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Constituem o patrimônio cultural brasileiro
I obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.
II criações artísticas, científicas e tecnológicas.
III modos de criar, fazer e viver.
IV sítios de valor paisagístico.
V formas de expressão.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Assinale a alternativa que não apresenta objetivo das diretrizes da política de fomento do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).
Promover a salvaguarda de bens culturais imateriais por meio do apoio às condições materiais que propiciam sua existência, bem como pela ampliação do acesso aos benefícios gerados por essa preservação.
Promover a inclusão social e a melhoria das condições de vida de produtores e detentores do patrimônio cultural imaterial.
Ampliar a participação dos grupos que produzem e permitem manifestações culturais de natureza imaterial nos projetos de preservação e valorização desse patrimônio.
Programar mecanismos para a efetiva proteção de bens culturais imateriais em situação de risco.
Respeitar e proteger direitos difusos ou coletivos relativos à preservação e ao uso do patrimônio cultural imaterial, principalmente no âmbito regional.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
Um dos motivos de os museus existirem é a necessidade de valorizar as produções artísticas, culturais e históricas de um espaço urbano. A existência desses espaços de memória é atribuída à fundação e manutenção por parte de uma classe interessada nesses acervos (clero, aristocracia e burguesia).
A formação de um acervo, junto à sua pertinência urbanística, é produto da necessidade democrática de preservar um patrimônio. Daí esse caráter dos grandes museus.
As cidades, ao inserirem as questões urbanísticas na concepção de seus museus, estabelecem regras acerca do significado histórico de um acervo e, para isso, orientam a demolição de estruturas arquitetônicas antigas em detrimento da construção de prédios mais adequados à preservação e ao acesso ao acervo.
A memória rural e seus aparatos no espaço museal só tem sentido no contexto de sua origem: o campo. Daí a necessidade de investimentos em museus temáticos que preservem o patrimônio rural.
Cidade, história e museu dialogam intensamente no sentido de convergir possibilidades de resgatar, registrar, construir, manter, preservar e tornar acessível um acervo para a sociedade. Esse valor não se aplica apenas à sociedade inserida no contexto do museu, mas à diversidade em sua volta.
A respeito da relação entre identidade, patrimônio imaterial e preservação, assinale a alternativa correta.
Patrimônio e identidade dialogam intensamente no sentido de fomentar possibilidades de cunho sóciohistoriográfico.
A identidade de um povo necessita da oralidade para sua manutenção. Nesse sentido, os processos de registro histórico, nas sociedades não letradas, determinam a validade dos fatos.
A partir de um ângulo que considera a vinculação do processo de construção da pluralidade cultural, principalmente pela transculturalidade, a emergência de novas formas de manifestações culturais passa a figurar a imposição de uma cultura sobre a outra.
Somente no núcleo dos objetos comuns é que uma sociedade se constitui plural. A diversidade ritualística dos povos islâmicos, por exemplo, configura uma relação com um processo de destilação politeísta.
A pluralidade do mundo expressa em seus produtos culturais está evidente no mundo globalizado. Sociedades de relevante produção cultural e que, inseridas em contextos tecnológicos que garantam sua preservação, são mais visíveis que outras que ainda não dominam formas significativas de registros.
Assinale a alternativa incorreta acerca da inter-relação entre o museu e o papel sócio-historiográfico.
Os projetos museológicos precisam se integrar aos processos educacionais, interligando diversas áreas de ensino, reconhecendo no patrimônio cultural o suporte essencial para o desenvolvimento da cidadania e do desenvolvimento social e, principalmente, oferecendo ações firmativas aos segmentos sociais capazes de compreender o papel social e histórico do museu.
das instituições museológicas entre si e com outras instituições objetivando construções de projetos integrados, desenvolvendo ações transdisciplinares que extrapolem as visões disciplinares.
Ao buscar associações necessárias à compreensão do mundo, na sua integridade, reconhecendo no patrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social, o museu se insere como instituição de mediação de construção, manutenção e acessibilidade às informações de cunho sóciohistoriográfico.
O museu é reconhecidamente um espaço privilegiado, onde é possível concretizar as propostas de diálogos entre as diversas áreas e, ao mesmo tempo, é capaz de produzir conhecimento a partir dos temas e problemas que são potencializados no desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação e comunicação.
Um dos grandes desafios das propostas museais tange questões relativas à democratização do conhecimento e ao papel social do museu na construção de conhecimento transdisciplinar e de relevante interesse social.
Assinale a alternativa correta em relação ao teor das informações apresentadas no texto.
No caso da arte sacra, evidencia-se que, frente ao ocorrido, trata-se de um acervo de relevante valor universal.
O comércio de obras de arte roubadas configura ameaça para a preservação de acervos consideráveis, e uma das formas de impedir tal ação é a clausura das obras em ambientes próprios.
Uma das formas de evitar a disseminação dessa prática compete aos compradores de arte, que devem ir às exposições que antecedem os leilões de arte, tirar todas as dúvidas a respeito da procedência e do valor dos lotes com o leiloeiro.
É importante para os interessados em adquirir uma obra de arte fora do circuito comercial que façam uma visita acompanhada de alguém que entenda de arte e antiguidades com o objetivo de atestar a originalidade das peças pretendidas.
Acerca dos aspectos humanos, físicos e econômicos que fazem parte da geografia do estado do Espírito Santo, julgue os itens de 36 a 45.
Os povos indígenas que residiam na região interagiam bem com os portugueses, por isso, Vasco Fernandes Coutinho resolveu fundar outra vila, desta vez em uma ilha, de relevo irregular, a fim de promover a miscigenação.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história social e econômica do Brasil e da formação do povo brasileiro, julgue os itens seguintes.
O que se entende por povo brasileiro é o resultado da miscigenação de povos diversos, a começar pelos indígenas, africanos e colonizadores portugueses.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história social e econômica do Brasil e da formação do povo brasileiro, julgue os itens seguintes.
Sem tradição cultural, os índios exerceram influência irrelevante na formação do povo brasileiro.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história social e econômica do Brasil e da formação do povo brasileiro, julgue os itens seguintes.
Os africanos chegaram ao Brasil como escravos, no período colonial, quando se constituíram em mão-de-obra fundamental na economia açucareira e na mineração.
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