Questões de História

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Todas são características da história nova, EXCETO UMA. Assinale-a.

  • A.

    Preocupa-se também com os acontecimentos do cotidiano da vida humana, ligados à vida das famílias, às festas, às formas de ensinar e aprender

  • B.

    Reconhece que há várias formas de marcar e viver o tempo.

  • C.

    Não estuda apenas os fatos passados apresentados de forma linear mas a história nos diversos ritmos, tempos e espaços.

  • D.

    Tudo o que fosse registro das ações humanas passou a ser considerado fonte da história.

  • E.

    Trata-se de uma história política e factual que é extremamente marcante no ensino e nos materiais didáticos.

O Brasil dos anos 60 do século XX assistiu a transições culturais, políticas e econômicas de grande impacto. Assinale a opção incorreta em relação a essas transformações.

  • A.

    Um regime político ancorado em robusta mobilização da política foi sucedido por um regime fechado.

  • B.

    A economia nacional, ainda relativamente exportadora de café e cacau, moveu-se gradualmente para a inclusão de maior valor agregado ao produto exportado ao final da referida década.

  • C.

    Tomada por onda de internacionalização, a cultura brasileira sofreu um processo de regressão da produção musical de matriz nacional.

  • D.

    A política externa, que iniciara a década com ares de autonomia, voltou a buscar esse parâmetro na diplomacia da prosperidade no final do período considerado.

O governo de João Goulart define, desde os primeiros meses, seu perfil político e social através da campanha pelas reformas de base que mobiliza todo o país em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessárias para a renovação de nossas instituições.

 (Darcy Ribeiro (1963) Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.)

As reformas mencionadas no texto contrariaram interesses de determinados grupos que se aliaram para derrubar o governo constitucional de Goulart. Identifique, dentre as alternativas apresentadas, a que está em desacordo com as reformas de base.

  • A.

    Uma reforma agrária visando garantir a democratização do acesso a terra aos lavradores.

  • B.

    Uma reforma tributária visando corrigir a desigualdade da distribuição de encargos entre capital e trabalho.

  • C.

    Uma reforma administrativa que acabasse com a burocracia e a corrupção no serviço público.

  • D.

    Uma reforma eleitoral que proporcionasse o direito de voto a todos os brasileiros adultos inclusive os analfabetos.

  • E.

    Uma reforma bancária visando facilitar as remessas de lucros das multinacionais para o exterior.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Choiseul, um antigo ministro das colônias francesas de 1765, assim definia a relação entre metrópoles e colônias no mundo moderno: "As colônias não passam de estabelecimentos de comércio." Identifique a alternativa que melhor defina a que tipo de comércio entre colônia e metrópole se referia Choiseul.

  • A.

    comércio colonial, em que ambas as partes trocavam mercadorias manufaturadas livremente.

  • B.

    comércio transatlântico, em que a colônia fazia a produção agrícola e manufaturada e a metrópole o transporte do que era produzido.

  • C.

    troca desigual baseada no pacto colonial pelo qual a colônia fornecia matéria-prima e a metrópole os produtos acabados.

  • D.

    comércio triangular, no qual a colônia trocava manufaturas e escravos africanos por produtos agrícolas vindos da metrópole.

Sobre o processo de ensino e aprendizagem e utilização do livro didático em história, considere as seguintes proposições:

I. "O texto escrito constitui a principal fonte e ferramenta do processo de ensino e aprendizagem de história".

II. "O livro didático é uma das fontes de conhecimento histórico e, como toda e qualquer fonte, possui uma historicidade que dispensa questionamentos."

III. "O ensino de história é um espaço complexo, no qual atuam diferentes propostas de saber e poder, cabendo aos professores de história o papel fundamental de desenvolver um ensino que contribua para a formação do pensamento crítico e reflexivo, para a construção da cidadania e para a consolidação da democracia entre nós".

