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"A sociedade tecnológica, baseada nas possibilidades de informação e comunicação da mídia, caracteriza-se por uma articulação global do mercado econômico mundial e por suas mudanças significativas na natureza do trabalho e sua organização, na produção e no consumo de bens. Mas é sobretudo no papel atribuído ao conhecimento científico e às novas tecnologias e nas formas de acesso, aquisição e utilização dessas informações que é possível observar os novos fatores de mudança e de dinamismo econômico social". (SEED/MEC: TV na escola e os desafios de hoje. Brasília, 2002 p. 16). Na sociedade tecnológica, a escola pode contribuir para:
Incutir na criança e no adolescente o hábito de assistir TV, pois não têm acesso a ela em seus lares.
Introduzir no cotidiano uso de computadores, pois estes fazem parte da rotina de toda criança e adolescente.
Facilitar o uso e o domínio das tecnologias.
Formar cidadãos autônomos e conscientes, organizando experiências nas quais os alunos possam trabalhar sua postura crítica diante da massa de informações e mensagens que os bombardeiam.
Segundo Castrogiovanni (2000), a cartografia, que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície terrestre, oferece ao professor a possibilidade de se trabalhar em três níveis:
Representação, projeção, escala.
Olhar espacial, escala cartográfica, escala geográfica.
Análise, correlação, síntese.
Análise, comparação, olhar espacial.
A passagem da planície para o planalto em Santa Catarina é realizada através de escarpas recobertas de densa vegetação. Essas escarpas, bem como as lindas paisagens que formam, podem ser apreciadas em algumas rodovias do Estado. (Jr, Bettes Hamilton. Espaço Geográfico: Santa Catarina. p.48). Como exemplo dessas belezas citamos as estradas:
Dona Francisca, ligando Joinville a São Bento do Sul e Rio do Rastro, que liga Lauro Muller a Bom Jardim da Serra.
BR101, litoral do estado e BR116 no planalto serrano.
Serra do Corvo e BR101.
BR116 no planalto serrano e a rodovia 282.
Geografia - Geral - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Para se fazer a leitura e interpretação de um mapa, é necessário entender a simbologia para saber o que está sendo representado e qual a sua posição no espaço geográfico, além das dimensões que podem ser conhecidas através da escala gráfica ou numérica. Nesse sentido, considerando que cada divisão na escala gráfica abaixo equivale a 1 centímetro, a relação numérica que corresponde à referida escala é:
1/90 000 000
1/30 000 000 0 30 60 90km
1/3 000 000
1/300 000
1/3 000
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As rodovias que partem de Brasília e se irradiam em vários sentidos, com numeração aumentando no sentido horário, de acordo com o ângulo formado com o norte, são classificadas como
rodovias longitudinais
rodovias transversais
rodovias diagonais
estradas vicinais
rodovias radiais
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O acesso não codificado que sai de uma rodovia em direção a uma localidade é denominado
estrada em pavimentação
estrada municipal
estrada vicinal
rodovia local
auto-estrada
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Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.
Conforme o Conselho Rodoviário Nacional, as rodovias BR-116, BR-242 e BR-324 são classificadas, respectivamente, como
longitudinal, transversal e diagonal
transversal, diagonal e longitudinal
diagonal, longitudinal e transversal
longitudinal, diagonal e transversal
radial, diagonal e transversal
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Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.
Com relação à política de transportes no Estado da Bahia, é correto afirmar que
Salvador, a grande metrópole, mesmo não tendo uma localização central no Estado, a exemplo de Belo Horizonte (MG), acaba por centralizar todo o sistema de transportes.
as rodovias estaduais formam uma malha dissociada dos principais eixos federais e, com isso, dificultam o avanço do sistema através de novos eixos.
o sistema de transporte ferroviário é o mais importante no Estado da Bahia, pois liga a metrópole a várias regiões importantes do Estado.
a utilização em massa dos transportes rodoviários, na Bahia, reduz os custos dos produtos transportados.
o DNER é o órgão responsável pela execução da política municipal dos transportes rodoviários na Bahia.
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Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.
De acordo com o mapa (figura 2), um veículo que parte da cidade de Senhor do Bonfim, seguindo na direção sudoeste (SO), chegará à cidade de
Jequié
Juazeiro
Alagoinhas
Euclides da Cunha
Bom Jesus da Lapa
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Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.
Com base na observação do mapa (figura 2), é correto afirmar que um ônibus que sai da cidade de Itaberaba para a cidade de Barreiras, pela BR-242, está viajando no sentido
Leste
Norte
Oeste
Sudeste
Nordeste
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