Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca dos ecossistemas brasileiros, julgue os itens subsequentes.
Considera-se o pantanal como um complexo devido à sua vegetação homogênea, que é associada a um processo de alagamento dependente da sazonalidade.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca dos ecossistemas brasileiros, julgue os itens subsequentes.
A floresta aciculifoliada de araucárias se estabeleceu devido a sua sazonalidade bem marcada.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca dos ecossistemas brasileiros, julgue os itens subsequentes.
A caatinga apresenta-se inserida em um contexto de superfícies elevadas, fazendo que as chuvas de relevo sejam menos frequentes.
No Brasil, há formações florestais que ocorrem em áreas abrigadas do litoral tropical, no ponto de contato entre o continente e o mar. É um dos ambientes mais dinâmicos do planeta, embora sua área seja relativamente pequena. Aparecem ao longo das regiões costeiras, entre as latitudes 35 °N e 38 °S, em uma grande variedade de condições ambientais, com salinidades variando entre 0 e 90. Essas formações florestais são ecossistemas denominados
restingas
recifes de corais
praias
manguezais
ilhas oceânicas
Para responder à questão, considere o texto e o mapa apresentados abaixo.
O texto refere-se ao ecossistema da área indicada no mapa com o número
1.
2.
3.
4.
5.
Observe a figura.
De acordo com o geógrafo Aziz AbSáber, a paisagem vegetal observada é característica do domínio morfoclimático
dos Cerrados.
das Caatingas.
Amazônico.
das Araucárias.
dos Mares de Morros.
Segundo o Censo Demográfico de 2000, 32,02% da população, estava abaixo da linha da pobreza , isso significa dizer que:
Tinha rendimento familiar per capita inferior a ¼ salário mínimo.
Tinha rendimento familiar per capita maior que dois salários mínimos.
Tinha rendimento familiar per capita igual a um salário mínimo.
A família apresentava em média três salários mínimos.
Tinha rendimento familiar per capita inferior a ½ salário mínimo.
Observe o gráfico.
Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar que, sob o aspecto demográfico,
a participação da população na faixa etária entre 0 e 14 anos sofreu queda significativa a partir da década de 1980.
a parcela da população com idade acima de 65 anos deverá permanecer pequena, ao longo deste século.
a parcela da população na faixa etária entre 15 e 44 anos deverá continuar em crescimento em razão da grande fecundidade.
a população na faixa etária acima de 50 anos terá maior participação ao longo deste século.
o Brasil pode ser considerado um país jovem, pois a maior parcela da população está na faixa etária entre 0 e 14 anos.
Pode-se afirmar que são características do comércio varejista moderno, EXCETO:
O comércio moderno realiza-se através de uma gama de estabelecimentos que vão das grandes lojas, supermercados e mesmo hipermercados, englobando um número considerável de produtos e uma massa importante de consumidores, até as lojas de produtos da moda, que oferecem um pequeno número de artigos de luxo a uma clientela selecionada.
Os supermercados e as grandes lojas são fortemente sustentados pelas estruturas bancárias, ou então eles mesmos controlam os bancos.
As grandes lojas de supermercados representam um fenômeno de pouca expansão nos países subdesenvolvidos.
A existência de lojas e supermercados está ligada à possibilidade de uma demanda mais numerosa e mais diversificada, assim como as possibilidades de pagamento em dinheiro líquido ou segundo as formas burocráticas de crédito, tais como os cartões de crédito instituídos pelos bancos ou sistemas de crédito particulares a certas firmas comerciais.
O comércio alimentar moderno apresenta um dinamismo significativo no que diz respeito ao atendimento da demanda cada vez mais crescente.
O grande ativo da Nike é sua marca, que vai estampada em todos os seus produtos esportivos. No capitalismo informacional, a marca é mais importante que o produto, que em muitos casos, pode ser fabricado por qualquer empresa terceirizada, localizada em qualquer lugar do mundo. O principal fator locacional buscado pela Nike em países, principalmente, da Ásia é:
recursos minerais.
logística de transporte.
substituição de importações.
jazidas de carvão mineral.
mão de obra barata.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...