Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Rio Grande do Sul, o período da República Velha foi marcado pelo domínio do Partido __________________, que tinha como ideologia o ____________________ de _________________.

Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente as lacunas acima.

  • A.

    Liberal – liberalismo – Adam Smith

  • B.

    Conservador – realismo – Rousseau

  • C.

    Federalista – imperialismo – Max Weber

  • D.

    Regressista – socialismo cristão – Leão XIII

  • E.

    Republicano Rio-Grandense – positivismo – Augusto Comte

  • A.

    foi um dos elementos responsáveis pelo atraso econômico da Paraíba.

  • B.

    fez com que a Paraíba superasse sua mais séria e longa crise financeira.

  • C.

    foi uma das causas pelo declínio da exploração metropolitana na Paraíba.

  • D.

    fez com que a metrópole aplicasse uma brutal alta de impostos na Paraíba.

  • E.

    foi responsável pelo crescimento da produção de subsistência na Paraíba.

As principais motivações para a proclamação da Confederação do Equador, que ocorreu entre julho e novembro de 1824, foram a

  • A.

    difusão da recém promulgada Doutrina Monroe, que alimentava o sentimento antieuropeu, e a popularidade de Frei Caneca junto às massas, fator responsável pela grande adesão popular e pela absolvição desse clérigo após o fim da Confederação.

  • B.

    insatisfação das províncias do Norte e do Nordeste com a forte exploração econômica exercida pelo Sudeste, e a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, ato que fragilizou a centralização política.

  • C.

    continuidade dos ideais e propósitos defendidos pela Revolução de 1817, e a ameaça de dominação política por parte do governo da Bahia, que encabeçava uma luta pela emancipação do Nordeste brasileiro, defendendo a instauração de outra monarquia.

  • D.

    reação ao autoritarismo de D. Pedro I, que outorgou uma constituição nesse mesmo ano, e a tentativa de formar uma república composta por unidades federativas, fundamentalmente: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

  • E.

    influência direta do processo de independência vivido pelo Equador, o qual inspirou o nome do movimento, e a busca por autonomia política, administrativa e econômica por parte das províncias que eram as maiores produtoras de gado e canade- açúcar.

  • A.

    Insurreição Pernambucana, em 1645.

  • B.

    Guerra dos Mascates, em 1710.

  • C.

    Conjuração dos Alfaiates, em 1798.

  • D.

    Revolução Pernambucana de 1817.

  • E.

    Confederação do Equador de 1824.

Considere as seguintes afirmações sobre a Revolução de 1817, também chamada de “Revolução Pernambucana”, da qual a Paraíba participou:

I. Essa revolução, influenciada pelos ideais da Revolução Francesa, buscava a criação de uma república independente, sediada em Pernambuco.

II. A maioria de seus integrantes, dentre os quais havia muitos proprietários rurais, defendia a manutenção da escravidão, que garantia o status econômico da elite agrária.

III. A revolução foi reprimida meses após sua eclosão, sem conseguir mobilizar a população ou tomar o poder local, uma vez que as oligarquias locais permaneceram leais à Coroa Portuguesa.

IV. Após essa Revolução, Rio Grande e Alagoas tornaram-se comarcas independentes de Pernambuco.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Assumindo os ideais iluministas no reino, o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas de Portugal e colônias. Na Paraíba, os jesuítas foram expulsos por Pombal, em 1759. A consequência dessa expulsão para a capitania foi a

  • A.

    criação de uma cultura formada por valores Indígenas Católicos.

  • B.

    expansão da pecuária sobre as terras dos indígenas no Sertão da Paraíba.

  • C.

    introdução de novos conhecimentos espirituais e científicos vindos da Europa.

  • D.

    intensificação dos conflitos que ocorriam entre colonos e os Tupis-Guaranis.

  • E.

    desarticulação do sistema de ensino mantido por essa Ordem Religiosa.

No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O governo português construiu a fortaleza militar do Príncipe da Beira às margens do rio Guaporé, o que originou os primeiros núcleos colonizadores que se desenvolveram no século XIX nessa região.

  • C. Certo
  • E. Errado

No século XVIII, a fundação de missões jesuíticas espanholas, na margem esquerda do rio Guaporé, foi uma clara ameaça à soberania de Portugal nas bacias dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira. Por isso, houve ações da metrópole portuguesa com o intuito de proteger o território na margem direita da Bacia do Guaporé, atual estado de Rondônia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No período em questão, houve a assinatura do Tratado de Petrópolis, no qual se definiram, em 1803, as fronteiras entre o Vice-reino do Peru e o Território do Guaporé.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.

Nesse período, adotou-se uma política de reforma agrária com base na propriedade coletiva da terra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.

Houve o desenvolvimento de projetos de colonização agrícola e de assentamentos rurais para migrantes nordestinos e sulistas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...