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Vários livros didáticos de 5ª série iniciam os conteúdos de geografia com uma discussão sobre os lugares de vivência dos alunos. Moraes (2000) assinala que esta prática
está correta, pois parte-se do espaço mais imediato que progressivamente será ampliado; é a teoria dos círculos concêntricos.
deve ser repensada, pois o lugar deveria ser visto como uma singularidade, mas também como uma parte do mundo.
carece de fundamento metodológico porque realça a experiência cotidiana e o espaço de vivência no processo educativo.
permite ao aluno utilizar sua experiência e perceber que o seu conhecimento é a base de todo o ensino da geografia.
é uma forma eficiente de introduzir conteúdos mais complexos como gêneros de vida e modos de produção.
Segundo o PCN, ao oferecer oportunidades do aluno praticar a leitura de paisagens, o professor de Geografia estará possibilitando ao aluno
entender os conceitos de região e de território como pontos chave para compreender o mundo.
delimitar a abrangência do saber geográfico como saber necessário para entender o mundo.
identificar o verdadeiro objeto da Geografia que é a relação do homem com o meio.
descrever diferentes formas de ocupação e adaptação do homem ao meio ambiente.
reconhecer os elementos sociais, culturais e naturais do espaço e a interação entre eles.
Dentre os autores considerados pioneiros no ensino de geografia, do início do século XX, encontram-se:
Manuel Said Ali Ida e Delgado de Carvalho.
Delgado de Carvalho e Manoel Correia de Andrade.
Manuel Said Ali Ida e Aroldo de Azevedo.
Aroldo de Azevedo e Delgado de Carvalho.
Manoel Correia de Andrade e Aroldo de Azevedo.
Sobre as propostas de programação escolar apresentadas no quadro, pode-se afirmar que
a proposta A pode ser classificada como tradicional por priorizar os processos de ensino-aprendizagem, enquanto a proposta B se preocupa com a aplicação de conceitos e técnicas do saber acadêmico no âmbito escolar.
a proposta A apresenta um caráter tradicional pois, prioriza os conteúdos e a forma de avaliação em detrimento da metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem, valorizada na proposta B, que pode ser considerada alternativa.
a proposta B apresenta grandes limitações para superar o "enciclopedismo" presente nas propostas tradicionais de programação escolar na disciplina de Geografia, pois exclui o método e enfatiza a seleção de conteúdos.
ambas as propostas podem ser consideradas alternativas visto que valorizam os processos cognitivos e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a leitura e compreensão do espaço geográfico.
ambas as propostas podem ser consideradas tradicionais pelo fato de não apresentarem avanços na concepção do processo de ensino-aprendizagem, ao compararmos o item "seleção de conteúdos", apresentado nas duas propostas.
Nas duas últimas décadas, novos desafios vêm sendo enfrentados pela educação em geral e pela disciplina de geografia em particular. Dentre esses desafios estão a leitura do mundo em que vivemos, a reflexão sobre questões socioambientais e os conflitos étnico-culturais em várias partes do mundo. Diante desse cenário, podese afirmar que
a escola vem sendo adequadamente reformulada e, conseqüentemente, estamos assistindo a uma grande valorização da disciplina de Geografia, confirmada pelo aumento de sua carga horária no ensino fundamental e médio.
a disciplina de Geografia não tem contribuído significativamente para a necessária renovação do processo de ensino-aprendizagem frente aos desafios citados, devido à ausência de pesquisas acadêmicas referentes à reformulação do ensino de Geografia.
o enfrentamento desses novos desafios é marcado pela pluralidade de situações e contextos vividos pelos sistemas educacionais, podendo ser encontrados países que recentemente promoveram uma revalorização da disciplina de Geografia como também aqueles que optaram pela redução da quantidade de aulas de Geografia.
de uma forma geral, por influência das iniciativas de geógrafos e educadores franceses, nota-se um aumento na carga horária da disciplina de Geografia nos países do continente europeu, enquanto que nos países da América a Geografia escolar vem perdendo espaço para outras disciplinas.
a interdisciplinaridade, processo de ensinoaprendizagem implantado com sucesso em nível mundial, solucionou as dificuldades enfrentadas pela disciplina de Geografia no que se refere ao estudo de novas temáticas.
Considere o texto abaixo.
Ao mencionar a "nova maneira de encarar e praticar a geografia" o autor refere-se à geografia escolar
tradicional que, fundamentada na análise marxista da realidade e do contexto socioeconômico em que a escola se insere, busca soluções para os problemas enfrentados pela comunidade escolar.
"pós-moderna", que se propõe a superar os problemas e desafios sociais e políticos trazidos à tona pela modernidade.
crítica que, com base nas correntes de pensamento e autores citados neste texto, vem transformando radicalmente o ensino dessa disciplina no Brasil, desde a década de 1950.
descritiva que, devido ao seu caráter mnemônico, vem ampliando as possibilidades de transformação social no Brasil, nas últimas décadas, contribuindo para a formação de alunos cidadãos.
crítica, movimento de professores da educação básica e pesquisadores acadêmicos que, a partir da década de 1960, passam a valorizar a criticidade e o engajamento como parte do saber geográfico.
Ainda que, no passado, tenha sido considerado por muitos educadores como uma técnica, cada vez mais se encontra na literatura, a conceituação dessa prática pedagógica como um método de investigação da realidade adotado por professores e alunos, que requer uma abordagem pluri, multi e/ou interdisciplinar.
Esta descrição refere-se
às excursões e saídas de lazer, que priorizam o contato de alunos e professores com realidades socioambientais diferentes daquela do entorno da escola.
ao trabalho de campo, método largamente utilizado por professores das diferentes áreas do conhecimento e nos mais variados níveis da educação básica em razão da emergência das questões ambientais.
ao estudo do meio, método que segue técnicas de investigação pré-definidas e que devem ser rigorosamente seguidas para que se obtenham os resultados esperados.
ao estudo do meio, método que, em conseqüência do trabalho de professores e alunos em diversas experiências educativas e escolas, vem se transformando ao longo do tempo.
ao estudo do meio, cuja origem como prática pedagógica data da década de 1990, quando a questão da degradação ambiental ganha destaque nos meios de comunicação de massa.
Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.
No ensino da Geografia, dever ser compreendido que no processo de construção do espaço há uma dinamicidade que o coloca em constante transformação.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
A instrumentação do aluno para uma leitura crítica do mundo, abarcando conflitos, lutas e contradições existentes, é um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar.
Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.
Apesar de ser considerada uma ciência social, a Geografia deixa de contribuir para a formação do aluno como cidadão ao ter como meta o estudo dos lugares.
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