Questões sobre Educação em Geografia

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Assinale a opção que apresenta corretamente as noções com as quais um professor de 5ª série precisa trabalhar com seus alunos para construir a dinâmica das Estações do Ano:

  • A.

    continentalidade e maritimidade

  • B.

    umidade do ar e temperatura média

  • C.

    movimento de rotação e de translação

  • D.

    amplitude térmica e movimento de revolução

  • E.

    movimento de translação e inclinação do eixo terrestre

Em uma turma de ensino fundamental, o professor explica para os alunos que o clima de Monções resulta da atuação das massas de ar que se deslocam do continente para o oceano no inverno e deste para o continente no verão. Assinale a opção que apresenta corretamente os fatores responsáveis por esta alternância ao longo do ano:

  • A.

    a altitude modesta do litoral e a presença da cordilheira do Himalaia no interior

  • B.

    a existência de uma vasta planície costeira e a grande rede hidrográfica

  • C.

    a diferença de temperatura e pressão entre o continente e o oceano

  • D.

    a atuação dos ventos contra-alísios e as altas pressões equatoriais

  • E.

    a alternância entre inverno e verão de correntes marinhas frias e quentes

Um professor utiliza as seguintes informações em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental:

Com essas informações o professor está querendo motivar a turma para a explicação e a importância do processo de:

  • A.

    urbanização do Brasil

  • B.

    segregação sócio-espacial

  • C.

    distribuição desigual das chuvas

  • D.

    impermeabilização do solo urbano

  • E.

    ocupação desordenada do solo urbano

Este é o enunciado de uma questão de prova aplicada a uma turma do Ensino Fundamental. O enunciado permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos sobre os seguintes conteúdos:

  • A.

    urbanização e êxodo rural

  • B.

    hierarquização e rede urbana

  • C.

    globalização e regionalização

  • D.

    metropolização e desmetropolização

  • E.

    industrialização e modernização agrícola

Um professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas:

1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país;

2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário;

3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país.

Os objetivos do professor com estas afirmativas são:

I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo.

II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos.

III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s):

  • A.

    I

  • B.

    I e II

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III

  • E.

    I, II e III

Uma professora elabora um exercício no qual são apresentadas características de algumas das regiões do Estado do Rio de Janeiro e solicita aos alunos que estabeleça a relação entre a descrição e o nome da região.

I - Nesta região, a Serra do Mar se aproxima do oceano, as áreas de planície litorânea são restritas e o relevo apresenta-se bastante escarpado, o turismo se destaca como atividade econômica.

II - Nesta região, a paisagem é conhecida como mar de morros que no passado foram desmatados para o cultivo do café, hoje, a atividade industrial domina a economia da região.

III - Nesta região a economia era dominada pelos enormes canaviais e pastagens, hoje, é a atividade petrolífera é que impulsiona a economia de vários de seus municípios.

IV - Nesta região o clima apresenta-se ameno devido a altitude elevada permitindo que desempenhe importante papel na produção de hortaliças.

Assinale a correlação correta entre a descrição da região do estado do Rio de Janeiro e o seu nome, respectivamente:

  • A.

    Baía da Ilha Grande, Médio Vale do Paraíba, Norte Fluminense e Serrana.

  • B.

    Metropolitana, Norte Fluminense, Serrana e Médio Vale do Paraíba.

  • C.

    Dos Lagos, Metropolitana, Serrana e Noroeste Fluminense.

  • D.

    Serrana, Médio Vale do Paraíba, dos Lagos e Noroeste Fluminense.

  • E.

    Baía da Ilha Grande, Metropolitana, Noroeste Fluminense e Serrana.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) registram como proposta curricular para a Educação Básica a construção de competências e habilidades que possibilitem aos alunos os conhecimentos de que necessitam para desenvolverem-se como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes do seu papel em sociedade. No ensino de Geografia, a definição de competências, que mobilizam ações representadas por habilidades, são amplas e múltiplas. Uma das competências, que ganham significado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, é a compreensão de processos naturais. Veja o contexto a seguir:

Para a construção de competências referentes a um dos fenômenos naturais evidenciados no texto acima (os furacões), é preciso aprender, corretamente, que:

  • A.

    a Terra produz uma força chamada de Força de Coriolis, que faz com que um furacão gire no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul.

  • B.

    o motivo que impede a formação de furacões no Atlântico Sul é que a corrente de vento vertical troposférica é muito fraca e a temperatura da superfície oceânica é elevada

  • C.

    é preciso haver uma condição geográfica e climática desfavorável ao surgimento dos furacões, como a mistura climática de ar quente e frio

  • D.

    os furacões só podem ser originados sobre o oceano com a existência de alta pressão atmosférica e se formam em regiões com latitude acima de 10 graus

  • E.

    os furacões são grandes massas de ar formadas na atmosfera, que giram em alta velocidade e produzem ventos extremamente fortes. O eixo de rotação do furacão é um local de surpreendente calma

"Do mesmo modo que não há um tempo global, único mas apenas um relógio mundial, também não há um espaço global, mas, apenas, espaços da globalização, espaços mundializados reunidos por redes... as redes são mistas, elas incluem materialidade e ação. A rede técnica mundializada atual é instrumento da produção, da circulação e da informação mundializadas."

(SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, 2004)

De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.

  • A.

    Espaço Geográfico; unidade visível do arranjo espacial que nossa visão alcança; trabalho, cultura e emoção.

  • B.

    Paisagem; espaço vivido; densidade técnica, informacional e relações de poder.

  • C.

    Lugar; relações de poder; seleção efetiva dos fatos a partir dos diversos níveis de análise

  • D.

    Território; Técnicas e Redes; sistema de conexão entre os lugares e dimensão da vida

  • E.

    Globalização, Técnicas e Redes; processo de globalização; novas tecnologias de informação e comunicação

Em uma sala de aula do 3.° e 4.º ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de mapas. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas se ele

  • A.

    soube reconhecer os pontos cardeais e encontrou as coordenadas de um ponto.

  • B.

    leu uma carta regional simples e explicou a localização de um fenômeno por correlação entre duas cartas.

  • C.

    conseguiu calcular a altitude de um ponto e a distância deste em relação a outro ponto.

  • D.

    mediu corretamente uma determinada distância sobre uma carta a partir de uma escala numérica.

  • E.

    diferenciou declives, reconheceu e situou as formas de relevo e de utilização do solo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com

  • A.

    a realização de visitas às prefeituras e/ou câmaras municipais, além de promover palestras com autoridades do poder público, para que os alunos compreendam noções de cidadania, direitos e deveres.

  • B.

    a construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos, além de possibilitar a introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda e orientação.

  • C.

    a exposição de conceitos fundamentais, como espaço, lugar e território, de forma abstrata, para desenvolver nos alunos a capacidade de realizar análises complexas sobre o seu espaço vivido.

  • D.

    mapas topográficos em escala detalhada (1:10.000), que permitirão aos alunos uma visão objetiva de seu espaço próximo, com a possibilidade de introdução de noções como o uso do solo urbano e o impacto ambiental.

  • E.

    atividades ao ar livre, como passeios no entorno da unidade escolar e/ou praças próximas, sobre as quais os alunos poderão desenvolver noções de lateralidade e reversibilidade.

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