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Alicerçado na idéia de que a geografia é o pivot (base, sustentáculo) da história, Mackinder construiu toda uma teoria que tem na geoestratégia a chave para a hegemonia mundial. Dentre vários conceitos que criou, o de heartland é o que mais se destacou.
A importância dessa região (heartland) estaria na combinação de três características:
a presença de uma porção importante da maior planície do mundo, a presença de alguns dos maiores rios do mundo (sic) e a sua natureza mais ou menos fechada às incursões marinhas.
grandes reservas de carvão mineral, gás e petróleo, a presença de uma porção importante da maior planície do mundo e no fácil acesso aos portos do mar do Norte.
sua natureza mais ou menos fechada em relação às incursões marinhas, a presença de alguns dos maiores rios do mundo (sic) e a presença de grandes reservas de gás natural e petróleo.
a presença de alguns dos maiores rios do mundo (sic), a presença de grandes reservas de carvão mineral e petróleo e a proximidade ao subcontinente Indiano.
fácil acesso aos portos do mar do Norte, a presença de uma porção importante da maior planície do mundo e a proximidade ao Oriente Médio.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a diversidade dos temas nele tratados, julgue os itens a seguir.
O desenvolvimento do capitalismo no mundo por meio da difusão de tecnologias, valores e modalidades de consumo tem avançado sobre diferentes culturas sem encontrar resistência.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
Com a internacionalização da economia, perdeu importância a compreensão de novas espacialidades, como exemplifica a União Européia.
Na intenção de tornar seu trabalho contextualizado, o professor Roberto consultou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia, onde encontrou uma importante orientação. Assinale-a.
A observação da paisagem local, em virtude da idade dos alunos, deve estar restrita à constatação e descrição dos fenômenos que a constituem.
A abordagem de problemas socioambientais visa a favorecer a compreensão de que se é agente ativo e passivo das transformações das paisagens.
O estudo da sociedade deve ser desenvolvido de forma independente, assim como o da natureza, dadas as suas especificidades.
O conceito de espaço deve ser trabalhado partindo do local e indo ao mundial, em progressão hierárquica, favorecendo a compreensão.
No primeiro ciclo deve-se privilegiar a observação do ambiente, ao passo que a construção da linguagem cartográfica terá ênfase no segundo ciclo.
No quadro de evolução do pensamento geográfico, não faltam conhecimentos que encontram aplicação no contexto escolar do ensino da Geografia. Nesse sentido, um dos objetivos do ensino escolar de Geografia é fazer que o aluno se torne capaz de
memorizar os atributos naturais e socioeconômicos de cada país no mundo.
concluir que a construção do espaço geográfico é resultado da maior ou da menor intensidade de exploração da base de recursos naturais de cada país, de tal modo que as regiões mais desenvolvidas do mundo são aquelas mais efetivamente exploradas em suas potencialidades.
reconhecer o papel das tecnologias de comunicação e de informação no desenvolvimento do mundo atual.
inferir que, de acordo com o pensamento atual, a Geografia trabalha com a noção de escala global, visto que a globalização, isto é, o desenvolvimento das redes mundiais de produção, anulou os processos de escala local, pertinentes às análises do passado.
A descrição acima define um conceito fundamental do ensino da Geografia em ambiente escolar. Assinale a opção correspondente a esse conceito.
paisagem
território
lugar
espaço geográfico
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um professor em uma turma de 6ª série utiliza as seguintes informações:
Em 1970, tomando-se este estado como um todo, a região metropolitana de São Paulo detinha 77,52% do Valor de Transformação Industrial. Em 1990 essa participação diminui para 58,92% e esse percentual continua caindo; porém, a metrópole paulista continua mais do que nunca a comandar a vida econômica nacional.
O principal objetivo do professor com estas informações é trabalhar com seus alunos, respectivamente, o processo e o conceito de:
desconcentração industrial e metrópole informacional.
involução metropolitana e política industrial
formação do território nacional e industrialização
fatores de localização industrial e urbanização
desmetropolização e gestão do território
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Assinale a opção que apresenta corretamente as noções com as quais um professor de 5ª série precisa trabalhar com seus alunos para construir a dinâmica das Estações do Ano:
continentalidade e maritimidade
umidade do ar e temperatura média
movimento de rotação e de translação
amplitude térmica e movimento de revolução
movimento de translação e inclinação do eixo terrestre
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Em uma turma de ensino fundamental, o professor explica para os alunos que o clima de Monções resulta da atuação das massas de ar que se deslocam do continente para o oceano no inverno e deste para o continente no verão. Assinale a opção que apresenta corretamente os fatores responsáveis por esta alternância ao longo do ano:
a altitude modesta do litoral e a presença da cordilheira do Himalaia no interior
a existência de uma vasta planície costeira e a grande rede hidrográfica
a diferença de temperatura e pressão entre o continente e o oceano
a atuação dos ventos contra-alísios e as altas pressões equatoriais
a alternância entre inverno e verão de correntes marinhas frias e quentes
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Um professor utiliza as seguintes informações em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental:
Com essas informações o professor está querendo motivar a turma para a explicação e a importância do processo de:
urbanização do Brasil
segregação sócio-espacial
distribuição desigual das chuvas
impermeabilização do solo urbano
ocupação desordenada do solo urbano
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