Questões de História

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Analise as proposições abaixo e assinale a incorreta.

  • A.

    "Segundo os princípios da História, denominada positivista, e numa perspectiva tradicional do ensino, o uso escolar do documento tem servido para destacar, exemplificar, descrever e tornar inteligível o que o professor fala."

  • B.

    "Existe um consenso entre a maioria dos historiadores de que o passado deve ser resgatado tal qual aconteceu, ele não pode ser reconstituído em função das questões colocadas pelo presente, visto que passado e presente são processos antagônicos e estanques".

  • C.

    "Dominar, compreender e explicitar os critérios de periodização histórica, das múltiplas temporalidades das sociedades, tornar efetiva a aprendizagem da cronologia são desafios do procedimento histórico em sala de aula."

  • D.

    " O procedimento histórico comporta a preocupação com a construção, a historicidade dos conceitos e a contextualização temporal."

  • E.

    "Recursos são os materiais de que se dispõe para a ação didática. Dentre eles, estão os recursos humanos em que se destaca a figura do professor."

Capistrano de Abreu, ao citar o padre Antônio Vieira, registrou que a escravidão era fatal para o índio e, portanto, prejudicial ao próprio branco escravista. A respeito desse conjunto de idéias, típicas dos jesuítas no período colonial brasileiro, assinale a opção correta.

  • A.

    A noção de que o índio era igual ao africano, que não tinha alma, ou que a alma era possuída por sentimentos e valores pagãos e que não mereciam a complacência cristã, era uma espécie de doutrina teológica na colonização no Brasil.

  • B.

    De modo geral, acreditava-se, que o índio, por sua natureza frágil e dedicação ao ócio, ao descanso e à liberdade, não era capaz de aturar o trabalho que os portugueses lhes impingiam.

  • C.

    Os "braços dos índios", considerados no início da colonização do Brasil como necessários, seguiram sendo, até meados do século XIX, a fonte principal de mão-de-obra da monocultura exportadora.

  • D.

    A noção do prejuízo ao branco causado pela escravidão indígena advinha da noção de que os índios eram mais destrutivos que construtivos nas jornadas rurais da extração da cana e no trabalho nos engenhos.

Com a deflagração da II Guerra Mundial, o governo brasileiro:

  • A.

    não se envolveu com o conflito, ficando neutro e distante das disputas militares durante o período

  • B.

    optou, de imediato, em aliar-se com a França e Inglaterra, defensoras da democracia.

  • C.

    mostrou vacilações com relação a sua opção política, havendo simpatias com o nazismo.

  • D.

    deu claras afirmações diplomáticas em defesa dos nazistas até 1944, criticando os aliados

  • E.

    deu claras afirmações diplomáticas em defesa dos nazistas até 1944, criticando os aliado

O processo de ação e interação dos agentes sociais ao longo de períodos de tempo corresponde ao método histórico. No trabalho de ensino e aprendizagem, a aquisição do método histórico deve ser efetivada a partir da compreensão de alguns elementos importantes. São eles:

I. "O novo presente vivido irá compor a História de amanhã. Assim como a História de hoje é constituída de muitos presentes, que agora pertencem ao passado."

II. "Um processo histórico não é homogêneo, ou seja, ele não produz o mesmo resultado para todos."

III. "A organização de nossa sociedade, assim como todos os elementos da cultura, da política, da economia, das artes, nem sempre se constituiu de maneira como hoje conhecemos e também não continuará assim para sempre."

IV. "O aluno, no presente, volta-se a outro tempo, para compreender em que situação e em que condições as sociedades se organizaram para satisfazerem suas necessidades e expressarem sua cultura, seu imaginário, sua forma de vida cotidiana e sua organização social."

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e IV.

  • B.

    somente I, III e IV

  • C.

    somente I, II e III.

  • D.

    somente II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV

Texto para as questões 57 e 58

 

A corte na cidade

Em fins de novembro de 1807, uma imensa frota partiu de Lisboa, em direção ao Brasil. Nela viajava a Corte portuguesa e, com ela, vinha também a esperança de conseguir garantia de que a soberania lusitana ficava a salvo da invasão que o país então sofria.

Na memória coletiva de Portugal, esse movimento da sua Corte nunca deixou de ser objeto de leituras polêmicas. Para alguns, tratou-se de uma fuga sem dignidade, fruto de uma opção política de vistas curtas, estimulada por ambiciosas alianças.

A propósito dos quase 200 anos do gesto mencionado pelo texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A interpretação historiográfica dominante no Brasil é a de que a saída da Corte de Lisboa foi obra deliberada de preservação da integridade simbólica do poder real.

  • B.

    Apesar das proposições do revisionismo historiográfico português na matéria, há certa resistência, entre os historiadores brasileiros, à noção de que haveria um conteúdo estratégico na retirada, ao poupar-se o poder real de Lisboa às humilhações que os seus congêneres europeus atravessavam naquela quadra histórica.

  • C.

