Lista completa de Questões de Geografia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
migrações internas e formação de bairros periféricos.
alterações ambientais em decorrência da poluição.
mudanças culturais produzidas pela urbanização.
movimentos sociais da luta pela moradia.
A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
priorizar a leitura de mapas e figuras.
valorizar as vivências cotidianas do aluno.
basear-se na discussão de atualidades.
investir na habilidade de memorização.
Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência
a investigação de fenômenos socioespaciais.
o estudo descritivo das paisagens naturais.
os fatores econômicos do espaço, apenas.
a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais.
Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio
do estímulo à memorização de conceitos.
do reforço contínuo por intermédio de tarefas.
de pesquisas realizadas na internet.
da prática da interdisciplinaridade.
verticalização.
industrialização.
periferização.
exclusão.
a ação dos países desenvolvidos no processo de internacionalização da Amazônia.
o papel das organizações não governamentais na proteção do meio ambiente.
os processos de integração econômica regional e movimentos de resistência.
o tema do subdesenvolvimento e da dominação econômica internacional.
do ambiente urbano saudável, como direito dos cidadãos brasileiros.
da falta de moradias adequadas nas grandes cidades brasileiras.
do crescimento urbano nas cidades pequenas, em razão da melhor qualidade de vida.
da segregação espacial, impulsionada pela urbanização e violência.
os diferentes meios de circulação e seus aspectos positivos e negativos, como no caso da disputa entre automóveis e pedestres pelo uso das ruas.
a incompatibilidade existente entre a produção de moradias e a melhoria na circulação, pela construção de rodovias e ruas.
a coexistência harmônica, no Brasil, de formas de circulação típicas da era pré-industrial e formas modernas.
a necessidade de modernização das estradas brasileiras, um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do País.
a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.
a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.
a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.
a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.
a total integração dos países, promovida pela democratização da internet e das telecomunicações.
as barreiras culturais à expansão das telecomunicações no interior da África e da América do Sul.
o fim das fronteiras, pois a internet permite a comunicação total, em qualquer lugar do mundo.
a desigual distribuição no acesso às modernas redes de telecomunicações, como a internet.
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