Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerada a terceira maior economia do mundo, o Japão possui um diversificado parque industrial, constituído em bases de amplas trocas comerciais. A Divisão Internacional doTrabalho sempre apresentou o país como um dos grandes dependentes de recursos naturais na economia mundial. Atualmente, com o intuito de não perder o controle sobre o fluxo de importações das matérias-primas, o Japão promove uma nova estratégia, que é identificada como:
o desenvolvimento de um avançado processo de automatização dos parques industriais.
a criação de empreendimentos de exploração mineral e vegetal que atuememoutros países.
a importação de recursos minerais e vegetais provenientes de países subdesenvolvidos.
o estabelecimento de isenção das taxas alfandegárias em produtos com alto valor energético.
o incentivo a pesquisas científicas na produção de recursos minerais e vegetais.
A partir da tabela a seguir, que representa o fluxo de capital produtivo e financeiro de algumas empresas mundiais, pode-se afirmar que:
os fluxos de capital especulativo encontram-se descolados da origem da empresa.
as principais transações comerciais do mundo encontram-se no hemisfério norte.
a diversificação em investimentos financeiros é proporcional ao comércio exterior.
as empresas transnacionais são dependentes do fluxo comercial internacional.
os países mais desenvolvidos são os que possuem os principais mercados consumidores.
Discutindo as crises financeiras nas economias emergentes e a bolha especulativa americana, no início dos anos 2000, Magnoli (2004) analisa o papel assumido pelos organismos internacionais a partir daquela ocasião, destacando que
o Banco Mundial deixou de ser uma fonte significativa de financiamento e passou a desempenhar funções de destaque apenas para as economias mais pobres.
o FMI passou a gerenciar os fluxos internacionais de capitais, interferindo diretamente nas grandes bolsas de valores do mundo, principalmente em Wall Street.
a OMC transformou-se na principal organizadora das economias desenvolvidas, restringindo o avanço econômico dos emergentes no comércio mundial.
a OCDE entrou em decadência após seu esvaziamento determinado pela falência do modelo japonês devido à forte especulação financeira em sua bolsa de valores.
o Gatt manteve a dinâmica de integração comercial, abalada temporariamente devido aos problemas no sistema monetário mundial, mas retomada a partir de 2005.
Discutindo as diversas regionalizações do mundo, Haesbaert & Porto-Gonçalves (2006) destacam que a regionalização do mundo em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos
havia sido pensada como uma base espaço-filosófica de análise por Ratzel, no final do século XIX.
foi uma divisão imposta pela cúpula econômica composta pelas antigas metrópoles coloniais.
era mais consistente porque de alguma forma vinculava a ordem política à ordem econômica.
permaneceu como uma grande ruptura política entre os países pobres e ricos, capitalistas ou socialistas.
subordinava os países pobres às políticas determinadas pelas duas potências hegemônicas: Estados Unidos e União Soviética.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A construção da cidadania no ambiente escolar, fruto da compreensão do espaço e de suas diversas formas de construção, deve ser desassociada das dimensões política e ideológica.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
O ensino geográfico pautado por estratégias enciclopedistas não propicia a reflexão a respeito da construção e apropriação do espaço.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Somente com a adoção da integração de conteúdos é possível compreender as complexas interações existentes no espaço.
Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:
diagnóstica e sumativa.
investigativa e niveladora.
generalista e diagnóstica.
sumativa e quantitativa.
qualitativa e generalista.
De acordo com Moretto (2010, p. 48), Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem. À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.
Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.
O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.
A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.
Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.
O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.
Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.
Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.
Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.
Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.
Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.
Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...