Questões sobre Educação em Geografia

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“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”

(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.

Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.

  • A. As relações entre conhecimento, poder e currículo.
  • B. O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação.
  • C. A cultura como vetor de homogeneização das diferentes linguagens.
  • D. O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos.
  • E. O papel do professor como mediador da relação do aluno com os conteúdos.

Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.

II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.

III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Paul Vidal de La Blache (1845-1918) é considerado o fundador da moderna geografia francesa. Um dos conceitos mais importantes desenvolvido por ele remete ao “Gênero de Vida”, que pode ser entendido como a

  • A. possibilidade de o homem transformar o meio ambiente em que vive em benefício próprio.
  • B. condição espacial e natural para a manutenção e consolidação do poder do Estado sobre o território.
  • C. metodologia utilizada para entender e explicar a especificidade de cada região por meio da comparação.
  • D. unidade área que permite a partição do espaço geográfico em regiões independentes da vizinhança.
  • E. capacidade do homem em entender o espaço no qual vive com base nos lavores culturais, étnicos e evolucionistas.

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. No ensino da geografia como atividade intelectual e prática, existe a necessidade investigativa da pesquisa, que pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão e crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. A escola geográfica brasileira baseia-se na teoria ratzeliana, o que influenciou diretamente o desenvolvimento da geografia crítica, movimento iniciado no final dos anos 1970.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. A avaliação, elemento componente do processo educativo, consiste exclusivamente em medir o desempenho do corpo discente e caracteriza-se como meio de obter informações acerca de uma ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. O ensino da geografia, diante dos avanços da globalização, somados às mudanças radicais do mercado de trabalho, exige uma escola que desenvolva inteligência, senso crítico, criatividade e iniciativa individual. Para tanto, o processo ensino-aprendizagem deve ser fragmentado e analisado perante os problemas locais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz.

  • C. Certo
  • E. Errado

É de suma importância geógrafos e professores refletirem sobre o ensino de geografia atualmente, uma vez que se deve buscar romper com a geografia tradicional em prol da implantação de uma geografia crítica nos espaços escolares. Acerca do ensino de geografia no século XXI, analise as propostas.

I. O ensino geográfico institucional mantém seu valor cultural informativo, mas os professores podem encaminhar estratégias metodológicas tendentes a que se afirme o valor significativo nos processos de aprendizagem.

II. Atualmente, deve-se priorizar, no ensino desta matéria, a mera reprodução de mapas e não sua construção de forma crítica.

III. O ensino tende a diferir entre a enumeração descritiva de lugares, que se fazia há uns 20-30 anos atrás, e a tentativa atual de explicar as razões dos processos que operam nos espaços geográficos.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

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