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História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
São elementos históricos que contribuíram para a crise do feudalismo:
1. as críticas aos desvios da Igreja católica.
2. o renascimento comercial e urbano
3. a formação da burguesia
4. o retorno às relações servis.
Estão corretas
apenas 1, 3 e 4
apenas 1, 2 e 3.
apenas 1 e 2.
apenas 1 e 4.
1, 2, 3 e 4.
História - Teoria em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades?
Usar mapas e cartas geográficas, visando a situar os acontecimentos históricos a serem estudados.
Utilizar múltiplas linguagens de modo a incorporar ao ensino da disciplina os avanços da informação e comunicação.
Transmitir saberes históricos, levando o aluno a memorizar o conhecimento certo sobre o passado das sociedades.
Criar situações de ensino em que sejam utilizados variad suportes do conhecimento histórico.
Questionar a verdade histórica como um saber único, tendo em vista a multiplicidade de explicações disponíveis.
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Reforma Protestante ocorre num momento em que a antiga ordem medieval começava a desmoronar. Sobre o ambiente reformista é correto afirmar.
A nova ordem religiosa protestante encontrou um terreno fértil onde florescer junto à classe média urbana, aos pobres das cidades e aos dos campos
As pessoas sentiam-se seguras com a emergência das novas forças econômicas, dos monopólios e dos capitalistas
Ao atacar as autoridades religiosas e fazer do Evangelho o centro de seus ensinamentos, Lutero afastou-se dos pobres das cidades e campos.
Lutero manteve-se coerente aos princípios que defendia e apoiou sem reservas os levantes camponeses e as rebeliões urbanas.
No calvinismo, o significado do trabalho fazia parte da visão moral da vida, enfatizando-se o sucesso como sinal do esforço do homem
História - Teoria em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As proposições abaixo se referem aos primórdios da história humana.
1. A primeira grande transformação na economia humana ocorreu com o surgimento da agricultura e possibilitou o controle sobre o abastecimento da alimentação.
2. A adoção de uma economia produtora de alimentos influiu, no período denominado de Neolítico, na vida dos grupos sociais, refletindo-se na curva populacional.
3. A época em que os homens se tornaram agricultores corresponde ao período das Eras Glaciárias.
4. Ao produzir ferramentas materiais e bens simbólicos, o ser humano foi capaz de ampliar sua ação sobre a natureza, construindo a cultura.
Estão corretas apenas
1 e 3.
2 e 3.
3 e 4.
1, 2 e 4.
2, 3 e 4
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As afirmativas abaixo referem-se ao Mercantilismo. Analise-as.
1. O estímulo à exportação pelas metrópoles de matérias- primas industriais para os mercados coloniais emergentes foi um objetivo da política mercantilista.
2. Dentre as principais práticas mercantilistas destacam-se o estímulo à balança comercial favorável, o metalismo, o monopólio comercial e a intervenção estatal na economia.
3. O Mercantilismo é constituído por um conjunto de idéias e práticas coerentes e uniformes, aplicadas por vários Estados Nacionais europeus com resultados semelhantes.
4. A aplicação das idéias mercantilistas acarretaram o fortalecimento do Estado Nacional, de um poder centralizado e absoluto, cuja expressão foi a Monarquia Absoluta.
Estão corretas apenas.
1, 3 e 4.
2, 3 e 4.
2 e 4.
1 e 3.
3 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em seu livro Introdução à História, o conhecido historiador francês Marc Bloch afirmou que algumas vezes se toma a História por uma "ciência do passado", quase desconsiderando a especificidade do ofício de historiador. Nesse sentido, é correto afirmar que, hoje, esse ofício caracteriza-se por:
localizar fontes e descrever os fatos tal qual ocorreram no passado, de forma a tornar a história uma ciência das sociedades humanas.
interpretar documentos escritos e orais à luz de perguntas / problemas contemporâneos, abrindo um diálogo que une ciência, arte e cultura na escrita da história humana.
descobrir novas fontes escritas para recuperar a organização das sociedades através das vozes e ciência plena dos governantes e de suas ações históricas.
interpretar documentos e estatísticas para mapear os fundamentos científicos, exatos e econômicos sustentadores da sociedade do passado e do presente.
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre o Renascimento é correto afirmar
A pintura renascentista recriou a figura do homem, mais glorioso que antes, porém denotando ter receio de representá-lo com um corpo vigoroso e desnudo.
O Renascimento, como uma onda contagiante, varreu vários países europeus, resultando de um impulso espiritual baseado na revelação cristã.
O redescobrimento dos clássicos da Antiguidade influenciou a imaginação, fazendo reviver, nas pessoas, crenças religiosas greco-romanas, pilares do Renascimento.
A crise do feudalismo propiciou a liberdade de ação aos indivíduos e o enfraquecimento da autoridade religiosa, porém pouco contribuiu para o Renascimento artístico
O termo Renascimento tem sido utilizado com os significados de: reflorescimento da erudição, renovação das artes, revolta contra os Escolásticos e expansão para o além mar.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir do documento acima e dos estudos que se têm sobre a produção historiográfica podemos dizer que:
a historiografia atual, escrita em grande parte no século passado, é conhecida como La nouvelle histoire, A Nova História, e surge nos inícios do século XX, através de um grupo que se reunia em torno da revista dos Annales e que se insurgiu contra a historiografia tradicional, que valorizava a narrativa tradicional de acontecimentos.
a França, através de um grupo de historiadores marxistas, dentre os quais Marc Bloch e Lucien Febvre, propunha reinterpretar a história tradicionalmente conhecida como positivista e reescrevê-la a partir dos paradigmas econômicos.
uma grande parcela da produção historiográfica atual vem da França, que legou aos historiadores de outros países e, muito particularmente, aos brasileiros uma história vista de baixo, que será o paradigma principal proposto pela Nova História Francesa.
historiadores franceses e norte-americanos, a partir da Primeira Guerra Mundial, irão propor uma história escrita com base em conceitos marxistas como estrutura e luta de classe, opondose ao paradigma tradicional, que privilegia os fatos políticos.
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As idéias iluministas contribuíram para
a afirmação da tolerância religiosa como resultado da liberdade de consciência e da convivência de credos diferentes.
a adoção de perspectiva humanista pela política e pelo direito, que passaram a exercerem-se isentos das limitações éticas e religiosas.
a aplicação do ideário dos enciclopedistas em diversos países europeus, em especial os de regime absolutista monárquico
a afirmação do pensamento racionalista e secular que subordina o espírito humano à autoridade teológica.
a proposição de um conceito de liberdade, entendido como expressão da vontade divina sobre o direito de propriedade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A história escrita a partir de grandes acontecimentos políticos, que privilegia os heróis, as datas e é narrada linearmente é conhecida como:
Nova História.
Iluminista
Marxista.
Positivista.
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