Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos conceitos fundamentais a serem apreendidos pelas crianças no conteúdo de geografia é o de lugar. Obtendo-o, inicia-se a compreensão da posição que ocupam no mundo. Aguçar o olhar das crianças para os diversos tipos de moradia permitirá que elas
passem a proteger as pessoas que vivem nestas construções.
critiquem de forma consciente o tipo de material utilizado nas construções.
obtenham um conhecimento profundo sobre o trabalho realizado pelos arquitetos.
entendam a moradia como consequência de fatores que determinam a vivência das pessoas.
Com relação às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.
O globo terrestre representa a terra como uma esfera perfeita, por isso apresenta-se inadequado quando utilizado em sala de aula.
O ensino de geografia em todos os níveis tem se apoiado em elementos culturais como músicas, poemas, filmes, entre outros, construindo uma prática pedagógica que facilita o processo de ensino-aprendizagem, sem exigir do professor um planejamento anterior, devido à natureza flexível da atividade.
A atividade de campo, no ensino de geografia, mesmo se bem construída, dificulta o aprendizado do concreto, uma vez que sair do ambiente escolar desestimula os alunos.
A utilização de informática e recursos em multimídia possibilitou que a escola ganhasse novas dimensões, com o uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação, embora com prejuízo para a função social da escola.
Uma concepção metodológica atual a respeito do ensino da geografia propõe a substituição de esquemas já construídos, ampliando as construções e provocando reflexões, incentivando o pensamento autônomo e significativo que desperte o desafio e a satisfação do saber.
Em geografia, avaliação pressupõe o uso de instrumentos que se relacionem à ampliação da capacidade de leitura dos espaços. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Existem instrumentos padronizados para avaliar certos critérios em geografia, como uma prova dissertativa com fundamento em um texto motivador com a finalidade de avaliar os conhecimentos acerca da localização de determinados fenômenos.
Quando a avaliação se transforma em um instrumento auxiliar do ensino, ela passa a exercer sua verdadeira função.
O instrumento de avaliação completo é aquele que permite ao estudante manifestar-se livremente acerca do seu aprendizado com relação ao que lhe foi ensinado.
Em geografia, a capacidade de leitura dos espaços deve ser avaliada utilizando-se de forma sistemática, um mesmo tipo de instrumento de avaliação.
A avaliação de caráter regulador permite que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem.
Com referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta.
Em geografia, a territorialidade refere-se ao estudo do sistema territorial.
Enquanto a categoria território representa para a geografia um sistema de objetos, o conceito de territorialidade representa a condição necessária para a existência da sociedade como um todo.
A territorialidade é um conceito político que serve como ponto de partida para explicar muitos fenômenos geográficos relacionados à organização da sociedade e suas interações com as paisagens.
A territorialidade é campo específico dos estudos e pesquisas geográficas.
A ideia de territorialidade humana é sinônimo de área de vivência e de reprodução.
O uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação permite uma nova forma de pensar o ensino e a articulação de novas metodologias que orientem a construção do conhecimento. A propósito do uso de TIC no ensino da geografia, assinale a opção correta.
Os sistemas de informação geográfica não são considerados ferramentas de TIC.
Por meio de TIC, os professores podem criar aulas interativas, que frequentemente estimulam a participação e a concentração do aluno.
Mesmo os professores sem experiência com o uso de ferramentas das TICs possuem facilidade para trabalhar com seus dispositivos.
A necessidade de mudança para a reconstrução do processo educacional deve ser a consequência da introdução dos recursos tecnológicos na escola.
As práticas pedagógicas que envolvem o uso de TIC relacionam-se necessariamente à adoção de aparatos tecnológicos ou recursos informáticos aplicados à pesquisa geográfica.
O tipo de abordagem em que se fundamenta uma ação didática para compor uma proposta de ensino de geografia, particularmente com o objetivo específico de construir conceitos geográficos gerados no confronto de representações sociais e conceitos científicos, é
sintética.
sintética.
comportamentalista.
socioconstrutivista.
desenvolvimentista.
