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Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassememcampo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:
1: 2.000
1: 50.000
1: 200.000
1: 500.000
1: 2.000.000
Ao planejar uma aula sobre o complexo regional do Nordeste, o professor de Geografia utilizou-se do seguinte procedimento:
I. Na primeira aula, apresentou os aspectos físicos como clima, relevo, vegetação.
II. Na segunda aula, apresentou os aspectos econômicos como industrialização e produção agropecuária.
III. Na terceira aula, apresentou os aspectos da população.
Com base no texto dos Parâmetros Curriculares de Geografia, é correto afirmar que o procedimento do professor foi:
Apropriado, pois abordou os três aspectos: físico, econômico e populacional de forma fragmentada.
Inapropriado, pois abordou os três aspectos: físico, econômico e populacional de forma fragmentada.
Inapropriado, pois o professor deveria abordar apenas os aspectos econômicos.
Apropriado, pois o professor iniciou a abordagem pelos aspectos físicos.
O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é:
A Caatinga.
O Pantanal.
A Mata Atlântica.
O Cerrado.
Colocar as crianças em grupo no decorrer das aulas de Geografia é uma estratégia importante na aprendizagem, pois a troca de conhecimentos leva à reflexão. Acerca disso, marque a alternativa correta:
As crianças reunidas em grupos de trabalho falam, conversam, debatem, trocam ideias e aprendem.
Em grupos, todos falam ao mesmo tempo, mas não aprendem.
Hoje a indisciplina não importa tanto.
Em grupos de trabalho, um ou dois fazem e os outros conversam.
A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
priorizar a leitura de mapas e figuras.
valorizar as vivências cotidianas do aluno.
basear-se na discussão de atualidades.
investir na habilidade de memorização.
Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência
a investigação de fenômenos socioespaciais.
o estudo descritivo das paisagens naturais.
os fatores econômicos do espaço, apenas.
a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais.
Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio
do estímulo à memorização de conceitos.
do reforço contínuo por intermédio de tarefas.
de pesquisas realizadas na internet.
da prática da interdisciplinaridade.
do ambiente urbano saudável, como direito dos cidadãos brasileiros.
da falta de moradias adequadas nas grandes cidades brasileiras.
do crescimento urbano nas cidades pequenas, em razão da melhor qualidade de vida.
da segregação espacial, impulsionada pela urbanização e violência.
os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.
a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.
a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.
a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.
a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.
a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.
a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.
a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.
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