Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 30 e 31
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos gerais da colonização do Brasil, assinale a opção correta.
A decisão lusa de colonizar o Brasil deveu-se a diversos fatores, todos eles vinculados à política interna de Portugal.
Os dois países ibéricos conseguiram, simultaneamente, obter lucros elevados com a exploração de metais preciosos em suas terras americanas.
Portugal optou por colonizar o Brasil como forma de garantir seu domínio na América, embora inexistisse ameaça externa contra esse poder.
Portugal, ao optar pela atividade açucareira para o efetivo início da colonização do Brasil, levou em conta a demanda existente no mercado externo para esse produto.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São poucos os vestígios arqueológicos pré-históricos que nos restaram hoje. Trata-se basicamente de dois tipos de artefatos: os líticos, obtidos a partir de seixos, blocos de pedra de lascas finas ou espessas, e os artefatos líticos polidos, obtidos a partir de seixos, blocos de pedra e lascas espessas. Identifique a alternativa que expressa a diferença entre esses dois tipos de artefatos líticos ou de pedra:
os seus usos são diferentes: os de pedra lascada serviam para matar animais e os de pedra polida para cortá-los e prepará-los melhor para serem absorvidos de forma mais correta pelo organismo humano.
foram inventados em períodos diferentes: os de pedra lascada eram usados pelos homens do paleolítico (Idade das Pedras) e os de pedra polida eram típicos das primeiras civilizações, como as do Egito e Mesopotâmia.
quanto a sua durabilidade e eficiência, os de pedra polida eram mais fáceis de quebrar, pois foram limados; já os de pedra lascada, mais avançados, eram mais resistentes, dando chance ao homem pré-histórico de melhorar a qualidade de sua alimentação.
quanto ao tempo e aos usos mais elaborados, os de pedra lascada (Idade da Pedra lascada) foram os primeiros a serem inventados, sendo mais rústicos; já os de pedra polida (Neolítico) são mais precisos e mais eficientes para dominar e matar inimigos/comida.
Sobre o ensino de História, considere as seguintes proposições:
I. As mudanças operadas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultural.
II. É fundamental separar a investigação e o debate sobre o ensino do contexto em que é produzido do conjunto de relações de espaços de saber e poder, especialmente das relações entre universidades, indústria editorial e escolas.
III. Discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se desenvolveram nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos numa sociedade complexa, marcada por diferenças e desigualdades.
IV. Nas últimas décadas do século XX, a produção historiográfica e educacional acadêmica desapareceu da indústria cultural, e a mídia não se faz presente na discussão sobre o que a história ensina nas escolas brasileiras.
Estão corretas as proposições
I e II somente.
I e III somente.
I e IV somente.
II e IV somente.
I, II, III e IV
As imigrações no Brasil, no final do século XIX e início do século XX,
desenvolveram-se de forma bastante aleatória, sem uma política de migrações discutida pelas elites econômicas e políticas do país.
conferiram um perfil radicalmente distinto à economia nacional até praticamente os anos 30.
modificaram demograficamente a região nordestina do Brasil na mesma proporção que mudaram a composição dos habitantes do sul do país.
ganharam força até para o vale amazônico, em torno do ciclo da borracha e seu peso no mercado externo.
Texto para as questões 30 e 31
Considerando-se as informações contidas no texto e o fato de que a economia açucareira fixou as bases essenciais sobre as quais se assentou a colonização do Brasil, conclui-se que o período colonial brasileiro, em geral, não condiz com
uso intensivo de mão-de-obra não-assalariada.
predomínio do latifúndio.
produção voltada para o abastecimento interno.
prevalência da monocultura.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Democracia: palavra grega (...) O que significava ela em grego e na Grécia? Poder do povo, certamente. Mas a palavra demos podia designar também (...) a multidão (...) que os gregos também denominavam os "maus", os "pobres"." (François Hartog."Os Antigos". In: Robert Darnton (org.) Democracia.São Paulo: Record, 2001, p. 89).