Ao longo da história do pensamento geográfico, uma categoriachave da ciência geográfica, a região, foi projetada pela modernidade e, assim como esta, sofreu os abalos e as rupturas paradigmáticas em seu conteúdo, e consequentemente em seu ensino. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No ensino, a construção do conceito de região deve ter como princípio a diferenciação de áreas.
É com Friedrich Ratzel que a região aparece pela primeira vez ligada à ideia de espaço geográfico, evidenciando a necessidade de se produzir um conhecimento sintético sobre diferentes áreas da superfície terrestre.
A construção de alguns conceitos importantes na geografia, como o de região geográfica, foi orientada pela concepção ambientalista do pensamento geográfico.
A inclusão das ações humanas na análise regional acrescentou unidade à ciência geográfica e facilitou o seu ensino.
Na nova geografia, os estudos regionais são impulsionados pela difusão dos trabalhos de campo, que demonstram preocupação com a discussão do conteúdo articulado com a prática e as implicações na geografia.
somativa de formação
formativa interativa
formativa diagnóstica
formativa pontual
somativa interna
Geografia - Educação em Geografia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Após a discussão de um texto sobre a Geografia, um professor do IFRN decidiu fazer um exercício prático com a sua turma para que os estudantes pudessem formular ideias a respeito dos conceitos fundantes da Ciência Geográfica. Para realizar tal atividade, estabeleceu, como objetivo, diagnosticar os problemas vivenciados pelos habitantes da cidade de Natal-RN e, como critério para a formação de equipes, utilizou o local de moradia dos alunos: Pajuçara, Potengi, Cidade da Esperança, Neópolis, Ribeira, Ponta Negra, entre outros bairros. Em virtude do critério adotado, o número de pessoas por equipe variou entre 2 e 10 estudantes, e percebeu-se que as esquipes vivenciavam problemas com certo grau de semelhança no espaço interno do bairro, os quais associados aos processos históricos, possibilitaram características muito próprias na sua organização social, cultural e econômica. Os estudantes também perceberam que seus espaços de vivência faziam parte de uma totalidade, a cidade de Natal-RN, e que, desse modo, os processos históricos de produção do espaço dos bairros articulavam-se entre si. Por fim, o professor pediu para que os alunos associassem a atividade prática aos conceitos da Geografia.
Ao analisarem a atividade desenvolvida em sala de aula, os estudantes chegaram à conclusão de que o conceito geográfico que melhor se aplicava a tal situação era o de
território, pois o professor, ao estabelecer um critério para a divisão da turma em equipes, fez uma demonstração de como se desenvolvem as relações de poder dentro do espaço natalense.
lugar, pois, com essa atividade, o professor quis revelar a hierarquia e os laços de afetividade entre os membros das equipes que moravam nos mesmos bairros.
paisagem humanizada, pois a divisão da turma em equipes demonstra a compreensão da realidade vivenciada pelos estudantes.
região, pois o professor tentou explicar o conceito demonstrando um processo de regionalização do espaço geográfico na cidade de Natal-RN.
De acordo com os objetivos gerais de Geografia para o 1.º e o 2.º ciclos do ensino fundamental, espera- se que os alunos sejam capazes de:
( ) reconhecer a linearidade das atividades produtivas (primeiro estuda-se o extrativismo, depois a agricultura, seguida pela pecuária, indústria e, por último, pelo comércio), pois elas ocorrem numa ordem sequencial.
( ) reconhecer que apenas as condições naturais são determinantes para a identificação das características culturais e comportamentais do homem.
( ) reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de seu grupo social.
( ) reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
( ) conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.
( ) utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.
Considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequ8ência, de cima para baixo:
V F F V V V
V F V V V F
F V F V V F
F F V V V F
F F V V V V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...