Lista completa de Questões de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a pobreza num mundo globalizado, assinale a alternativa incorreta.
A pobreza estrutural é globalizada; os pobres são excluídos, ocorrendo em toda parte do mundo, embora esteja mais presente nos países pobres.
A pobreza incluída ou dos pobres incluídos era mais discriminatória, consistia numa pobreza acidental, às vezes residual ou sazonal e a pobreza instituída pela globalização perversa.
A pobreza marginal imposta pela sociedade de consumo é identificada como uma doença da civilização, e o estado de bemestar social busca soluções para esse problema considerado, grave, mas não insolúvel.
A pobreza atual resulta da convergência de causas que se dão em diversos níveis, existindo como vasos comunicantes e como algo racional um resultado necessário do presente processo, um fenômeno inevitável, considerado, até mesmo, um fato natural.
A pobreza é uma situação de carência e também de luta, em que é possível a tomada de consciência pelo indivíduo, enquanto que a miséria acaba por ser a privação total, com o quase aniquilamento do ser humano.
As atividades industriais exercem papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico. A foto a seguir, como material didático visual, permite a observação e a reflexão sobre:
I. A implantação de empreendimentos fabris da indústria tradicional têxtil que levou à construção de vilas operárias, contribuindo para o crescimento populacional e comercial das cidades.
II. A igreja e a praça que são construções que marcam a imponência e interesses pessoais acima dos coletivos e mostram a influência e a força do poder econômico dos coronéis e líderes políticos como benfeitores sociais.
III. A religiosidade e o lazer dos trabalhadores que são uma preocupação recente dos novos distritos industriais implantados nos pólos da globalização - tecnopólos.
IV. A indústria têxtil e de cimento que contribuíram para o crescimento urbano-industrial do município de Paulista, construindo, ampliando e mantendo, até os dias atuais, vilas operárias e demais equipamentos urbanos e educacionais.
Estão corretas
No Brasil, os indicadores sociais ainda revelam profundas desigualdades regionais, mostrando o descompasso entre crescimento econômico e condições de bem-estar social, a saber:
I. Os estados da região Nordeste concentram a maior porcentagem de famílias com rendimentos de, até, meio salário mínimo, aliados ao índice de IDH, que é de 0,8.
II. Os estados com maior número de analfabeto ou de analfabetismo funcional estão na região Sul, em flagrante contradição com o desempenho econômico.
III. Os serviços de saúde concentram-se nas áreas mais desenvolvidas do país, e, mesmo nessas regiões, as desigualdades econômicas e sociais restringem o acesso da população carente aos serviços de saúde particular.
IV. Nas regiões Nordeste e Norte, a população de baixa renda apresenta as piores condições de nutrição, de assistência materno-infantil e sanitária (saneamento básico, coleta de lixo, tratamento de água).
Estão incorretas
I, II e III.
Sobre Clima, é incorreto afirmar.
As correntes marinhas quentes podem elevar a temperatura e a umidade em áreas litorâneas de alta latitude.
La Nina é o resfriamento anômalo das águas do oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental, com temperatura em torno de 25ºC, e, durante este fenômeno, as temperaturas diminuem para cerca de 22ºC.
O microclima urbano é resultado da interferência humana no ambiente que resulta da poluição atmosférica causada pela grande circulação de veículo e por equipamentos domésticos e industriais.
A inversão térmica ocorre na baixa atmosfera; normalmente verificam-se correntes ascendentes, de ar quente, que, ao subirem, se resfriam, ocorrendo principalmente no período de inverno.
Nas baixas latitudes, estão situadas as regiões com temperaturas elevadas, pois recebem maior incidência de radiação solar.
Alguns conceitos básicos da geografia são fundamentais para a análise e a forma de como o homem se apropria, produz e organiza o espaço. A partir dessa fundamentação, é correto afirmar.
Apropriação do espaço pelo homem se concretiza através de suas ações sobre uma região estática de forma imutável.
A geografia é um ramo da ciência que se encarrega, apenas, da descrição da superfície terrestre.
Estudar e compreender o lugar em geografia significa entender especificamente suas condições internas natural ou humana.
O espaço geográfico é considerado como território e lugar, sendo historicamente produzido pela sociedade, portanto, extremamente dinâmico.
Para o entendimento da construção do espaço atual, a dimensão histórica das relações sociais não favorece a percepção dos condicionantes impostos pela natureza, pela cultura e pela formação religiosa.
Na exploração do tema "espaço em movimento" em relação ao desenvolvimento dos conceitos de translação e rotação, o professor poderá
I. explorar o espaço por meio de atividades concretas, por se tratar de dimensões totalmente visíveis, ou seja, dentro do campo visual.
II. identificar fronteiras não-visíveis cujos limites escapam do campo visual, em um espaço em movimento significa perda da percepção do ponto de referência.
III. mostrar as evidências concretas do espaço em movimento constitui o ponto básico para o trabalho inicial de percepção do movimento de rotação da Terra.
IV. propiciar às crianças a percepção das evidências que revelam o movimento da Terra, que é trabalhar conteúdos de observação das sombras e sua posição em relação a um foco de luz.
Estão corretas
I e II.
II e III.
II e IV.
IV e V.
III e IV.
Sobre a geologia do território brasileiro, é incorreto afirmar.
Pela erosão geológica, num processo lento, equilibrado e renovador, foram esculpidos os morros, encravados os vales, formando as várzeas e o delta dos rios.
Na história geológica do país, não há notícias de vulcanismo nas nossas formações.
As bacias sedimentares são de origem paleozóica, mesozóica e cenozóica.
Em Garanhuns, aparece uma área onde surge o quartzito que compõe o que os geólogos denominam de "Unidade Quartzilata da Região de Garanhuns".
As formações serranas originaram-se de dobramento antigo, constituído antes da era cenozóica.
Em relação ao relevo do Brasil, assinale a alternativa correta
As formas atuais do relevo foram esculpidas nos períodos terciários e no início do quaternário.
A depressão interplanáltica é uma área mais alta do que os planaltos que a circulam, como a Sertaneja e a do São Francisco.
As planícies dos Patos e Mirim e a dos Tabuleiros Litorâneos estão situadas no interior das terras emersas.
A planície do Rio Amazonas constitui uma larga faixa de terras planas que margeiam o Rio Amazonas e seus afluentes, incluindo a Ilha de Marajó.
O professor pede aos alunos que, com base na ilustração abaixo, observem os extratos encontrados em um corte vertical de um terreno.
Nesse caso, os alunos estarão
desenvolvendo uma postura de preservação do solo.
identificando os principais componentes do solo.
conhecendo os parasitas animais que contaminam o solo e prejudicam a saúde.
reconhecendo as camadas do solo.
reconhecendo o trabalho da erosão na formação do solo.
Conforme a experiência apresentada pelo professor em sala, que conteúdos podem ser trabalhados pelos alunos?
Analise as afirmativas abaixo
II e III.
I e IV.
III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...