Questões de História

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São elementos históricos que contribuíram para a crise do feudalismo:

 1. as críticas aos desvios da Igreja católica.

 2. o renascimento comercial e urbano

 3. a formação da burguesia

 4. o retorno às relações servis.

Estão corretas

  • A.

    apenas 1, 3 e 4

  • B.

    apenas 1, 2 e 3.

  • C.

    apenas 1 e 2.

  • D.

    apenas 1 e 4.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Segundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades?

  • A.

    Usar mapas e cartas geográficas, visando a situar os acontecimentos históricos a serem estudados.

  • B.

    Utilizar múltiplas linguagens de modo a incorporar ao ensino da disciplina os avanços da informação e comunicação.

  • C.

    Transmitir saberes históricos, levando o aluno a memorizar o conhecimento certo sobre o passado das sociedades.

  • D.

    Criar situações de ensino em que sejam utilizados variad suportes do conhecimento histórico.

  • E.

    Questionar a verdade histórica como um saber único, tendo em vista a multiplicidade de explicações disponíveis.

A Reforma Protestante ocorre num momento em que a antiga ordem medieval começava a desmoronar. Sobre o ambiente reformista é correto afirmar.

  • A.

    A nova ordem religiosa protestante encontrou um terreno fértil onde florescer junto à classe média urbana, aos pobres das cidades e aos dos campos

  • B.

    As pessoas sentiam-se seguras com a emergência das novas forças econômicas, dos monopólios e dos capitalistas

  • C.

    Ao atacar as autoridades religiosas e fazer do Evangelho o centro de seus ensinamentos, Lutero afastou-se dos pobres das cidades e campos.

  • D.

    Lutero manteve-se coerente aos princípios que defendia e apoiou sem reservas os levantes camponeses e as rebeliões urbanas.

  • E.

    No calvinismo, o significado do trabalho fazia parte da visão moral da vida, enfatizando-se o sucesso como sinal do esforço do homem

As proposições abaixo se referem aos primórdios da história humana.

1. A primeira grande transformação na economia humana ocorreu com o surgimento da agricultura e possibilitou o controle sobre o abastecimento da alimentação.

2. A adoção de uma economia produtora de alimentos influiu, no período denominado de Neolítico, na vida dos grupos sociais, refletindo-se na curva populacional.

3. A época em que os homens se tornaram agricultores corresponde ao período das Eras Glaciárias.

4. Ao produzir ferramentas materiais e bens simbólicos, o ser humano foi capaz de ampliar sua ação sobre a natureza, construindo a cultura.

Estão corretas apenas

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 4.

  • E.

    2, 3 e 4

As afirmativas abaixo referem-se ao Mercantilismo. Analise-as.

1. O estímulo à exportação pelas metrópoles de matérias- primas industriais para os mercados coloniais emergentes foi um objetivo da política mercantilista.

2. Dentre as principais práticas mercantilistas destacam-se o estímulo à balança comercial favorável, o metalismo, o monopólio comercial e a intervenção estatal na economia.

3. O Mercantilismo é constituído por um conjunto de idéias e práticas coerentes e uniformes, aplicadas por vários Estados Nacionais europeus com resultados semelhantes.

4. A aplicação das idéias mercantilistas acarretaram o fortalecimento do Estado Nacional, de um poder centralizado e absoluto, cuja expressão foi a Monarquia Absoluta.

 Estão corretas apenas.

  • A.

    1, 3 e 4.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em seu livro Introdução à História, o conhecido historiador francês Marc Bloch afirmou que algumas vezes se toma a História por uma "ciência do passado", quase desconsiderando a especificidade do ofício de historiador. Nesse sentido, é correto afirmar que, hoje, esse ofício caracteriza-se por:

  • A.

    localizar fontes e descrever os fatos tal qual ocorreram no passado, de forma a tornar a história uma ciência das sociedades humanas.

  • B.

    interpretar documentos escritos e orais à luz de perguntas / problemas contemporâneos, abrindo um diálogo que une ciência, arte e cultura na escrita da história humana.

  • C.

    descobrir novas fontes escritas para recuperar a organização das sociedades através das vozes e ciência plena dos governantes e de suas ações históricas.

  • D.

    interpretar documentos e estatísticas para mapear os fundamentos científicos, exatos e econômicos sustentadores da sociedade do passado e do presente.

Sobre o Renascimento é correto afirmar

  • A.

    A pintura renascentista recriou a figura do homem, mais glorioso que antes, porém denotando ter receio de representá-lo com um corpo vigoroso e desnudo.

  • B.

    O Renascimento, como uma onda contagiante, varreu vários países europeus, resultando de um impulso espiritual baseado na revelação cristã.

  • C.

    O redescobrimento dos clássicos da Antiguidade influenciou a imaginação, fazendo reviver, nas pessoas, crenças religiosas greco-romanas, pilares do Renascimento.

  • D.

    A crise do feudalismo propiciou a liberdade de ação aos indivíduos e o enfraquecimento da autoridade religiosa, porém pouco contribuiu para o Renascimento artístico

  • E.

    O termo Renascimento tem sido utilizado com os significados de: reflorescimento da erudição, renovação das artes, revolta contra os Escolásticos e expansão para o além mar.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir do documento acima e dos estudos que se têm sobre a produção historiográfica podemos dizer que:

  • A.

    a historiografia atual, escrita em grande parte no século passado, é conhecida como La nouvelle histoire, A Nova História, e surge nos inícios do século XX, através de um grupo que se reunia em torno da revista dos Annales e que se insurgiu contra a historiografia tradicional, que valorizava a narrativa tradicional de acontecimentos.

  • B.

    a França, através de um grupo de historiadores marxistas, dentre os quais Marc Bloch e Lucien Febvre, propunha reinterpretar a história tradicionalmente conhecida como positivista e reescrevê-la a partir dos paradigmas econômicos.

  • C.

    uma grande parcela da produção historiográfica atual vem da França, que legou aos historiadores de outros países e, muito particularmente, aos brasileiros uma história vista de baixo, que será o paradigma principal proposto pela Nova História Francesa.

  • D.

    historiadores franceses e norte-americanos, a partir da Primeira Guerra Mundial, irão propor uma história escrita com base em conceitos marxistas como estrutura e luta de classe, opondose ao paradigma tradicional, que privilegia os fatos políticos.

As idéias iluministas contribuíram para

  • A.

    a afirmação da tolerância religiosa como resultado da liberdade de consciência e da convivência de credos diferentes.

  • B.

    a adoção de perspectiva humanista pela política e pelo direito, que passaram a exercerem-se isentos das limitações éticas e religiosas.

  • C.

    a aplicação do ideário dos enciclopedistas em diversos países europeus, em especial os de regime absolutista monárquico

  • D.

    a afirmação do pensamento racionalista e secular que subordina o espírito humano à autoridade teológica.

  • E.

    a proposição de um conceito de liberdade, entendido como expressão da vontade divina sobre o direito de propriedade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A história escrita a partir de grandes acontecimentos políticos, que privilegia os heróis, as datas e é narrada linearmente é conhecida como:

  • A.

    Nova História.

  • B.

    Iluminista

  • C.

    Marxista.

  • D.

    Positivista.

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