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Todas são características da história nova, EXCETO UMA. Assinale-a.
Preocupa-se também com os acontecimentos do cotidiano da vida humana, ligados à vida das famílias, às festas, às formas de ensinar e aprender
Reconhece que há várias formas de marcar e viver o tempo.
Não estuda apenas os fatos passados apresentados de forma linear mas a história nos diversos ritmos, tempos e espaços.
Tudo o que fosse registro das ações humanas passou a ser considerado fonte da história.
Trata-se de uma história política e factual que é extremamente marcante no ensino e nos materiais didáticos.
O Brasil dos anos 60 do século XX assistiu a transições culturais, políticas e econômicas de grande impacto. Assinale a opção incorreta em relação a essas transformações.
Um regime político ancorado em robusta mobilização da política foi sucedido por um regime fechado.
A economia nacional, ainda relativamente exportadora de café e cacau, moveu-se gradualmente para a inclusão de maior valor agregado ao produto exportado ao final da referida década.
Tomada por onda de internacionalização, a cultura brasileira sofreu um processo de regressão da produção musical de matriz nacional.
A política externa, que iniciara a década com ares de autonomia, voltou a buscar esse parâmetro na diplomacia da prosperidade no final do período considerado.
O governo de João Goulart define, desde os primeiros meses, seu perfil político e social através da campanha pelas reformas de base que mobiliza todo o país em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessárias para a renovação de nossas instituições.
(Darcy Ribeiro (1963) Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.)
As reformas mencionadas no texto contrariaram interesses de determinados grupos que se aliaram para derrubar o governo constitucional de Goulart. Identifique, dentre as alternativas apresentadas, a que está em desacordo com as reformas de base.
Uma reforma agrária visando garantir a democratização do acesso a terra aos lavradores.
Uma reforma tributária visando corrigir a desigualdade da distribuição de encargos entre capital e trabalho.
Uma reforma administrativa que acabasse com a burocracia e a corrupção no serviço público.
Uma reforma eleitoral que proporcionasse o direito de voto a todos os brasileiros adultos inclusive os analfabetos.
Uma reforma bancária visando facilitar as remessas de lucros das multinacionais para o exterior.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Choiseul, um antigo ministro das colônias francesas de 1765, assim definia a relação entre metrópoles e colônias no mundo moderno: "As colônias não passam de estabelecimentos de comércio." Identifique a alternativa que melhor defina a que tipo de comércio entre colônia e metrópole se referia Choiseul.
comércio colonial, em que ambas as partes trocavam mercadorias manufaturadas livremente.
comércio transatlântico, em que a colônia fazia a produção agrícola e manufaturada e a metrópole o transporte do que era produzido.
troca desigual baseada no pacto colonial pelo qual a colônia fornecia matéria-prima e a metrópole os produtos acabados.
comércio triangular, no qual a colônia trocava manufaturas e escravos africanos por produtos agrícolas vindos da metrópole.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem e utilização do livro didático em história, considere as seguintes proposições:
I. "O texto escrito constitui a principal fonte e ferramenta do processo de ensino e aprendizagem de história".
II. "O livro didático é uma das fontes de conhecimento histórico e, como toda e qualquer fonte, possui uma historicidade que dispensa questionamentos."
III. "O ensino de história é um espaço complexo, no qual atuam diferentes propostas de saber e poder, cabendo aos professores de história o papel fundamental de desenvolver um ensino que contribua para a formação do pensamento crítico e reflexivo, para a construção da cidadania e para a consolidação da democracia entre nós".
IV. "O livro didático é uma fonte importante que deve ser única e imprescindível na formação de cidadãos do mundo."
Estão corretas:
Somente I e II.
Somente I e III.
Somente II e IV.
Somente II, III e IV.
No Brasil, a democratização da sociedade e a modernização econômica do país, nas últimas décadas do século XX,
passaram a ser sinônimas, ante o peso da transição do regime autoritário para a Nova República.
foram conquistas apenas de uma elite econômica que soube mover o Brasil para as ondas da globalização assimétrica.
serviram de exemplo para todos os países da América Latina e do Caribe.
não caminharam juntas, de forma automática, no período.
A partir do final da década de 1970, o regime militar começava a apresentar sinais de desgaste em razão das pressões da sociedade brasileira. Contribuíram para esse desgaste
a queda progressiva dos índices de inflação e as vitórias sucessivas da ARENA nas eleições parlamentares.
a aprovação da Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita e a queda dos preços dos gêneros de primeira necessidade.
a crise do petróleo e os elevados índices de popularidade dos partidos políticos que davam sustentação ao governo.
as vitórias sucessivas do Movimento Democrático Brasileiro nas eleições e o crescimento do movimento sindical no ABC paulista.
as privatizações realizadas pelo governo e as manifestações populares contra os efeitos do Plano Cruzado.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre o assunto, é correto dizer que o interventor Magalhães Barata, com suas palavras, revela que a sua concepção política sobre a questão social que agitava o país desde as primeiras décadas do século XX é:
assistencialista, muito comum entre os governantes desde o período inicial da chamada República Velha, pois viam a questão social como uma questão de polícia e o trabalho como uma doação social.
apoiada no discurso de "amparo ao operariado", amparo esse entendido como medidas que eram dirigidas a esse segmento social e que incluíam melhores salários, saúde, habitação, educação e seguro contra acidentes.
baseada em uma visão econômica nacionalista, defendida pela maioria dos jovens interventores que assumiram o governo dos estados após a Revolução de 30, assentada em medidas que visavam dar condições de trabalho em primeiro lugar à mão-de-obra masculina e juvenil de imigrantes europeus.
social progressista, pois ao mesmo tempo em que buscava assegurar medidas de promoção social ao trabalhador das indústrias, oportunizando-lhe estudar nas escolas noturnas, procurava desenvolver o parque industrial brasileiro com o capital internacional.
Analisando o trabalho com o eixo tempo e história; podemos deduzir.
I. "A Relação que uma sociedade mantém com a natureza influencia bastante a forma como ela constrói sua concepção de tempo".
II. "A compreensão do tempo histórico deve estar limitada a um processo da linearidade".
III. "Quando afirmamos que os homens e a sociedade têm um passado, um presente e um futuro, estamos expressando uma concepção de tempo, que revela marcas de uma cultura".
IV. "Um aspecto relevante no tocante ao tempo histórico é que ele é único, uniforme e unidimensional".
Estão corretas
O plano de estabilização da inflação e o acerto das moedas na América Latina na década passada
trouxeram um derivativo automático, para todos os países da região, no plano do crescimento econômico acelerado.
criaram certas condições de normalidade econômica necessárias à impulsão de um segundo movimento, ainda não alcançado por todos os países da região, na direção do crescimento econômico.
resolveram, por si só, os problemas crônicos sociais e econômicos acumulados na história social e econômica da região.
propiciaram o avanço da presença e da participação de setores econômicos mais modestos da região no PIB nacional e na pauta exportadora.
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