Questões sobre Educação em Geografia

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Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassememcampo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:

  • A.

    1: 2.000

  • B.

    1: 50.000

  • C.

    1: 200.000

  • D.

    1: 500.000

  • E.

    1: 2.000.000

Ao planejar uma aula sobre o complexo regional do Nordeste, o professor de Geografia utilizou-se do seguinte procedimento:

I. Na primeira aula, apresentou os aspectos físicos como clima, relevo, vegetação.

II. Na segunda aula, apresentou os aspectos econômicos como industrialização e produção agropecuária.

III. Na terceira aula, apresentou os aspectos da população.

Com base no texto dos Parâmetros Curriculares de Geografia, é correto afirmar que o procedimento do professor foi:

  • A.

    Apropriado, pois abordou os três aspectos: físico, econômico e populacional de forma fragmentada.

  • B.

    Inapropriado, pois abordou os três aspectos: físico, econômico e populacional de forma fragmentada.

  • C.

    Inapropriado, pois o professor deveria abordar apenas os aspectos econômicos.

  • D.

    Apropriado, pois o professor iniciou a abordagem pelos aspectos físicos.

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é:

  • A.

    A Caatinga.

  • B.

    O Pantanal.

  • C.

    A Mata Atlântica.

  • D.

    O Cerrado.

“Colocar as crianças em grupo no decorrer das aulas de Geografia é uma estratégia importante na aprendizagem, pois a troca de conhecimentos leva à reflexão.” Acerca disso, marque a alternativa correta:

  • A.

    As crianças reunidas em grupos de trabalho falam, conversam, debatem, trocam ideias e aprendem.

  • B.

    Em grupos, todos falam ao mesmo tempo, mas não aprendem.

  • C.

    Hoje a indisciplina não importa tanto.

  • D.

    Em grupos de trabalho, um ou dois fazem e os outros conversam.

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

  • A.

    priorizar a leitura de mapas e figuras.

  • B.

    valorizar as vivências cotidianas do aluno.

  • C.

    basear-se na discussão de atualidades.

  • D.

    investir na habilidade de memorização.

Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência

  • A.

    a investigação de fenômenos socioespaciais.

  • B.

    o estudo descritivo das paisagens naturais.

  • C.

    os fatores econômicos do espaço, apenas.

  • D.

    a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais.

Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio

  • A.

    do estímulo à memorização de conceitos.

  • B.

    do reforço contínuo por intermédio de tarefas.

  • C.

    de pesquisas realizadas na internet.

  • D.

    da prática da interdisciplinaridade.

  • A.

    do ambiente urbano saudável, como direito dos cidadãos brasileiros.

  • B.

    da falta de moradias adequadas nas grandes cidades brasileiras.

  • C.

    do crescimento urbano nas cidades pequenas, em razão da melhor qualidade de vida.

  • D.

    da segregação espacial, impulsionada pela urbanização e violência.

  • A.

    os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.

  • B.

    a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.

  • C.

    a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.

  • D.

    a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.

  • A.

    a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.

  • B.

    a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.

  • C.

    a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.

  • D.

    a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.

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