Questões sobre Geral

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"A sociedade tecnológica, baseada nas possibilidades de informação e comunicação da mídia, caracteriza-se por uma articulação global do mercado econômico mundial e por suas mudanças significativas na natureza do trabalho e sua organização, na produção e no consumo de bens. Mas é sobretudo no papel atribuído ao conhecimento científico e às novas tecnologias e nas formas de acesso, aquisição e utilização dessas informações que é possível observar os novos fatores de mudança e de dinamismo econômico social". (SEED/MEC: TV na escola e os desafios de hoje. Brasília, 2002 p. 16). Na sociedade tecnológica, a escola pode contribuir para:

  • A.

    Incutir na criança e no adolescente o hábito de assistir TV, pois não têm acesso a ela em seus lares.

  • B.

    Introduzir no cotidiano uso de computadores, pois estes fazem parte da rotina de toda criança e adolescente.

  • C.

    Facilitar o uso e o domínio das tecnologias.

  • D.

    Formar cidadãos autônomos e conscientes, organizando experiências nas quais os alunos possam trabalhar sua postura crítica diante da massa de informações e mensagens que os bombardeiam.

Segundo Castrogiovanni (2000), a cartografia, que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície terrestre, oferece ao professor a possibilidade de se trabalhar em três níveis:

  • A.

    Representação, projeção, escala.

  • B.

    Olhar espacial, escala cartográfica, escala geográfica.

  • C.

    Análise, correlação, síntese.

  • D.

    Análise, comparação, olhar espacial.

A passagem da planície para o planalto em Santa Catarina é realizada através de escarpas recobertas de densa vegetação. Essas escarpas, bem como as lindas paisagens que formam, podem ser apreciadas em algumas rodovias do Estado. (Jr, Bettes Hamilton. Espaço Geográfico: Santa Catarina. p.48). Como exemplo dessas belezas citamos as estradas:

  • A.

    Dona Francisca, ligando Joinville a São Bento do Sul e Rio do Rastro, que liga Lauro Muller a Bom Jardim da Serra.

  • B.

    BR101, litoral do estado e BR116 no planalto serrano.

  • C.

    Serra do Corvo e BR101.

  • D.

    BR116 no planalto serrano e a rodovia 282.

Para se fazer a leitura e interpretação de um mapa, é necessário entender a simbologia para saber o que está sendo representado e qual a sua posição no espaço geográfico, além das dimensões que podem ser conhecidas através da escala gráfica ou numérica. Nesse sentido, considerando que cada divisão na escala gráfica abaixo equivale a 1 centímetro, a relação numérica que corresponde à referida escala é:

  • A.

    1/90 000 000

  • B.

    1/30 000 000 0 30 60 90km

  • C.

    1/3 000 000

  • D.

    1/300 000

  • E.

    1/3 000

As rodovias que partem de Brasília e se irradiam em vários sentidos, com numeração aumentando no sentido horário, de acordo com o ângulo formado com o norte, são classificadas como

  • A.

    rodovias longitudinais

  • B.

    rodovias transversais

  • C.

    rodovias diagonais

  • D.

    estradas vicinais

  • E.

    rodovias radiais

O acesso não codificado que sai de uma rodovia em direção a uma localidade é denominado

  • A.

    estrada em pavimentação

  • B.

    estrada municipal

  • C.

    estrada vicinal

  • D.

    rodovia local

  • E.

    auto-estrada

Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.

Conforme o Conselho Rodoviário Nacional, as rodovias BR-116, BR-242 e BR-324 são classificadas, respectivamente, como

  • A.

    longitudinal, transversal e diagonal

  • B.

    transversal, diagonal e longitudinal

  • C.

    diagonal, longitudinal e transversal

  • D.

    longitudinal, diagonal e transversal

  • E.

    radial, diagonal e transversal

Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.

Com relação à política de transportes no Estado da Bahia, é correto afirmar que

  • A.

    Salvador, a grande metrópole, mesmo não tendo uma localização central no Estado, a exemplo de Belo Horizonte (MG), acaba por centralizar todo o sistema de transportes.

  • B.

    as rodovias estaduais formam uma malha dissociada dos principais eixos federais e, com isso, dificultam o avanço do sistema através de novos eixos.

  • C.

    o sistema de transporte ferroviário é o mais importante no Estado da Bahia, pois liga a metrópole a várias regiões importantes do Estado.

  • D.

    a utilização em massa dos transportes rodoviários, na Bahia, reduz os custos dos produtos transportados.

  • E.

    o DNER é o órgão responsável pela execução da política municipal dos transportes rodoviários na Bahia.

Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.

De acordo com o mapa (figura 2), um veículo que parte da cidade de Senhor do Bonfim, seguindo na direção sudoeste (SO), chegará à cidade de

  • A.

    Jequié

  • B.

    Juazeiro

  • C.

    Alagoinhas

  • D.

    Euclides da Cunha

  • E.

    Bom Jesus da Lapa

Utilize o mapa dos principais meios de transporte do Estado da Bahia (figura 2), para responder as questões de 34 a 39.

Com base na observação do mapa (figura 2), é correto afirmar que um ônibus que sai da cidade de Itaberaba para a cidade de Barreiras, pela BR-242, está viajando no sentido

  • A.

    Leste

  • B.

    Norte

  • C.

    Oeste

  • D.

    Sudeste

  • E.

    Nordeste

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