Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.
Seguindo os caminhos da história nacional, os militares ocuparam o poder em Sergipe no início da República Velha, ampliando e diversificando o quadro político das elites.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
1981, 1991. Trata-se de uma década fundamental para o cenário político internacional no Ocidente. Se os anos de 1980 nasceram marcados pela volta de uma dura corrida armamentista mundial, o início da década de 1990 foi marcado pelos acordos internacionais de desarmamento nuclear, assinados pelos EUA e pela antiga URSS. Este movimento, de uma década, sinalizou o fim de uma era iniciada depois da 2ª Guerra Mundial e conhecida como:
era Reagan, em que o presidente norte-americano fortaleceu os pactos com a URSS e intensificou a corrida pela paz mundial e a abertura política no bloco soviético (Perestroika).
Glasnost, ou o movimento mundial, pela abertura econômica, com o fim da economia de mercado e o estabelecimento da paz mundial com a expansão capitalista contemporânea e neoliberal.
época da Guerra Fria, quando os EUA e a antiga URSS dividiram o mundo em dois blocos políticos e econômicos e a corrida armamentista era alimentada pelo ódio entre estes dois blocos e seus aliados.
momento da Guerra Fria, quando os presidentes dos EUA e da Rússia assinaram vários tratados de livre comércio de armas e de munições, o que aumentou a produção bélica mundial, incentivando guerras e guerrilhas no 3º mundo (África e Ásia).
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Fascismo e nazismo surgem em meio à crise generalizada do pós-Primeira Guerra Mundial.
A História do Município de Biguaçu começa em 1747, com a vinda dos portugueses açorianos e a fundação do povoado chamado de:
São Miguel.
Nossa Senhora do Desterro.
Laguna.
São Francisco.
A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.
A cultura na formação social sergipana é modesta, sendo o Estado apenas tributário dos movimentos intelectuais nordestinos como a Escola do Recife.NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em cidades-estados como Atenas e Esparta havia lugares destinados a homenagens a heróis e deuses, que faziam parte do panteon mítico grego. Contudo, estes deuses e seus templos não podem ser considerados antigas igrejas, com cultos e devoções religiosas, como as que conheceríamos no Ocidente depois do cristianismo. O mito entre os gregos se diferenciava da religião cristã porque:
não tinha dogmas ou bíblia. Contados de pais para filhos, neles os deuses e heróis conviviam com os homens em meio às forças da natureza.
pressupunha a leitura de livros sagrados, como a Ilíada e a Odisséia, impondo a seus seguidores a sua representação teatral em lugares sagrados, como o Partenon.
para os cristãos existe um único deus e seus santos e santas e para os gregos existia Zeus, mas ele não possuía séqüito.
se, para a religião cristã, o culto deve ser privado, acontecendo em igrejas e capelas, para os gregos ele era público e ocorria nas praças e ruas, durante o exercício das atividades democráticas atenienses.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Criado e conduzido por Mussolini, o III Reich pretendia fazer da Alemanha a grande potência mundial.
São atrativos turísticos do Município de Biguaçu, EXCETO:
A Cascata do Inferninho.
A Capela do Arcanjo São Miguel.
A Cachoeira do Arcanjo.
O Aqueduto do século XIX.
No Brasil de hoje, convivem cerca de 120 etnias indígenas, cada qual com identidade própria, ao lado de uma imensa população formada por descendentes de povos africanos (daometanos, oirubás, gegês, kêtus, bantos, congoleses, angolanos e moçambicanos) e de um grupo expressivo de imigrantes e descendentes de povos de vários continentes. Em face dessa realidade, e considerando práticas culturais arraigadas, inclusive no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.
A vida social brasileira é marcada pela diversidade, fruto de longo processo histórico marcado pela assimilação pacífica das diferenças entre os diversos grupos étnicos.
Nos períodos autoritários, como no Estado Novo de Vargas, a política oficial tendia a buscar uma homogeneidade cultural que identificasse a nação.
O mito da democracia racial brasileira gera, no povo, atitudes que dissimulam a realidade existente, ou seja, de negação do racismo, que, embora difuso, é efetivo no país.
Reverter um quadro de estigma e de intolerância, via educação, pressupõe o reconhecimento e a valorização de características específicas de regiões, etnias, escolas, além da individualidade de professores e alunos.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
O Brasil participou diretamente da Segunda Guerra Mundial e seus combatentes formaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...