O trecho acima identifica uma ambigüidade no conceito grego de democracia. Na Atenas do século V a. C., a democracia era para os 'maus' e 'pobres' um sistema político que os:incluía parcialmente, pois os que eram poderosos e ricos, aqueles denominados de os "maus", eram incluídos, mas os "pobres", reconhecidos por atenienses livres e escravos sem dinheiro, não o eram.
excluía totalmente, já que "maus" e "pobres' eram os escravos e trabalhadores livres sem propriedades e estes estavam fora da democracia representativa ateniense.
incluía parcialmente, já que os "pobres" eram cidadãos desde que livres e atenienses e os "maus" sempre eram cidadãos plenos, mesmo sem merecerem sê-lo.
excluía totalmente, já que a cidadania ficava restrita na Atenas antiga aos "ricos" e "bons", aqueles que detinham o poder político e social em um mundo escravocrata.
Analise as proposições abaixo.
I. "A história, como experiência humana, torna-se objeto de investigação do historiador que a transforma em conhecimento".
II. "O estudo da história é fundamental para perceber o movimento e a diversidade, possibilitando comparações entre grupos e sociedades nos diversos tempos e espaços".
III. "A história não é feita apenas por atores individuais mas também por movimentos sociais, pela classe trabalhadora, pelos militares, etc".
IV. "O componente curricular história deve ensinar a ter respeito pela diferença, contribuindo para o entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de viver". Estão corretas as proposições
Antônio Conselheiro declarava em 1896 que havia rebanhos mil a correr da praia para o sertão e que o sertão viraria praia e a praia viraria sertão. A respeito do ambiente e dos processos que cercam essa imagem, assinale a opção correta.
A implantação do regime republicano, em 1889, modificou de forma substantiva as condições de vida dos fazendeiros e camponeses do interior do país.
Os sentimentos de isolamento e abandono, fortes na história sertaneja, aguçaram a esperança e o desespero dos nordestinos rurais daquela quadra histórica.
A saga de Canudos, na memória nacional, representa a reação ao padecimento social gerado pela modernização conservadora que se operou nas economias rurais nordestinas no final do século XIX.
A vida política e social que levou camponeses a acompanhar Antônio Conselheiro nos sertões do Nordeste do Brasil era sustentada por níveis elevados de formação doutrinal na religião católica.
Com o auxílio do texto acima e considerando o processo de construção do Estado nacional brasileiro, assinale a opção correta.
No Brasil, nação e Estado surgiram simultaneamente, e rápido foi seu processo de consolidação.
No período regencial, lutas políticas e movimentos armados marcaram a situação de instabilidade vigente em várias partes do país.
A construção do Estado brasileiro contou com significativa participação popular, o que caracterizou o sentido democrático desse processo.
Politicamente absolutista, o regime monárquico brasileiro nem mesmo teve uma Constituição.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na Europa moderna, um burgo designava geralmente uma cidade comercial, que se desenvolvia fora das muralhas do núcleo urbano primitivo, senhorial. O aparecimento dos primeiros burgos modernos caracterizaram o:
aparecimento das primeiras cidades atuais, com a divisão social do trabalho sustentada pelos setores do comércio, indústria e pelo setor agrícola. Os donos dos burgos eram os burgueses.
surgimento das cidades modernas, como núcleos urbanos diferentes daqueles da Idade Média, onde os senhores feudais donos dos burgos e dos castelos mandavam e governavam.
fim do mundo medieval, demarcado pelo poder descentralizador dos feudos. Os burgos abriram caminho para a urbanização moderna e o surgimento da burguesia.
fim da Idade Média e o surgimento da burguesia. Os burgos atraíam comerciantes, os burgueses, que enriqueciam derrubando os reis absolutistas e centralizadores, os sustentadores do poder rural na Idade Média européia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...