Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
O Partido Social Democrático (PSD), a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) eram as maiores forças partidárias do país surgidas com a queda do Estado Novo, tendo sido extinto após o golpe de 1964.
"As fontes audiovisuais (cinema, fotografia), sonoras (fonogramas musicais, registros radiofônicos) e orais (depoimentos vivos) se juntaram às tradicionais e cultuadas fontes escritas, acrescidas, por sua vez, do vasto material produzido pela imprensa diária." (Napolitano, 2003). A afirmação acima refere-se fundamentalmente:
Às transformações tecnológicas da primeira metade do século XIX, que permitiram o surgimento de diversas formas de reprodução técnica da imagem e do som.
Aos documentos que fundamentaram a renovação historiográfica promovida pela vertente romântica, voltada, em fins do século XIX, para a pesquisa da cultura popular.
Aos documentos privilegiados pelos historiadores ligados à chamada "Escola Metódica" ou positivista.
Às fontes documentais que passaram a poder ser utilizadas na pesquisa e no ensino de História do século XX.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
Historicamente vinculada às classes médias urbanas e ao empresariado nacional, a UDN era impedida de chegar ao poder pelas atitudes golpistas que, freqüentemente, o PSD e o PTB praticavam. Seu sonho de governar o Brasil somente se materializou com o seu vitorioso candidato Jânio Quadros.
"Há um consenso entre os professores que as noções temporais são básicas para a construção do tempo histórico e que essa é uma aprendizagem complexa, dado o grau de abstração que exige." (Bergamaschi, 2000). É INCORRETO afirmar que:
A percepção de um tempo homogêneo, uniforme e contínuo, dado o seu caráter universal, é básica para a correta percepção dos processos históricos.
Compete ao professor de História, discutir as diversas formas de representação do tempo em diferentes momentos históricos e em distintas sociedades.
Convém que a discussão sobre as formas pelas quais são realizadas as operações de periodização (em "idades", "eras", "fases" ou outros recortes temporais) seja uma das preocupações constantes dos professores de História.
É importante que os professores de História trabalhem, com seus alunos, aspectos fundamentais da dimensão temporal, como a sucessão, a duração e a simultaneidade.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
O predomínio esmagador do centro (l.20) na política brasileira, como assegura o texto, somente foi superado pela vitória e posse de Luiz Inácio Lula da Silva, um candidato de esquerda que chegou ao poder sem a necessidade de alianças e coligações com o centro ou com a direita.
A percepção dos problemas dos mundos do trabalho é um dos elementos básicos para a compreensão do tempo presente. Sabe-se que, sobretudo a partir dos anos 1980, processaram-se transformações fundamentais que levaram alguns autores a considerar a emergência de um "modelo flexível" de acumulação capitalista. No que tange aos processos e mercados de trabalho, a chamada flexibilização tem envolvido:
terceirização de atividades e fortalecimento da autonomia dos trabalhadores, cada vez mais protegidos em função da expansão dos direitos trabalhistas.
multiplicação dos tipos de regime e contratos de trabalho, incluindo contratos de curto prazo ou temporários, trabalho em tempo parcial e subcontratação, geralmente resultando no enfraquecimento da capacidade de organização dos trabalhadores.
exigência de um trabalhador com perfil profissional altamente especializado, capaz de realizar de forma adequada poucas tarefas de caráter fragmentado e repetitivo, compensado por altos salários e grande número de benefícios sociais.
a valorização do trabalho de mulheres, afrodescendentes e membros das chamadas minorias étnicas como mão-de-obra privilegiada.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
O suicídio de Vargas, em 1954, inscreveu-se em um quadro de grave crise política, em que a sociedade brasileira, majoritariamente, parecia dizer não à ditadura e clamava pela redemocratização do país.
No que tange às relações senhor-escravo na América portuguesa, o historiador Eduardo Silva observou: "A longa experiência colonial, no tocante às formas básicas de relacionamento, tem sido sintetizada através de uma dicotomia que permanece extremamente forte em nossa mentalidade coletiva. De um lado, Zumbi de Palmares, a ira sagrada, o treme-terra; de outro, Pai João, a submissão conformada. (...) Na verdade, escravos e senhores manipulam e transigem no sentido de obter a colaboração um do outro; buscam ⎯ cada qual com os seus objetivos, recursos e estratégias ⎯ os 'modos de passar a vida', como notou Antonil." Os estudos que nos últimos anos têm se afinado com as considerações feitas por Eduardo Silva procuram:
criticar os defensores da visão de um escravo-sujeito, uma vez que a crueldade e a violência da escravidão tornariam impossível ao escravo qualquer instância de autonomia, mesmo que mínima.
destacar a pouca importância de fugas e revoltas de escravos, em geral esporádicas, de curta duração e, ao longo do século XIX, mais concentradas na região amazônica.
fugir à caracterização do escravo-coisa, do escravo-vítima, percebendo-o como sujeito que consegue sobreviver operando nas brechas do sistema de dominação, muitas vezes negociando, com o próprio senhor, melhores condições de vida.
reabilitar a escravidão no Brasil colonial e imperial, pois ela não teria sido tão perversa como se supunha, já que permitia aos escravos exercerem praticamente os mesmos direitos dos homens livres.
Tendo o texto acima como referência inicial para a compreensão do processo histórico brasileiro ao longo da experiência republicana, julgue os itens subseqüentes.
Os Anos JK, como ficou conhecida a segunda metade da década de 50, assinalaram um período de grandes e arrojadas realizações, como a construção de hidrelétricas, a abertura de estradas, a implantação da indústria automobilística e a transferência da capital para o interior do país.
"Uma das maiores preocupações da História Social tem sido interpretar a participação dos grupos subalternos nas grandes convulsões sociais, aqueles momentos de violência politicamente direcionada dos quais as sociedades mais cedo ou mais tarde dificilmente escapam". (Carvalho, 2003) Sobre convulsões sociais no Brasil, podemos afirmar que:
No conjunto das revoluções, são consideradas as mais significativas de todas, a Guerra do Contestado e a de Canudos, por terem tido como comandantes da massa envolvida, líderes curandeiros e beatos.
Atualmente essas revoluções são inconcebíveis, pois o Brasil tornou-se um Estado democrático, onde todos possuem os mesmos direitos e representações e recebem os mesmos privilégios nos diferentes espaços sociais.
Diversas insurreições ocorreram em locais e momentos distintos no país, onde pode-se verificar constantemente a presença de participantes das camadas sociais subalternas envolvidos nos movimentos.
Nas revoltas ocorridas no Brasil colonial e Republicano o povo que delas participava, servia apenas como massa de manobra da elite brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...