Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a charge abaixo:

 

 

(Jornal do Brasil, 05/08/1981.) A charge ilustra uma medida do governo do general João Batista Figueiredo, pois ele:

 

 

  • A.

    adotou a liberalização da entrada, ação e saída de capitais estrangeiros no país, revogando a Lei de Remessas de Lucros para o Exterior, com que João Goulart procurara obstar as saídas de divisas do país;

  • B.

    acelerou as transformações institucionais, concedendo a Anistia Política e alterando a legislação partidária com a extinção da ARENA e do MDB;

  • C.

    impôs o Ato Institucional Nº 2, dissolvendo os partidos políticos e limitando a representação partidária a duas frentes: a ARENA, de apoio ao governo, e o MDB, representando a oposição;

  • D.

    aprovou o Ato Institucional Nº 5, instrumento básico do regime, fechando o Congresso Nacional e cassando inúmeros mandatos parlamentares;

  • E.

    adotou uma política econômica, proclamada como o "Milagre Brasileiro", permitindo a entrada maciça de capitais estrangeiros e impondo o arrocho salarial.

George Bush, eleito presidente dos EUA pelo Partido Republicano para o período de 1989 a 1993, comandou, reafirmando a supremacia norteamericana, a Guerra do Golfo, contra:

  • A.

    a Coréia do Norte;

  • B.

    o Irã;

  • C.

    o Iraque;

  • D.

    a Arábia Saudita;

  • E.

    o Kuwait.

Observe a charge abaixo:

 

 

(Jornal do Brasil, 14/11/1995.)

 Considerando os termos "Primeiro Mundo", "Segundo Mundo" e "Terceiro Mundo", pode-se afirmar que:

 I - países comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

II - países capitalistas e comunistas desenvolvidos formam o "Primeiro Mundo";

III - estados pós-coloniais que surgiram após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), junto com a maior parte da América Latina, foram agrupados no "Terceiro Mundo";

 IV - países comunistas não desenvolvidos formam o "Segundo Mundo";

V - a classificação dos países em "Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo" ocorreu a partir do processo de globalização econômica, iniciado nos anos de 1970.

É correto o que se afirma em:

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    III;

  • D.

    IV;

  • E.

    V.

Leia o comentário de Martin Woollacott, feito em 1997, e publicado no livro Globalização: as conseqüências humanas, de Zygmunt Bauman.

"O conglomerado sueco-suíço Ase Brown Boveri anunciou que reduziria sua força de trabalho na Europa ocidental em 57000 pessoas e criaria mais empregos na Ásia. A Eletrolux, em seguida, anunciou que reduzirá a sua força de trabalho global em 11 por cento, sobretudo na Europa e na América do Norte. A Pilkington Glass também anunciou cortes significativos. Em apenas dez dias, três empresas européias cortaram empregos em escala suficiente para se equiparar aos números mencionados nas propostas dos novos governos francês e britânico para a criação de empregos".

A partir da leitura do texto pode-se concluir que:

  • A.

    o principal objetivo das empresas transnacionais é o combate ao desemprego, onde estão localizadas as matrizes das empresas;

  • B.

    o mercado não influi nas decisões sobre aplicações de capital, pois o objetivo maior é o da criação de empregos;

  • C.

    as grandes empresas buscam o lucro, respeitando as decisões dos governos locais, voltadas para a área social;

  • D.

    o Estado nacional, criador de mecanismos de investimentos globais, é a instituição capaz de definir com autonomia a política de empregos;

  • E.

    os governos nacionais têm um campo de ação muito limitado face à ação das grandes empresas.

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos "Anos JK", aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue os itens a seguir.

Ao mesmo tempo em que iniciou o processo de integração econômica, lançando as bases da construção do Brasil moderno, a Era Vargas (1930-1945) também correspondeu à gradativa redução da participação do Estado na economia e ao avanço das concepções descentralizadas de administração e de política.

  • C. Certo
  • E. Errado

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos "Anos JK", aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue os itens a seguir.

Sob o ponto de vista econômico, o regime militar implantado em 1964 procurou proceder à modernização capitalista do país, ainda que à custa do autoritarismo, com a conseqüente supressão ou redução das liberdades e da participação política.

  • C. Certo
  • E. Errado

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos "Anos JK", aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue os itens a seguir.

A eleição direta de Fernando Collor à presidência da República e o seu governo, ainda que marcado pelos graves problemas que o abreviaram, significaram o fim do regime militar, possibilitando a elaboração de uma nova Constituição definidora dos novos rumos democráticos que o país começava a trilhar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens abaixo, relativos à evolução do Estado contemporâneo.

A discussão acerca da reforma do Estado surgiu na década de 80 do século XX, profundamente inspirada na crítica liberal ao welfare state keynesiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a história da comunicação no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Em 1934, Getúlio Vargas nomeou para diretor do departamento de propaganda e difusão cultural Lourival Fontes que instituiu o programa "A voz do Brasil". A partir da instalação do Estado-Novo, Getúlio Vargas utilizou o rádio como forma de chegar até o povo por meio de discursos que começavam com a chamada "traba- lha-do-res do Bra-sil", padrão que o próprio copiou no programa de César Ladeira "a-e-i-o-Urca".

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a história da comunicação no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Em 1962, Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, expropriou a Companhia Telefônica Nacional (CTN), que atuava no estado, pelo seu valor histórico, o que provocou sério conflito diplomático entre o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...