 IV. "O livro didático é uma fonte importante que deve ser única e imprescindível na formação de cidadãos do mundo."

Estão corretas:

  • A.

    Somente I e II.

  • B.

    Somente I e III.

  • C.

    Somente II e IV.

  • D.

    Somente II, III e IV.

  • E. Somente II, III e IV.

No Brasil, a democratização da sociedade e a modernização econômica do país, nas últimas décadas do século XX,

  • A.

    passaram a ser sinônimas, ante o peso da transição do regime autoritário para a Nova República.

  • B.

    foram conquistas apenas de uma elite econômica que soube mover o Brasil para as ondas da globalização assimétrica.

  • C.

    serviram de exemplo para todos os países da América Latina e do Caribe.

  • D.

    não caminharam juntas, de forma automática, no período.

A partir do final da década de 1970, o regime militar começava a apresentar sinais de desgaste em razão das pressões da sociedade brasileira. Contribuíram para esse desgaste

  • A.

    a queda progressiva dos índices de inflação e as vitórias sucessivas da ARENA nas eleições parlamentares.

  • B.

    a aprovação da Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita e a queda dos preços dos gêneros de primeira necessidade.

  • C.

    a crise do petróleo e os elevados índices de popularidade dos partidos políticos que davam sustentação ao governo.

  • D.

    as vitórias sucessivas do Movimento Democrático Brasileiro nas eleições e o crescimento do movimento sindical no ABC paulista.

  • E.

    as privatizações realizadas pelo governo e as manifestações populares contra os efeitos do Plano Cruzado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre o assunto, é correto dizer que o interventor Magalhães Barata, com suas palavras, revela que a sua concepção política sobre a questão social que agitava o país desde as primeiras décadas do século XX é:

  • A.

    assistencialista, muito comum entre os governantes desde o período inicial da chamada República Velha, pois viam a questão social como uma questão de polícia e o trabalho como uma doação social.

  • B.

    apoiada no discurso de "amparo ao operariado", amparo esse entendido como medidas que eram dirigidas a esse segmento social e que incluíam melhores salários, saúde, habitação, educação e seguro contra acidentes.

  • C.

    baseada em uma visão econômica nacionalista, defendida pela maioria dos jovens interventores que assumiram o governo dos estados após a Revolução de 30, assentada em medidas que visavam dar condições de trabalho em primeiro lugar à mão-de-obra masculina e juvenil de imigrantes europeus.

  • D.

    social progressista, pois ao mesmo tempo em que buscava assegurar medidas de promoção social ao trabalhador das indústrias, oportunizando-lhe estudar nas escolas noturnas, procurava desenvolver o parque industrial brasileiro com o capital internacional.

Analisando o trabalho com o eixo tempo e história; podemos deduzir.

 I. "A Relação que uma sociedade mantém com a natureza influencia bastante a forma como ela constrói sua concepção de tempo".

II. "A compreensão do tempo histórico deve estar limitada a um processo da linearidade".

III. "Quando afirmamos que os homens e a sociedade têm um passado, um presente e um futuro, estamos expressando uma concepção de tempo, que revela marcas de uma cultura".

IV. "Um aspecto relevante no tocante ao tempo histórico é que ele é único, uniforme e unidimensional".

 Estão corretas

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente I e IV.
  • D. somente II e III.
  • E. somente III e IV.

O plano de estabilização da inflação e o acerto das moedas na América Latina na década passada

  • A.

    trouxeram um derivativo automático, para todos os países da região, no plano do crescimento econômico acelerado.

  • B.

    criaram certas condições de normalidade econômica necessárias à impulsão de um segundo movimento, ainda não alcançado por todos os países da região, na direção do crescimento econômico.

  • C.

    resolveram, por si só, os problemas crônicos sociais e econômicos acumulados na história social e econômica da região.

  • D.

    propiciaram o avanço da presença e da participação de setores econômicos mais modestos da região no PIB nacional e na pauta exportadora.

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