Questões de Geografia do ano 2007

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Este é o enunciado de uma questão de prova aplicada a uma turma do Ensino Fundamental. O enunciado permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos sobre os seguintes conteúdos:

  • A.

    urbanização e êxodo rural

  • B.

    hierarquização e rede urbana

  • C.

    globalização e regionalização

  • D.

    metropolização e desmetropolização

  • E.

    industrialização e modernização agrícola

Um professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas:

1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país;

2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário;

3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país.

Os objetivos do professor com estas afirmativas são:

I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo.

II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos.

III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s):

  • A.

    I

  • B.

    I e II

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III

  • E.

    I, II e III

Uma professora elabora um exercício no qual são apresentadas características de algumas das regiões do Estado do Rio de Janeiro e solicita aos alunos que estabeleça a relação entre a descrição e o nome da região.

I - Nesta região, a Serra do Mar se aproxima do oceano, as áreas de planície litorânea são restritas e o relevo apresenta-se bastante escarpado, o turismo se destaca como atividade econômica.

II - Nesta região, a paisagem é conhecida como mar de morros que no passado foram desmatados para o cultivo do café, hoje, a atividade industrial domina a economia da região.

III - Nesta região a economia era dominada pelos enormes canaviais e pastagens, hoje, é a atividade petrolífera é que impulsiona a economia de vários de seus municípios.

IV - Nesta região o clima apresenta-se ameno devido a altitude elevada permitindo que desempenhe importante papel na produção de hortaliças.

Assinale a correlação correta entre a descrição da região do estado do Rio de Janeiro e o seu nome, respectivamente:

  • A.

    Baía da Ilha Grande, Médio Vale do Paraíba, Norte Fluminense e Serrana.

  • B.

    Metropolitana, Norte Fluminense, Serrana e Médio Vale do Paraíba.

  • C.

    Dos Lagos, Metropolitana, Serrana e Noroeste Fluminense.

  • D.

    Serrana, Médio Vale do Paraíba, dos Lagos e Noroeste Fluminense.

  • E.

    Baía da Ilha Grande, Metropolitana, Noroeste Fluminense e Serrana.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:

Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:

  • A.

    a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.

  • B.

    o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada

  • C.

    é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio

  • D.

    os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus

  • E.

    os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma

"Do mesmo modo que não há um tempo global, único mas apenas um relógio mundial, também não há um espaço global, mas, apenas, espaços da globalização, espaços mundializados reunidos por redes... as redes são mistas, elas incluem materialidade e ação. A rede técnica mundializada atual é instrumento da produção, da circulação e da informação mundializadas."

(SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, 2004)

De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.

  • A.

    Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.

  • B.

    Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.

  • C.

    Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise

  • D.

    Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida

  • E.

    Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação

Em uma sala de aula do 3.° e 4.º ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de mapas. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas se ele

  • A.

    soube reconhecer os pontos cardeais e encontrou as coordenadas de um ponto.

  • B.

    leu uma carta regional simples e explicou a localização de um fenômeno por correlação entre duas cartas.

  • C.

    conseguiu calcular a altitude de um ponto e a distância deste em relação a outro ponto.

  • D.

    mediu corretamente uma determinada distância sobre uma carta a partir de uma escala numérica.

  • E.

    diferenciou declives, reconheceu e situou as formas de relevo e de utilização do solo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com

  • A.

    a realização de visitas às prefeituras e/ou câmaras municipais, além de promover palestras com autoridades do poder público, para que os alunos compreendam noções de cidadania, direitos e deveres.

  • B.

    a construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos, além de possibilitar a introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda e orientação.

  • C.

    a exposição de conceitos fundamentais, como espaço, lugar e território, de forma abstrata, para desenvolver nos alunos a capacidade de realizar análises complexas sobre o seu espaço vivido.

  • D.

    mapas topográficos em escala detalhada (1:10.000), que permitirão aos alunos uma visão objetiva de seu espaço próximo, com a possibilidade de introdução de noções como o uso do solo urbano e o impacto ambiental.

  • E.

    atividades ao ar livre, como passeios no entorno da unidade escolar e/ou praças próximas, sobre as quais os alunos poderão desenvolver noções de lateralidade e reversibilidade.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), de Geografia apresentam uma discussão sobre os métodos e as teorias das diferentes concepções de Geografia. Segundo este documento, a Geografia

  • A.

    positivista busca analisar o espaço geográfico globalizado, recorrendo às tecnologias aeroespaciais, tais como as imagens de satélite.

  • B.

    marxista negligencia a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo.

  • C.

    neopositivista apresenta como centro de preocupações as relações entre sociedade, trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico.

  • D.

    tradicional abandona o cientificismo ao contextualizar as relações de trabalho visíveis sobre o espaço geográfico.

  • E.

    humanística aborda o espaço utilizando dimensões subjetivas que são fruto das experiências individuais marcadas pela cultura.

Desenvolvendo o tema "Descobrindo a natureza e sua importância para o homem" o professor de Geografia apresenta a imagem abaixo para ser discutida pelos alunos.

Entre os itens que podem ser trabalhados em classe, é correto citar

  • A.

    os fenômenos da natureza, sua regularidade e a superação da visão mágica da natureza.

  • B.

    os mecanismos da natureza, os fenômenos climáticos e suas conseqüências.

  • C.

    o processo de urbanização brasileiro e a questão da ocupação de áreas de risco.

  • D.

    o conceito de formação socioespacial como coexistência de tempos diferentes no espaço.

  • E.

    a redefinição do espaço urbano frente aos fenômenos naturais e ambientais.

Discutindo propostas curriculares, Moraes (2000) comenta que a transdisciplinaridade é pouco praticada na estrutura dos programas. Segundo o autor os trabalhos interdisciplinares

  • A.

    para serem levados a termo devem representar uma relativa renúncia dos objetos específicos de cada disciplina envolvida.

  • B.

    tendem a ser pouco objetivos em termos pedagógicos, além de exigirem um tempo muito grande de preparo e execução.

  • C.

    têm curta duração em termos de fixação de conteúdos, embora sejam adequados para dar ao aluno uma visão de totalidade.

  • D.

    alimentam-se de conhecimentos prévios gerados nos campos disciplinares e, portanto, não eliminam as especificidades de cada abordagem.

  • E.

    não conseguem articular todos os componentes curriculares porque há elementos do conhecimento que são singulares e específicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...