Questões de Geografia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A principal característica de um SIG é a capacidade de análise, mais especificamente, análise espacial. Um dos esquemas mais simples de organização dos métodos de análise espacial é a denominada Álgebra de Mapas, desenvolvida por Dana Tomlin, na década de 1980. Na forma em que foi estruturada, é possível:

  • A. calcular resultados em células contíguas de mesmo valor formando blocos, em operações locais, e vinculá-los a toda a camada;
  • B. comparar os valores de células homólogas em camadas distintas de mesma resolução, em operações globais;
  • C. comparar os valores de células adjacentes, normalmente vizinhança 8, em operações focais, restritas a uma mesma camada;
  • D. realizar operações algébricas envolvendo os atributos de células contíguas em camadas distintas, em operações zonais, construindo uma nova camada;
  • E. executar contagem de valores delimitados por envoltórias, em operações de bufferização.

Considerando a repartição espacial dos diferentes tipos de tecnologia de acesso fixo à internet no Brasil, observa-se que:

  • A. o acesso por meio de fibra ótica é o mais difundido no país, porém apresenta um forte efeito de fronteira em relação às regiões Sul e Centro-Oeste, em razão da baixa qualidade do serviço;
  • B. o acesso via satélite encontra-se pulverizado em praticamente todo o país, mas, em termos percentuais, constitui a tecnologia preferencial em alguns estados da região Norte;
  • C. o acesso por meio de rádio está concentrado nas regiões metropolitanas do Centro-Sul, porém se estende ao longo do litoral, de sul a nordeste, não alcançando as áreas interiores do território;
  • D. o acesso por meio da rede de telefonia fixa efetiva uma proporção baixa de conexões, pois se localiza, prioritariamente, nas capitais estaduais e regiões metropolitanas;
  • E. o acesso por meio da tecnologia de cabeamento não apresenta concentrações específicas, pois é mais adequado às áreas isoladas ou com entraves técnicos para o uso das tecnologias mais difundidas.

A capacidade de modelar e solucionar problemas em SIG's é muito valorizada devido às potencialidades de integração e análise de dados espaciais e estatísticos, e de geração de produtos diferenciados, entre outros. Entre os requisitos que podem viabilizar ou inviabilizar projetos, encontra-se:

  • A. a validade e a confiabilidade das informações geradas ser maior que a dos dados de entrada;
  • B. a forte dependência do compartilhamento de dados entre sistemas distintos;
  • C. a padronização de metadados ser um fator crítico para a operação do sistema em si próprio;
  • D. o sistema em si (software), que representa o principal custo no total de um projeto;
  • E. o conjunto de dispositivos (hardware), que representa a parcela mais vultosa em um projeto.

Em 2014, o IBGE publicou um estudo sobre as ligações aéreas no Brasil, com dados de 2010. Entre as conclusões do estudo, destaca-se que: 

* Existem ligações entre a maioria das cidades brasileiras que possuem aeroportos. A princípio, de qualquer cidade com aeroporto é possível acessar a outra, já que são poucos os centros que necessitam de mais de um passo para se ligar com as demais cidades da rede. 

* A ligação das seis metrópoles mais populosas do país com São Paulo era responsável por mais de 25% do total de passageiros transportados. 

* Em geral, as viagens para cidades menores e mais periféricas tendem a ser mais longas e apresentar custo mais elevado.

As conclusões acima descrevem três aspectos da estrutura da rede de transporte aéreo brasileira. Esses aspectos são, respectivamente:

  • A. fraca centralidade; primazia; extensão variável;
  • B. baixa conectividade; difusão; amplitude variável;
  • C. alta concentração; assimetria; mobilidade desigual;
  • D. forte centralidade; concentração; mobilidade parcial;
  • E. alta conectividade; polarização; acessibilidade desigual.

“A intensificação da conexão entre os lugares do planeta ao longo do processo de globalização tem levantado importantes questões sobre os conceitos de território e de rede na atualidade. O aumento da importância e do volume dos fluxos de bens, de mercadorias e de pessoas levou vários geógrafos a crer que a concepção tradicional sobre o território, com suas fronteiras bem demarcadas e o enraizamento dos grupos sociais, estava em vias de acabar. No entanto, novas formas de territorialização têm mostrado que a relação entre territórios e redes é ainda um tema aberto para a pesquisa geográfica.”

(Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Considerando as relações entre os conceitos de rede e território, analise as afirmativas a seguir.

I. As redes jamais preenchem o espaço em sua totalidade, permanecendo muitos interstícios para outras formas de organização do espaço.

