Questões de Geografia do ano 2011

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

  • A.

    o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.

  • B.

    prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.

  • C.

    a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.

  • D.

    as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.

  • E.

    formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.

De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:

  • A.

    a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.

  • B.

    uma tarefa sequencialmente dependente da outra.

  • C.

    exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.

  • D.

    uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.

  • E.

    identificar ideias idênticas elencadas.

O´texto apresenta uma transformação nos estudos da geografia, identificada, principalmente, através de uma nova:

  • A.

    relação com o espaço público.

  • B.

    organização do Estado nação.

  • C.

    concepção da natureza.

  • D.

    possibilidade de migrações.

  • E.

    fluidez da economia.

Para tanto, deve-se aplicar a ideia de que:

  • A.

    a geografia escolar deve possibilitar ao aluno a compreensão das teorias acadêmicas.

  • B.

    a geografia propicia ao aluno a plena utilização de sistemas técnicos, tais como o GPS.

  • C.

    a geografia utiliza os conteúdos como pretexto para desenvolver o aluno como cidadão.

  • D.

    a geografia dispensa qualquer necessidade de mediação, pois é a disciplina do espaço.

  • E.

    a geografia ensinada deve ser comparada com a cultura geográfica do cotidiano do aluno.

A conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da “saúde” pode ser identificada através:

  • A.

    das diferenças salariais entre gêneros.

  • B.

    do aumento dos fluxos populacionais.

  • C.

    das deficiências do saneamento básico.

  • D.

    do incentivo à produção da fruticultura.

  • E.

    da formação dos polos universitários.

Observe a imagem.

A imagem acima é uma representação artística do sistema solar, uma montagem usando imagens dos planetas e do Sol. No entanto, esta informação não acompanha a figura, o que pode gerar alguns problemas para a aprendizagem do aluno. Entre esses problemas está o fato

  • A.

    de que os planetas estão em órbita ao redor do Sol.

  • B.

    do poderoso efeito gravitacional do Sol sobre os planetas.

  • C.

    do planeta Mercúrio ser mais quente que Marte.

  • D.

    de todos os planetas aparecerem alinhados ao redor do Sol.

  • E.

    de Júpiter ser o maior de todos os planetas.

Todo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música “Canto de Um Povo de Algum Lugar” de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo

  • A.

    heliocêntrico.

  • B.

    arquicêntrico.

  • C.

    concêntrico.

  • D.

    epicêntrico.

  • E.

    geocêntrico.

Um aluno do ciclo II, após algumas aulas sobre a localização da Terra no espaço, escreve: “Moro na Via Láctea, a única galáxia existente no Universo, onde o Sol é a maior estrela”. Um professor, diante dessa afirmação, considera que ela está

  • A.

    correta e o nível de compreensão é considerado avançado para a etapa de escolaridade do Ensino Fundamental II.

  • B.

    correta, faltando apenas um aprofundamento maior sobre o conceito de estrela.

  • C.

    correta, faltando apenas compreender que a Via Láctea não é a única galáxia do Universo.

  • D.

    incorreta, uma vez que a Via Láctea não é a única galáxia existente no Universo e nem o Sol é a maior estrela.

  • E.

    incorreta, uma vez que o lugar onde moramos não é a Via Láctea, mas o planeta Terra que se encontra no Sistema Solar.

Em uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo

  • A.

    ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX.

  • B.

    ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias.

  • C.

    iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento.

  • D.

    contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo.

  • E.

    proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso.

Ao analisar a criação do Estado-Nação da Índia e do Paquistão e a formação de suas fronteiras internacionais, o professor oferece aos alunos o seguinte texto para discussão:

A região foco da rivalidade é

  • A.

    o Tibete.

  • B.

    o Ceilão.

  • C.

    Bengala.

  • D.

    a nascente do Ganges.

  • E.

    a Caxemira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...