    A distância no tempo, as novas fontes arquivísticas compulsadas e a revisão acerca do papel de D. João, entre outros elementos, já permitem afirmar que é obsoleta a explicação da fuga como "opção política de vistas curtas".

  • D.

    Os 200 anos que se aproximam do gesto do ano de 1807, mencionado no texto, faz imaginar que a história se consolida como uma ciência positiva e capaz, na contemporaneidade do fato ou processo, de dar conta de toda sua complexidade.

Considere as proposições abaixo.

I. "Cada estudante precisa se perceber, de fato, como sujeito histórico, e isso só se consegue quando ele se dá conta dos esforços que nossos antepassados fizeram para chegarmos ao estágio civilizatório no qual nos encontramos."

II. "Humanizar o homem é percebê-lo em sua organização social de produção mas também, no conteúdo específico dessa produção."

III. "Muitos professores, por serem contrários ao ensino crítico, acabam alienando seus alunos, pois somente a crítica possibilita uma visão mais abrangente e absoluta compreensão da História."

IV. "Para entender ainda melhor a importância da humanidade nos dias de hoje, é preciso ter bem claro que devemos estar preparados para ocupar um espaço na sociedade globalizada sob o risco de sermos sufocados por ela."

Estão corretas

  • A.

    somente I, II e III

  • B.

    somente I, II e III

  • C.

    somente I, III e IV

  • D.

    somente II, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV.

O Ato Institucional número 5 (AI-5), de 1968,

  • A.

    formalizou a ditadura, ao decretar o fechamento do Congresso, dar aos militares poderes absolutos, inclusive para prender e julgar qualquer pessoa, mesmo sem provas contra o acusado.

  • B.

    instaurou eleições para os cargos de governador e prefeito e instituiu a Anistia.

  • C.

    extingüiu os partidos políticos existentes, criando o pluripartidarismo.

  • D.

    estabelecia eleições diretas para Presidência da República, ampliava os poderes do presidente e revogava, por seis meses, as garantias constitucionais.

  • E.

    determinava o confisco de contas de poupança em todo o Território Nacional.

Texto para as questões 57 e 58

 

A corte na cidade

Em fins de novembro de 1807, uma imensa frota partiu de Lisboa, em direção ao Brasil. Nela viajava a Corte portuguesa e, com ela, vinha também a esperança de conseguir garantia de que a soberania lusitana ficava a salvo da invasão que o país então sofria.

Na memória coletiva de Portugal, esse movimento da sua Corte nunca deixou de ser objeto de leituras polêmicas. Para alguns, tratou-se de uma fuga sem dignidade, fruto de uma opção política de vistas curtas, estimulada por ambiciosas alianças.

Assinale a opção correta relativamente aos desdobramentos para a história brasileira advindos do fato descrito no texto.

  • A.

    Nesses quase 200 anos, o Brasil seguiu umbilicalmente vinculado a Portugal, em todos os níveis.

  • B.

    A memória coletiva brasileira guarda a noção, ao contrário da polêmica portuguesa, de que a transferência da Corte foi um primeiro passo para a própria independência política do Brasil.

  • C.

    A animosidade entre brasileiros e portugueses, ao longo da história independente do Brasil, é uma tônica comum que alimenta, ainda nos dias de hoje, o problema da emigração brasileira para aquele país.

  • D.

    Um dos contrastes pouco cultivados pelas elites políticas do Brasil no século XIX era o de que, ao contrário da América de língua espanhola, os brasileiros tinham um Estado de matriz imperial herdado de Portugal.

Sobre o processo de ensino aprendizagem em História, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    "A história se caracteriza como uma das áreas do conhecimento que estuda os fenômenos sempre em movimento, e esta condição não pode ser perdida no processo de aprendizagem."

  • B.

    "A disciplina história tem como objetivo propiciar ao aluno uma compreensão da realidade, percebendo as contradições e estabelecendo relações entre as diferentes sociedades no tempo, a partir da assimilação do método histórico."

  • C.

    "É importante para o aluno perceber a História através do efeito causal, de referências temporais finitas e estanques e de concepções factuais do processo social."

  • D.

    "O papel do livro didático na vida escolar pode ser o de instrumento de reprodução de ideologias e do saber oficial, impostos por determinados setores do poder e pelo Estado."

  • E.

    "O professor deve trabalhar relações temporais, objetivando explicar que o caminho para o ensino da história deve ser o da curiosidade, do interesse livre."

No que tange à economia brasileira no século XIX, assinale a opção correta.

  • A.

    Foi o café que, a partir de 1840, garantiu a recuperação gradual da economia nacional, que estava em crise desde a Independência.

  • B.

    O oeste paulista e, anos depois, o Vale do Paraíba garantiram a elevação econômica e a impulsão agroexportadora do Império.

  • C.

    Não houve vozes industrialistas no Parlamento do Império, que desejassem mover o modelo para os parâmetros dos ingleses.

  • D.

    A infantilização dos processos produtivos, na sua forma extrativa, era hegemônica no Brasil Imperial.

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