Lista completa de Questões de Geografia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Libâneo (2008, p. 120), É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica. Na concepção sociocrítica, vigoram:
o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.
prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.
a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.
as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.
formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.
De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:
a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.
uma tarefa sequencialmente dependente da outra.
exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.
uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.
identificar ideias idênticas elencadas.
O´texto apresenta uma transformação nos estudos da geografia, identificada, principalmente, através de uma nova:
relação com o espaço público.
organização do Estado nação.
concepção da natureza.
possibilidade de migrações.
fluidez da economia.
Para tanto, deve-se aplicar a ideia de que:
a geografia escolar deve possibilitar ao aluno a compreensão das teorias acadêmicas.
a geografia propicia ao aluno a plena utilização de sistemas técnicos, tais como o GPS.
a geografia utiliza os conteúdos como pretexto para desenvolver o aluno como cidadão.
a geografia dispensa qualquer necessidade de mediação, pois é a disciplina do espaço.
a geografia ensinada deve ser comparada com a cultura geográfica do cotidiano do aluno.
A conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da saúde pode ser identificada através:
das diferenças salariais entre gêneros.
do aumento dos fluxos populacionais.
das deficiências do saneamento básico.
do incentivo à produção da fruticultura.
da formação dos polos universitários.
Observe a imagem.
A imagem acima é uma representação artística do sistema solar, uma montagem usando imagens dos planetas e do Sol. No entanto, esta informação não acompanha a figura, o que pode gerar alguns problemas para a aprendizagem do aluno. Entre esses problemas está o fato
de que os planetas estão em órbita ao redor do Sol.
do poderoso efeito gravitacional do Sol sobre os planetas.
do planeta Mercúrio ser mais quente que Marte.
de todos os planetas aparecerem alinhados ao redor do Sol.
de Júpiter ser o maior de todos os planetas.
Todo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música Canto de Um Povo de Algum Lugar de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo
heliocêntrico.
arquicêntrico.
concêntrico.
epicêntrico.
geocêntrico.
Um aluno do ciclo II, após algumas aulas sobre a localização da Terra no espaço, escreve: Moro na Via Láctea, a única galáxia existente no Universo, onde o Sol é a maior estrela. Um professor, diante dessa afirmação, considera que ela está
correta e o nível de compreensão é considerado avançado para a etapa de escolaridade do Ensino Fundamental II.
correta, faltando apenas um aprofundamento maior sobre o conceito de estrela.
correta, faltando apenas compreender que a Via Láctea não é a única galáxia do Universo.
incorreta, uma vez que a Via Láctea não é a única galáxia existente no Universo e nem o Sol é a maior estrela.
incorreta, uma vez que o lugar onde moramos não é a Via Láctea, mas o planeta Terra que se encontra no Sistema Solar.
Em uma aula sobre o ciclo do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo
ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX.
ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias.
iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento.
contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo.
proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso.
Ao analisar a criação do Estado-Nação da Índia e do Paquistão e a formação de suas fronteiras internacionais, o professor oferece aos alunos o seguinte texto para discussão:
A região foco da rivalidade é
o Tibete.
o Ceilão.
Bengala.
a nascente do Ganges.
a Caxemira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...