Questões sobre Educação em Geografia

Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. No plano de aula, definem-se os objetivos, as estratégias de acompanhamento dos objetivos e o processo de avaliação dos conteúdos de determinada aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. No processo ensino/aprendizagem, é preciso aproximar o aluno da sua própria realidade, criando-se e estabelecendo-se relações para que ele possa interpretar diferentes realidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. A produção de maquetes da própria sala de aula representa um potencial recurso no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos cartográficos, pois propicia a aplicação dos conceitos de localização, coordenadas e orientação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Ao longo das aulas, cabe ao aluno verificar se os objetivos propostos nos conteúdos programáticos estão sendo atendidos plenamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Os trabalhos de campo no ensino/aprendizagem de biogeografia permitem a observação da distribuição das unidades de paisagem, que ocupam de forma igualitária e homogênea o espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue os itens a seguir.

Considerando-se que a virtualidade não corresponde ao mundo real, o uso de novas tecnologias no ensino de geografia resulta na imposição de um caráter de neutralidade ao conhecimento científico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue os itens a seguir.

A velocidade das transformações produzidas pela globalização impõe aos professores de geografia a constante atualização e a adoção de metodologias inovadoras de ensino. As redes sociais, o Google Earth, a Internet, os jogos eletrônicos podem contribuir para a prática docente nesse sentido.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos, culturais, históricos, ambientais, e possibilita a proposição de situações didáticas em que os interesses e saberes dos estudantes venham à tona por meio da problematização dos saberes construídos em seu cotidiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...