Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
O termo polaca (l.9), a que o texto alude, é o apelido que ganhou a Constituição de 1937. Redigida pelo jurista Francisco Campos, a Carta de 37 era essencialmente autoritária e centralizadora, razão pela qual foi comparada à ditatorial constituição em vigor na Polônia.
Em relação à temas e conteúdos escolhidos, atividades propostas e materiais didáticos selecionados, é importante que o professor de História:
planeje e replaneje ao longo do ano e de um ano para o outro, apenas conteúdos e sugestões novas de ensino.
avalie, constantemente, o trabalho desenvolvido, seus resultados e o envolvimento com os alunos.
determine suas escolhas com base em seus fundamentos teóricos, pois não é necessário considerar o conhecimento de outras disciplinas curriculares.
esteja em sintonia com as modernas tecnologias pedagógicas a serviço da educação, uma vez que serão elas as únicas responsáveis pela sensibilização dos alunos em relação à outras realidades temporais e espaciais.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
A ditadura estadonovista correspondeu ao período de expansão do processo de modernização econômica do Brasil, processo que contou com a forte atuação do Estado. A criação da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, simboliza essa etapa da industrialização do país.
Considerando que a busca de um ensino de história que estimule a autonomia e proporcione a produção de conhecimento, por parte dos alunos, envolve a promoção de formas de avaliação pertinentes, é INCORRETO afirmar que:
O desenvolvimento de diferentes habilidades e a utilização de distintas formas de expressão por parte dos alunos deveria nortear as tarefas propostas pelo professor como avaliação.
Seria conveniente que atividades didáticas variadas, que estimulassem a participação dos alunos e favorecessem aprendizagem significativa, fossem adotadas como formas de avaliação.
O professor deveria solicitar, na avaliação, trabalhos de pesquisa em bibliotecas, eliminando a realização de provas escritas e seminários, que apenas estimulam a memorização.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
Por afinidade ideológica, o Brasil do Estado Novo decidiu participar da Segunda Guerra Mundial ao lado das potências do Eixo, o que acabou por lhe trazer sérios constrangimentos ao final do conflito.
"Pesquisadores, professores e alunos estão mergulhados, hoje, num elevado nível de informação proveniente do mundo inteiro, transmitida por poderosos aparelhos de comunicação de massa. Assim, no atual contexto, não é mais possível uma atitude de omissão, negação ou mesmo de desprezo por parte do professor em relação à imprensa periódica. A ele cabe o papel de decodificador de mensagens e informações, incorporando-as ao processo de ensino e aprendizagem, no dia-a-dia da sala de aula." (Fonseca, 2003). Quanto à relação entre mídia impressa e educação, pode-se afirmar que:
Ao utilizar jornais no espaço da sala de aula, é suficiente que o professor de História leia aos alunos as principais notícias do dia, pois assim eles estarão sempre bem informados e atualizados.
O professor de História deve substituir os tradicionais livros didáticos por jornais e revistas, uma vez que são as questões da história imediata contidas nestes periódicos que de fato interessam os alunos, gerando aprendizagem significativa.
Ao utilizar revistas no espaço da sala de aula, o professor de História deve orientar seus alunos a enfatizarem a análise dos textos propriamente ditos, deixando em segundo plano a análise de imagens fotográficas, mapas, tabelas e quadros, que em geral tendem a confundir o leitor.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
Ao afirmar que o general Gaspar Dutra foi o condestável do Estado Novo (l.14), o texto informa que esse militar, que viria a ser presidente da República, comandou a oposição na tarefa de contestar o projeto ditatorial de Vargas.
priorize a utilização de documentários curtos e sem legendas, pois filmes longos e legendados prejudicam a seqüência das aulas e entediam os alunos.
selecione o filme a ser analisado tendo em vista sua adequada inserção no conjunto das aulas, estudando-o de modo a ter clareza dos objetivos da sua exibição e das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.
selecione o filme a ser analisado tendo em vista sua adequada inserção no conjunto das aulas, estudando-o de modo a ter clareza dos objetivos da sua exibição e das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.
esteja ausente durante a exibição, para que os alunos possam compreendê-la como atividade lúdica e prazerosa.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
No governo Gaspar Dutra (1946-1951), dinâmico e realizador, como lembra o texto, o Brasil preferiu ficar à margem da Guerra Fria, optando por não tomar qualquer decisão que pudesse ser interpretada como apoio aos Estados Unidos da América (EUA) ou à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
"A formação econômica de Santa Catarina só pode ser entendida dentro do contexto da formação econômica do Brasil. O ano de 1850 marca o fim do tráfico de escravos e a promulgação da Lei de Terras. Com o intuito de ampliar o mercado de trabalho, demarcar terras e, em menor escala, promover o 'branqueamento da raça', estimulou-se a imigração européia para a região cafeeira e para o Brasil meridional." (Goulart Filho, 2002). Assim, em Santa Catarina o estímulo à vinda de imigrantes europeus, na segunda metade do século XIX, esteve associado:
à disseminação, na então província, de núcleos coloniais, bem como à dizimação de povos indígenas.
à substituição da mão-de-obra indígena pela imigrante, fartamente utilizada nos latifúndios catarinenses.
à doação de extensas faixas de terras aos escravos em Santa Catarina para fixá-los na região por eles povoada.
ao reassentamento de grupos indígenas expulsos do litoral, em áreas do interior catarinense.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...