II. A desterritorialização por meio das redes, especialmente as redes de capital financeiro e da sociedade de consumo, é um processo inexorável rumo a um mundo sem territórios.

III. As redes mais extrovertidas ignoram ou destroem fronteiras e territórios, enquanto as mais introvertidas acabam estruturando novos territórios, fortalecendo processos dentro dos limites de suas fronteiras.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Atualmente muitas funções encontram-se disponíveis nos principais SIG᾽s, sendo que, em algumas plataformas, é possível combiná-las para a execução de algumas tarefas. Em razão disso, a organização dos menus requer uma classificação das funcionalidades para que a operação do sistema seja otimizada. Robinson et al propuseram 5 grupos, a saber: 1) Interface Gráfica do Usuário; 2) Gerenciamento do Sistema e do Banco de Dados; 3) Entrada, Edição e Validação de dados; 4) Manipulação e Análise; e 5) Exibição e Geração de produtos.

De acordo com essa classificação, as funções de seleção de macros, geração de legendas e interpolação entre pontos estão relacionadas, respectivamente, aos grupos:

  • A. 5, 2, 1;
  • B. 4, 5, 3;
  • C. 2, 3, 4;
  • D. 2, 3, 1;
  • E. 1, 5, 4.

A partir da década de 1970, o aprofundamento da globalização reestrutura o espaço econômico mundial, dando a ele uma feição de arquipélago cujos centros produtivos mais competitivos são interconectados por redes logísticas multiescalares. Nesse processo, as atividades portuárias são submetidas à adoção de novos padrões de organização e localização. A sincronização da produção, do transporte e da distribuição insere os portos em arquiteturas logísticas organizadas segundo princípios de flexibilidade operacional e de minimização das rugosidades espaciais e funcionais.

Adaptado de: MONIÉ, F. e VASCONCELOS, F. “Evolução das relações entre cidades e portos: entre lógicas homogeneizantes e dinâmicas de diferenciação”, Confins [Online], n. 15, 2012

Entre as mudanças observadas nos padrões de organização e localização das atividades portuárias nas últimas décadas, com reflexos no território brasileiro, destaca-se uma tendência à:

  • A. polarização dos fluxos de commodities pelos portos generalistas;
  • B. ampliação da associação espacial e funcional entre cidade e porto;
  • C. expansão da área retroportuária para os centros antigos das cidades;
  • D. concentração das estações de desembaraço aduaneiro na zona portuária;
  • E. regionalização das atividades tradicionalmente realizadas nos retroportos.

“O período técnico-científico que caracteriza a produção e o consumo de bens e serviços na atualidade tem como um dos grandes veículos de sua afirmação histórica as empresas transnacionais. A internacionalização das grandes companhias conseguiu estender as suas redes de atuação por todo o mundo, utilizando a mão de obra mais barata dos países subdesenvolvidos e atingindo a elevação das taxas de lucro, de uma forma que não era mais possível quando atuavam apenas nos mercados centrais. A capilaridade das empresas transnacionais as tornou parceiras necessárias e, ao mesmo tempo, ameaçadoras dos Estados nacionais.”

(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)

Assinale a opção que indica um dos objetivos que levou as empresas transnacionais a atuarem nos países subdesenvolvidos, entre as décadas de 1960 e 1970.

  • A. Contar com uma mão de obra qualificada.
  • B. Minimizar as desigualdades sociais.
  • C. Criar uma base industrial diversificada.
  • D. Produzir a baixo custo produtos de exportação.
  • E. Reduzir o nível de endividamento dos Estados nacionais.

A base cartográfica disponível para um determinado projeto foi digitalizada vetorialmente e validada topologicamente no Sistema Geodésico SAD69. Ao importar as diversas camadas para um novo projeto, esse em SIRGAS2000, após a transformação das coordenadas entre os dois sistemas, o novo conjunto de dados:

  • A. deverá passar por novo tratamento topológico devido às translações;
  • B. deverá passar por novo tratamento topológico devido às rotações;
  • C. deverá passar por novo tratamento topológico devido à variação de escala;
  • D. poderá ser usado sem qualquer novo tratamento topológico;
  • E. poderá ser usado, pois a mudança de sistema geodésico não altera os dados.

A navegação interior é aquela realizada em hidrovias de percurso nacional (estadual ou interestadual) ou internacional. A tabela abaixo apresenta as quantidades transportadas, em toneladas, nos principais corredores hidroviários do país, para o ano de 2014.

Dentre os perfis de carga transportados na navegação interior brasileira, há uma predominância de:

  • A. cargas gerais;
  • B. animais vivos;
  • C. granéis sólidos;
  • D. madeira em tora;
  • E. cargas conteinerizadas.
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