Questões sobre Educação em Geografia

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A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos geógrafos e cientistas sociais que estudam as dinâmicas espaciais do capitalismo, julgue os itens a seguir. Os estudos regionais desenvolvidos na geografia escolar do início do século XXI são influenciados pelas concepções estruturalistas do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Nesta concepção, a estrutura que dá sentido à globalização é o binômio economia versus poder, em suas diversas manifestações espaciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto 7A1AAA como referência e considerando o cenário atual do ensino da geografia, assinale a opção correta.

  • A. O atual ensino da geografia crítica brasileira foi claramente influenciado pela escola francesa, da qual La Blache foi o maior expoente.
  • B. A dinâmica do ensino da geografia atual consiste nas múltiplas relações entre os elementos da paisagem em interações matemáticas e quantitativas.
  • C. Ao tratar a análise espacial como estratégica política, a escola possibilista desenvolve uma concepção integrada do espaço, em uma perspectiva popular e crítica.
  • D. A escola de La Blache influenciou diretamente a geografia crítica contemporânea ao apresentar o homem como produto do meio.
  • E. A perspectiva do texto, pautada na paisagem, reforça a ideia que embasa o atual ensino de geografia, qual seja, a contextualização descritiva do espaço.

As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de

  • A. Karl Marx, que influenciou o desenvolvimento da geografia marxista.
  • B. Milton Santos e seu estudo do espaço em objetos e ações.
  • C. Yves Lacoste e sua geografia a serviço do Estado Maior.
  • D. David Harvey e sua produção capitalista do espaço.
  • E. Friedrich Ratzel, alemão e teórico do determinismo geográfico.

Considerando essa situação hipotética e o texto apresentado, assinale a opção correta, acerca da abordagem teórica e metodológica a ser adotada pelo professor para ministrar a aula.

  • A. O professor deve abordar as definições sobre os povos citados e os tipos de migrações em que se encaixam, assim como o conceito geográfico de lugar, espaço de pertencimento desses árabes.
  • B. O fundamentalismo islâmico deve ser a ideia central da explicação do professor, já que o assunto é atual, está citado nos dois parágrafos do texto e o daash formou seu recente Califado, que foi reconhecido pelos países árabes.
  • C. A abordagem do professor deve centrar-se na constante migração dos peshmergas e dos sírios no Oriente Médio em decorrência dos conflitos em território iraquiano, iniciados com a Primavera Árabe.
  • D. Uma aula de cartografia demonstraria com detalhes a forma como os refugiados sírios vivem, muitas vezes em extensos campos e em condições extremamente precárias, como na cidade de al-Malikia.
  • E. Uma aula de geopolítica sobre a territorialidade do Estado Islâmico e seus aliados, entre os quais se incluem os peshmergas, seria pertinente do ponto de vista teórico, pois o domínio dos radicais islâmicos abarca pedaços da Síria e do Iraque.

Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.

  • A. Os saberes do senso comum de comunidades tradicionais como ribeirinhos e quilombolas devem ser descartados.
  • B. Além do conhecimento teórico-metodológico, o cotidiano discente é de plena significância para o processo docente.
  • C. Sendo os saberes do cotidiano importantes instrumentos didáticos, a metodologia deve se limitar a abordá-los.
  • D. Para atender a uma abordagem crítica da geografia, basta tratar da dicotomia entre a geografia física e a geografia humana.
  • E. O positivismo regional torna a relação homem-meio mais clara para novas abordagens teórico-metodológicas.

No ensino da geografia, é necessário, para o entendimento do território como referido por Milton Santos, tratar

  • A. o território como espaço desvinculado da percepção de pertencimento a uma territorialidade cultural.
  • B. o território usado, a identidade e o exercício do que envolve a vida.
  • C. o território em si, como instrumento de domínio cultural e identitário.
  • D. a identidade como território usado e fundamento do trabalho.
  • E. a territorialidade como necessidade de superposição material.

Para o autor do texto precedente,

  • A. a territorialidade é meramente ontológica.
  • B. o território deve ser tratado como estratégia político-cultural.
  • C. a territorialidade manifesta-se concretamente no território.
  • D. a territorialidade é um poder abstrato e simbólico.
  • E. a concepção da materialidade define o território.

A partir do texto precedente, assinale a opção correta quanto aos métodos de avaliação da disciplina.

  • A. Em razão da simplicidade do objeto de estudo da geografia, que é a sociedade por meio da espacialidade, a avaliação de desempenho do aluno não deve incluir a recuperação.
  • B. Como a geografia trabalha diretamente as relações sociais, a avaliação de desempenho do aluno deve ser descontínua no decorrer dos anos letivos.
  • C. Diante do estudo da espacialidade da sociedade, a avaliação de desempenho do aluno deve ser contínua, cumulativa e prevalente nos aspectos qualitativos.
  • D. Como o objeto da geografia é pautado nas modificações que o homem imprime na natureza, a avaliação de desempenho dos alunos deve ser baseada no aspecto quantitativo.
  • E. Sendo incalculáveis as territorialidades sociais no espaço, a avaliação de desempenho do aluno deve ser descontinuada e sem assuntos acumulativos de anos anteriores.

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em

  • A. visões dialéticas do mundo.
  • B. poderosos instrumentos de poder.
  • C. diversificados relatos da realidade mundial.
  • D. representações fidedignas da espacialidade.
  • E. expressões de variadas formas de relação com o mundo.
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