Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

O termo “polaca” (l.9), a que o texto alude, é o apelido que ganhou a Constituição de 1937. Redigida pelo jurista Francisco Campos, a Carta de 37 era essencialmente autoritária e centralizadora, razão pela qual foi comparada à ditatorial constituição em vigor na Polônia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à temas e conteúdos escolhidos, atividades propostas e materiais didáticos selecionados, é importante que o professor de História:

  • A.

    planeje e replaneje ao longo do ano e de um ano para o outro, apenas conteúdos e sugestões novas de ensino.

  • B.

    avalie, constantemente, o trabalho desenvolvido, seus resultados e o envolvimento com os alunos.

  • C.

    determine suas escolhas com base em seus fundamentos teóricos, pois não é necessário considerar o conhecimento de outras disciplinas curriculares.

  • D.

    esteja em sintonia com as modernas tecnologias pedagógicas a serviço da educação, uma vez que serão elas as únicas responsáveis pela sensibilização dos alunos em relação à outras realidades temporais e espaciais.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

A ditadura estadonovista correspondeu ao período de expansão do processo de modernização econômica do Brasil, processo que contou com a forte atuação do Estado. A criação da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, simboliza essa etapa da industrialização do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a busca de um ensino de história que estimule a autonomia e proporcione a produção de conhecimento, por parte dos alunos, envolve a promoção de formas de avaliação pertinentes, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    O desenvolvimento de diferentes habilidades e a utilização de distintas formas de expressão por parte dos alunos deveria nortear as tarefas propostas pelo professor como avaliação.

  • B.

    Seria conveniente que atividades didáticas variadas, que estimulassem a participação dos alunos e favorecessem aprendizagem significativa, fossem adotadas como formas de avaliação.

  • C.

    O professor deveria solicitar, na avaliação, trabalhos de pesquisa em bibliotecas, eliminando a realização de provas escritas e seminários, que apenas estimulam a memorização.

  • D. As formas de avaliação deveriam permitir levar em conta o desempenho do aluno, em suas variadas facetas, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Por afinidade ideológica, o Brasil do Estado Novo decidiu participar da Segunda Guerra Mundial ao lado das potências do Eixo, o que acabou por lhe trazer sérios constrangimentos ao final do conflito.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Pesquisadores, professores e alunos estão mergulhados, hoje, num elevado nível de informação proveniente do mundo inteiro, transmitida por poderosos aparelhos de comunicação de massa. Assim, no atual contexto, não é mais possível uma atitude de omissão, negação ou mesmo de desprezo por parte do professor em relação à imprensa periódica. A ele cabe o papel de decodificador de mensagens e informações, incorporando-as ao processo de ensino e aprendizagem, no dia-a-dia da sala de aula." (Fonseca, 2003). Quanto à relação entre mídia impressa e educação, pode-se afirmar que:

  • A.

    Ao utilizar jornais no espaço da sala de aula, é suficiente que o professor de História leia aos alunos as principais notícias do dia, pois assim eles estarão sempre bem informados e atualizados.

  • B.

    O professor de História deve substituir os tradicionais livros didáticos por jornais e revistas, uma vez que são as questões da história imediata contidas nestes periódicos que de fato interessam os alunos, gerando aprendizagem significativa.

  • C.

    Ao utilizar revistas no espaço da sala de aula, o professor de História deve orientar seus alunos a enfatizarem a análise dos textos propriamente ditos, deixando em segundo plano a análise de imagens fotográficas, mapas, tabelas e quadros, que em geral tendem a confundir o leitor.

  • D. A decodificação das mensagens e informações contidas em jornais e revistas exige também sua contextualização, pois as empresas de comunicação de massa, integrando a sociedade, alinham-se a determinadas posturas e projetos políticos que condicionam a apresentação das notícias.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

Ao afirmar que o general Gaspar Dutra foi o “condestável do Estado Novo” (l.14), o texto informa que esse militar, que viria a ser presidente da República, comandou a oposição na tarefa de contestar o projeto ditatorial de Vargas.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    priorize a utilização de documentários curtos e sem legendas, pois filmes longos e legendados prejudicam a seqüência das aulas e entediam os alunos.

  • B.

    selecione o filme a ser analisado tendo em vista sua adequada inserção no conjunto das aulas, estudando-o de modo a ter clareza dos objetivos da sua exibição e das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.

  • C.

    selecione o filme a ser analisado tendo em vista sua adequada inserção no conjunto das aulas, estudando-o de modo a ter clareza dos objetivos da sua exibição e das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.

  • D.

    esteja ausente durante a exibição, para que os alunos possam compreendê-la como atividade lúdica e prazerosa.

 

Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.

No governo Gaspar Dutra (1946-1951), dinâmico e realizador, como lembra o texto, o Brasil preferiu ficar à margem da Guerra Fria, optando por não tomar qualquer decisão que pudesse ser interpretada como apoio aos Estados Unidos da América (EUA) ou à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

  • C. Certo
  • E. Errado

"A formação econômica de Santa Catarina só pode ser entendida dentro do contexto da formação econômica do Brasil. O ano de 1850 marca o fim do tráfico de escravos e a promulgação da Lei de Terras. Com o intuito de ampliar o mercado de trabalho, demarcar terras e, em menor escala, promover o 'branqueamento da raça', estimulou-se a imigração européia para a região cafeeira e para o Brasil meridional." (Goulart Filho, 2002). Assim, em Santa Catarina o estímulo à vinda de imigrantes europeus, na segunda metade do século XIX, esteve associado:

  • A.

    à disseminação, na então província, de núcleos coloniais, bem como à dizimação de povos indígenas.

  • B.

    à substituição da mão-de-obra indígena pela imigrante, fartamente utilizada nos latifúndios catarinenses.

  • C.

    à doação de extensas faixas de terras aos escravos em Santa Catarina para fixá-los na região por eles povoada.

  • D.

    ao reassentamento de grupos indígenas expulsos do litoral, em áreas do interior catarinense.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...