Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.
(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.
Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.
Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.
II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.
III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.
Está correto o que se afirma em
Geografia - Educação em Geografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Paul Vidal de La Blache (1845-1918) é considerado o fundador da moderna geografia francesa. Um dos conceitos mais importantes desenvolvido por ele remete ao Gênero de Vida, que pode ser entendido como a
Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. No ensino da geografia como atividade intelectual e prática, existe a necessidade investigativa da pesquisa, que pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão e crítica.
Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. A escola geográfica brasileira baseia-se na teoria ratzeliana, o que influenciou diretamente o desenvolvimento da geografia crítica, movimento iniciado no final dos anos 1970.
Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. A avaliação, elemento componente do processo educativo, consiste exclusivamente em medir o desempenho do corpo discente e caracteriza-se como meio de obter informações acerca de uma ação.
Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. O ensino da geografia, diante dos avanços da globalização, somados às mudanças radicais do mercado de trabalho, exige uma escola que desenvolva inteligência, senso crítico, criatividade e iniciativa individual. Para tanto, o processo ensino-aprendizagem deve ser fragmentado e analisado perante os problemas locais.
Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz.
É de suma importância geógrafos e professores refletirem sobre o ensino de geografia atualmente, uma vez que se deve buscar romper com a geografia tradicional em prol da implantação de uma geografia crítica nos espaços escolares. Acerca do ensino de geografia no século XXI, analise as propostas.
I. O ensino geográfico institucional mantém seu valor cultural informativo, mas os professores podem encaminhar estratégias metodológicas tendentes a que se afirme o valor significativo nos processos de aprendizagem.
II. Atualmente, deve-se priorizar, no ensino desta matéria, a mera reprodução de mapas e não sua construção de forma crítica.
III. O ensino tende a diferir entre a enumeração descritiva de lugares, que se fazia há uns 20-30 anos atrás, e a tentativa atual de explicar as razões dos processos que operam nos espaços geográficos.
Estão corretas as afirmativas
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...