Questões de História

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Fazem parte do desenvolvimento histórico da Humanização os seguintes direitos, EXCETO:

  • A. a privacidade
  • B. a conidencialidade da informação
  • C. a liberdade religiosa
  • D. o consentimento informado antes de procedimentos
  • E. o atendimento respeitoso

Sabendo que o processo de industrialização substitutiva de importações durante o período compreendido entre a Segunda Guerra Mundial e o ano de 1981 comportou uma diferenciação estrutural interna, julgue o item abaixo.

Nesse período, o processo brasileiro de industrialização substitutiva de importações pode ser dividido em duas fases. Na primeira fase (1950-62), ocorreu industrialização diversificada, mas com ênfase na substituição de importação de bens de capital e de bens intermediários, ao passo que, na segunda fase (1968-81), o foco recaiu na industrialização substitutiva de importação de bens de consumo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes às desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil e ao perfil demográfico do país.

A partir da década de 40 do século passado, ocorreu um processo de transição demográfica de uma situação em que se tinham elevadas taxas de natalidade e mortalidade para outra, em que essas taxas tornaram-se menores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes às desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil e ao perfil demográfico do país.

No período em que a economia brasileira era predominantemente exportadora, a distribuição regional da renda era determinada pelo tipo de produto dominante. À medida que a atividade industrial se desenvolvia, as desigualdades regionais tendiam a se perpetuar ou aumentar. Isso ocorreu porque as empresas se instalaram nos centros que ofereciam maiores vantagens em termos de economias externas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que a história, como disciplina,

  • A.

    resgata a verdade acerca do passado.

  • B.

    inventa a cultura social.

  • C.

    constrói o futuro.

  • D.

    dá sentido ao passado das sociedades humanas.

  • E.

    determina as identidades dos indivíduos.

A evolução do déficit fiscal e da dívida pública guarda relação com a estrutura orçamentária, pois o orçamento é peça fundamental da política fiscal. A rigidez orçamentária, quando estabelecida constitucionalmente, pode ser um obstáculo ao controle do déficit e da dívida pública. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

Com o objetivo de promover o ajuste fiscal, antes da implementação do Plano Real, foi criado o Fundo Social de Emergência (FSE), que quebrava a vinculação constitucional entre receita e despesa. A vigência do FSE, que iria até 1995, se estendeu até 1997 sob a denominação de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que, posteriormente, perdeu o caráter de fundo e passou a existir como Desvinculação da Receita da União (DRU). Apesar dessas medidas, o déficit fiscal permaneceu até o final da implementação do plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.

  • A.

    Com relação aos direitos humanos, a narrativa da História permite comprovar um desrespeito milenar.

  • B.

    Sobre o meio ambiente, a narrativa da História mostra a insensibilidade dos antepassados com relação à sua preservação.

  • C. Do ponto de vista dos regionalismos, a narrativa da História tem a capacidade de alimentar os separatismos.
  • D.

    Sobre a diversidade étnico-racial, a narrativa da História constitui a possibilidade de erradicar o racismo no presente.

  • E.

    No que se refere às questões de gênero, a narrativa da História deve explicar as origens da discriminação.

  • A.

    demonstra a necessidade de se privilegiarem as produções mais eruditas.

  • B.

    permite a aproximação às expressões culturais de uma época.

  • C.

    requer a análise sobretudo da letra.

  • D.

    exige cuidado para eliminar os elementos ficcionais.

  • E.

    provoca a dispersão dos alunos.

  • A.

    a memorização do conteúdo essencial para progredir na seriação da vida escolar.

  • B.

    a promoção de um ambiente lúdico e relaxado, sem cobranças.

  • C.

    a livre manifestação do saber do aluno por intermédio de instrumentos propostos por ele.

  • D.

    a verificação do rendimento e a eficiência do ensino de forma técnica e neutra.

  • E.

    a análise da capacidade de apreensão do que foi ensinado e das maneiras de ensinar.

Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.

Com base no texto acima, assinale a opção correta a respeito do ensino de história.

  • A.

    A projeção de um filme sobre um fato ou época histórica pode substituir uma aula a respeito desse assunto.

  • B.

    A visita a um museu histórico requer reflexão acerca da seleção e das maneiras de exibição do acervo.

  • C.

    A projeção de um documentário histórico é uma escolha mais acertada do que a de um filme de ficção, devido à veracidade do documentário.

  • D.

    A utilização de jogos eletrônicos ambientados historicamente deve ser evitada na medida em que eles distorcem a realidade do passado.

  • E.

    A visita a um monumento histórico garante, por si só, uma aula de história significativa.

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