Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A importância da Revolução Francesa para a formação das sociedades contemporâneas do Ocidente tem sido assinalada por diversos historiadores. Qual das afirmações referentes a essa Revolução está incorreta?
Segundo Lênin, a classe oprimida atingiu, com o jacobinismo, os mais altos cumes na luta pela sua emancipação.
A Revolução Francesa varreu o regime absolutista, golpeou de forma mortal o feudalismo e criou as condições para o desenvolvimento do capitalismo
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) instituiu como direitos naturais: a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Os girondinos instituíram uma ditadura burguesa eficiente com o apoio das massas populares e de suas lideranças para supressão dos privilégios feudais.
A Assembléia Nacional Constituinte (1791) instituiu a igualdade de direitos de impostos, a constituição civil do clero, a soberania nacional e a separação dos três poderes.
Sobre o conceito de História, analise as afirmativas abaixo.
I. "...não existe um conceito único e imutável, mas várias formas de conceituar a história, variando de uma sociedade para outra e de uma época para outra.
" II. "O estudo do passado humano nos permite conhecer as motivações e os efeitos das transformações pelas quais passou a humanidade e nos fornece elementos que ajudam a explicar as sociedades atuais.
" III. "As conclusões de um historiador nunca são definitivas, sempre haverá novas pesquisas para dar novos enfoques as mais diversas temáticas históricas
." IV. "A história deve ter como principal objetivo a fixação de verdades absolutas e inquestionáveis que expressem, no contexto histórico de cada época, as vivências humanas uniformes."
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV
somente I, III e IV.
somente II, III e IV.
I, II, III e IV
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as afirmativas abaixo sobre a Revolução Industrial.
1. Trouxe uma grande mudança nos meios de produção, causada por avanços técnicos e científicos, que contribuiu fortemente para o aumento da produtividade do trabalho.
2. A substituição da oficina pela fábrica é uma característica da Revolução Industrial e resultou da utilização de máquinas e da adoção da produção em série.
3. A expansão industrial em países europeus, no século XIX, provocou a busca de colônias na Ásia e África, visando a conquista de mercados consumidores e o abastecimento de matérias-primas.
4. As transformações ocorridas na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX, não influíram na crise do Antigo Sistema Colonial.
Estão corretas apenas
1, 3 e 4
1, 2 e 3.
1, 2 e 4.
2 e 4.
3 e 4
Sobre a História, é correto afirmar que
"Na construção do saber histórico, são utilizados conhecimentos de diversas outras áreas do saber humano."
"As conclusões dos historiadores devem ser sempre definitivas."
"O historiador não trabalha para o seu tempo e, sim, para a eternidade."
"O fato histórico é o acontecimento reversível que não modifica e não transforma a realidade social."
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia as afirmativas abaixo referentes ao período entre guerras e à II Grande Guerra Mundial.
1. As duras condições impostas pelos vencedores da I Grande Guerra, no Tratado de Versalhes, à Alemanha podem ser arroladas como razões para a deflagração da II Guerra.
2. A desorganização econômica da Alemanha causada pelo envolvimento no conflito mundial entre 1914 e1918 pode explicar a ascensão do Nazismo, mas não acarretou movimentos operários.
3. Historiadores da contemporaneidade explicam o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki como uma resposta americana às conquistas soviéticas em solo europeu contra os nazistas.
4. A crise de 1929 e a Grande Depressão levaram o democrata Roosevelt ao poder nos EUA para executar um programa de não-intervenção dos poderes públicos na economia, iniciando novo período liberal.
Estão corretas apenas:
1, 2 e 4.
2, 3 e 4.
1, 2 e 3
2 e 4.
1 e 3
Sobre o ensino de História, considere as proposições abaixo.
I. "O ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade."
II. "O ensino de História tende a desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo."
III. "É primordial que o ensino de História estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se constituem como nacionais."
IV. "O Ensino de História envolve relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com a construção de uma identidade social pelo estudante, relacionada às complexidades inerentes à realidade com a qual convive."
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV
somente I, III e IV
somente II, III e IV
I, II, III e IV.
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as afirmativas abaixo sobre aspectos da globalização.
1. O desenvolvimento intensivo de tecnologias da informação e comunicação e nos transportes modificaram, nas últimas décadas, o sistema produtivo e principalmente o mercado de trabalho.
2. O domínio do capital financeiro sobre outras formas nominais de capital acarretou grande expansão das bolsas de valores, feita com forte controle público sobre os capitais especulativos.
3. Os tigres asiáticos, depois de longo período de crescimento, conheceram uma forte crise nos anos 1990, fazendo com que inúmeras empresas viessem à falência, aumentando assim o desemprego.
4. A idéia de desenvolvimento sustentável critica as práticas econômicas baseadas no progresso a qualquer custo e propõe um desenvolvimento centrado no Homem/Mulher, na equidade e na justiça social.
Estão corretas apenas:
1, 3 e 4.
2, 3 e 4.
1, 2 e 3.
2 e 4.
2 e 3.
Segundo Marc Bloch "A história não é apenas uma ciência em marcha. Também é uma ciência na infância". Sobre a História, assinale a alternativa correta.
"Procura estudar o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido. Investiga permanências e mudanças ou transformações de seu modo de vida, no empenho de compreendê-las."
"Focaliza as relações que os homens travam entre si, no seu espaço, ambiente e tempo. Busca compreender as relações de trabalho, familiares, de lazer, religiosas e de poder."
"Centraliza seus estudos nos homens e nos produtos de suas ações. Empenha-se em adquirir conhecimentos sobre o ser humano, enquanto uma espécie animal, e também sobre as criações humanas".
"Estuda as relações do homem com o espaço onde está situado. Procura entender o uso que eles fazem desse espaço, através das relações que mantêm entre si."
"Procura estudar a sociedade por meio das relações de trabalho e da apropriação humana da natureza, para produzir e distribuir os bens necessários às condições materiais que a garantem."
O Brasil, ao emergir no contexto da formação do Novo Mundo,
o fez de costas para as heranças históricas aqui existentes antes da chegada dos colonizadores lusos.
empreendeu saga histórica marcada pela hegemonia cultural e econômica das abastadas famílias portuguesas que se deslocaram pelo Atlântico na direção da terra de Pindorama.
acompanhou estruturalmente, no que se refere a seu modelo de inserção internacional, o resto da América Latina.
o fez com autonomia política bastante superior ao que seria previsto para seu estatuto colonial.
História - História Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Portugal teve um desempenho relevante na expansão marítima européia no período moderno. Conseguiu descobrir rotas de viagem e conquistar terras. Devido ao seu desempenho tornou- se:
a grande potência européia da época, superando a Espanha, a França e a Inglaterra.
o maior produtor de ouro do século XVII, acumulando riquezas para as transações no comércio internacional.
o colonizador de grandes extensões territoriais, obtendo bons negócios com a cana-de-açúcar.
o maior aliado militar da França, derrotando as forças inglesas que queriam suas terras na África.
o centro das transações comerciais da Europa no século XVII, favorecido pelos seus produtos coloniais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...