ao mencionar a presença de "florestas biodiversas dotadas de diferentes biotas", o autor nos remete aos diferentes ecótonos que compõem o cerrado, tais como o cerradão e os campos limpos.
dos "mares de morros", no qual predomina a floresta tropical atlântica, com alguns "enclaves" resultantes das variações climáticas, geomorfológicas e pedológicas em sua área nuclear.
dos "mares de morros", que sofreu intensa ocupação urbano-industrial e grande desequilíbrio ecológico, problema ultimamente contornado, graças à disponibilidade de recursos técnicos e econômicos na área de ocorrência desse domínio.
amazônico, uma vez que os elevados índices pluviométricos citados provocam desliza-mentos de terra, principalmente ao longo de rodovias como a Transamazônica e nas áreas de experiências agronômicas de grupos estrangeiros.
Observe a figura abaixo.
O domínio morfoclimático brasileiro em que se encontra a vegetação representada na ilustração apresenta características como:
predominância de solos pobres (latossolos e lateritas) / presença de florestas-galeria ou matas ciliares / drenagem perene no fundo dos vales, constantemente abastecida pelo lençol d´água subterrâneo / cabeceiras em anfiteatro raso e pantanoso, que caracterizam o domínio do cerrado.
alteração superficial das rochas (de 0 a 3 metros, em média) e solos rasos / vastas depressões intermontanas e interplanálticas / drenagem exorreica intermitente / campos de inselbergs, que caracterizam o domínio das caatingas.
alteração superficial das rochas (de 0 a 3 metros, em média) e solos rasos / vastas depressões intermontanas e interplanálticas / drenagem exorreica intermitente / campos de inselbergs, que caracterizam o domínio do cerrado.
predominância de solos pobres (latossolos e lateritas) / presença de florestas-galeria ou matas ciliares / drenagem perene no fundo dos vales, constantemente abastecida pelo lençol d´água subterrâneo / cabeceiras em anfiteatro raso e pantanoso, que caracterizam o domínio das caatingas.
predominância de solos pobres em nutrientes, pedregosos e rasos (latossolos) / drenagem perene no fundo dos vales, constantemente abastecida pelo lençol d´água subterrâneo / cabeceiras em anfiteatro raso e pantanoso, que caracterizam o domínio das caatingas.
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das relações homem/natureza, produção e consumo/sustentabilidade, julgue os itens a seguir, tendo por base inicial o texto.
A primeira Conferência Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento apresentou como principal causa da degradação dos recursos naturais a pobreza dos países subdesenvolvidos e, naquele momento, firmou-se um acordo entre países pobres e países ricos para erradicar a miséria no mundo.
O deslocamento da população do campo para as cidades não ocorreu de forma igualmente acelerada nas diversas regiões do mundo. A partir de meados do século XX, também o contingente populacional dos países do então chamado Terceiro Mundo cresceu mais depressa que a dos países industrializados. No que concerne às tendências de crescimento das cidades e da população mundial, assinale a opção correta.
Os países pobres, por apresentarem menor taxa de mortalidade que os países ricos, crescem a um ritmo maior.
O contingente populacional mundial continua crescendo.
Enquanto países ricos evidenciam uma crescente urbanização, os países pobres permanecem com a maioria da sua população residindo no campo.
A metropolização é um processo exclusivo dos países ricos com elevado grau de industrialização.
A respeito da transição demográfica, assinale a alternativa correta:
a transição demográfica se refere à transição entre um período de alto crescimento demográfico e um período de baixo crescimento demográfico
no período pré-transicional, é observada uma alta taxa de natalidade e uma taxa de mortalidade também elevada
na primeira fase da transição demográfica ocorre um aumento nas taxas de natalidade é registrado um elevado crescimento vegetativo da população
na segunda fase da transição demográfica ocorre a redução das taxas de mortalidade e, conseqüentemente, uma redução do crescimento vegetativo
na terceira fase, ou seja, período pós-transicional, as taxas de mortalidade e de natalidade retomam seu crescimento
A pirâmide de idades é um exemplo de aplicação de histograma. Trata-se de uma representação da estrutura por sexo e por idade de uma população.
Sobre a Pirâmide de Idades, é correto afirmar que
a construção é feita em forma de pirâmide empilhando-se barras verticais por grupos de idades.
a base é constituída por homens e o ápice por mulheres com várias faixas etárias.
esta forma de representação gráfica permite avaliar o percentual de pessoas para cada faixa etária e sexo.
a construção se dá a partir de dados coletados na relação entre as taxas de mortalidade e natalidade.
a construção parte de uma tabela, colocando-se na base a quantidade de população idosa e adulta.
Nesse caso,
é impossível transferir essa superfície para um plano sem desfigurá-la ou alterá-la.
é possível transferir essa superfície para um plano sem provocar qualquer tipo de alteração.
é a escolha da legenda que determinará as distorções desta transferência para o plano.
é a projeção equivalente a indicada para a transferência sem distorções.
é possível transferir essa superfície para o plano a partir de projeção conforme.
A partir das idéias apresentadas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O aumento demográfico, que apresenta ritmo variável entre as cidades brasileiras, é resultado da urbanização e do crescimento vegetativo.
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito da questão da degradação ambiental.
Desde o advento da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), o Brasil deixou de figurar como país poluidor, devido a pressões do exterior para que o país preserve a maior floresta tropical do planeta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...