Questões de Geografia do ano 2011

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Considerada a terceira maior economia do mundo, o Japão possui um diversificado parque industrial, constituído em bases de amplas trocas comerciais. A Divisão Internacional doTrabalho sempre apresentou o país como um dos grandes dependentes de recursos naturais na economia mundial. Atualmente, com o intuito de não perder o controle sobre o fluxo de importações das matérias-primas, o Japão promove uma nova estratégia, que é identificada como:

  • A.

    o desenvolvimento de um avançado processo de automatização dos parques industriais.

  • B.

    a criação de empreendimentos de exploração mineral e vegetal que atuememoutros países.

  • C.

    a importação de recursos minerais e vegetais provenientes de países subdesenvolvidos.

  • D.

    o estabelecimento de isenção das taxas alfandegárias em produtos com alto valor energético.

  • E.

    o incentivo a pesquisas científicas na produção de recursos minerais e vegetais.

A partir da tabela a seguir, que representa o fluxo de capital produtivo e financeiro de algumas empresas mundiais, pode-se afirmar que:

  • A.

    os fluxos de capital especulativo encontram-se descolados da origem da empresa.

  • B.

    as principais transações comerciais do mundo encontram-se no hemisfério norte.

  • C.

    a diversificação em investimentos financeiros é proporcional ao comércio exterior.

  • D.

    as empresas transnacionais são dependentes do fluxo comercial internacional.

  • E.

    os países mais desenvolvidos são os que possuem os principais mercados consumidores.

Discutindo as crises financeiras nas economias emergentes e a bolha especulativa americana, no início dos anos 2000, Magnoli (2004) analisa o papel assumido pelos organismos internacionais a partir daquela ocasião, destacando que

  • A.

    o Banco Mundial deixou de ser uma fonte significativa de financiamento e passou a desempenhar funções de destaque apenas para as economias mais pobres.

  • B.

    o FMI passou a gerenciar os fluxos internacionais de capitais, interferindo diretamente nas grandes bolsas de valores do mundo, principalmente em Wall Street.

  • C.

    a OMC transformou-se na principal organizadora das economias desenvolvidas, restringindo o avanço econômico dos emergentes no comércio mundial.

  • D.

    a OCDE entrou em decadência após seu esvaziamento determinado pela falência do modelo japonês devido à forte especulação financeira em sua bolsa de valores.

  • E.

    o Gatt manteve a dinâmica de integração comercial, abalada temporariamente devido aos problemas no sistema monetário mundial, mas retomada a partir de 2005.

Discutindo as diversas regionalizações do mundo, Haesbaert & Porto-Gonçalves (2006) destacam que a regionalização do mundo em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos

  • A.

    havia sido pensada como uma base espaço-filosófica de análise por Ratzel, no final do século XIX.

  • B.

    foi uma divisão imposta pela cúpula econômica composta pelas antigas metrópoles coloniais.

  • C.

    era mais consistente porque de alguma forma vinculava a ordem política à ordem econômica.

  • D.

    permaneceu como uma grande ruptura política entre os países pobres e ricos, capitalistas ou socialistas.

  • E.

    subordinava os países pobres às políticas determinadas pelas duas potências hegemônicas: Estados Unidos e União Soviética.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A construção da cidadania no ambiente escolar, fruto da compreensão do espaço e de suas diversas formas de construção, deve ser desassociada das dimensões política e ideológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

O ensino geográfico pautado por estratégias enciclopedistas não propicia a reflexão a respeito da construção e apropriação do espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Somente com a adoção da integração de conteúdos é possível compreender as complexas interações existentes no espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:

  • A.

    diagnóstica e sumativa.

  • B.

    investigativa e niveladora.

  • C.

    generalista e diagnóstica.

  • D.

    sumativa e quantitativa.

  • E.

    qualitativa e generalista.

De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.

  • A.

    Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.

  • B.

    O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.

  • C.

    A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.

  • D.

    Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.

  • E.

    O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.

Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.

  • A.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • B.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • C.

    Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.

  • D.

    Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.

  • E.

    Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.

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