Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os Movimentos sociais que marcaram a História, assinale o que for CORRETO:

  • A. A Crise dos Misseis gerou um forte repúdio à ação estadunidense, culminando com o movimento hippie como manifestação da contracultura, a qual se manifestava pela defesa da ―Paz e do Amor‖, pregando a não violência, bem como a condenação do modelo consumista da sociedade ocidental, além de criticar o conservadorismo da moralidade vigente naquele período e assim, buscava-se a remodelação dos padrões sociais, tendo o ―amor livre‖ como um novo valor, expressado pelo lema, ―faça amor, mas não faça guerra‖, um questionamento ao belicismo que dominava o discurso oficial dos EUA.
  • B. Em 18 de dezembro de 2010, o desempregado tunisiano Mohammed Bouazizi ateou fogo em seu próprio corpo para protestar contra a corrupção do governo. O gesto ganhou notoriedade e se amplificou numa onda de protestos que repercutiu em vários países árabes, resultando num processo de reorganização política que, embora ainda em curso, já recebe o nome de Primavera Árabe. Tamanha foi a força do movimento, que culminou com a fuga do presidente da Tunísia – Zine El Abidine Ben Ali – para a Arábia Saudita. Moviemnt que ficou conhecido como Primavera árabe.
  • C. A Queda do Muro de Berlim em 1989, processo de pressão popular pelo fim da separação da cidade de Berlim e pelo fim do regime capitalista na Alemanha Oriental, fato que possibilitaria a reunificação do país, ocorrida em 03 de outubro de 1990. A população berlinense se concentrou entre 7 e 9 de novembro de 1989 junto do muro e pessoas de um lado e outro, conseguiram escalar e romper o muro, com picaretas e martelos, depois escadeiras abriram brechas, provocando a confraternização da então ―dividida‖ Berlim por aquele que ficou conhecido como o ―Muro da vergonha‖, marcando o início do processo que levaria ao fim da Guerra Fria.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A sociedade feudal, durante a Idade Média foi marcada por relações internas explicadas por meio de conceitos historiográficos, tais como o de

  • A. servilismo, pacto informal estabelecido entre os servos camponeses e autoridades da Igreja, por meio do qual os primeiros se conformavam com sua situação em troca de proteção e conforto espiritual.
  • B. ruralização, processo que assolou a Europa por causa da Peste e da decadência urbana, sendo amenizado apenas após o êxito comercial da grande expansão marítima do século XVI.
  • C. vassalagem, sistema pelo qual um nobre jurava fidelidade a outro, comprometendo-se a defendê-lo e apoiá-lo em troca de benefícios econômicos e vínculos de poder político.
  • D. inquisição, política repressiva empregada pela Igreja a fim de conter as revoltas camponesas, a disseminação do paganismo entre os nobres e a insubordinação popular ao Papa.
  • E. clientelismo, relação por meio da qual um plebeu era “adotado” por um nobre ou um burguês, servindo-o como empregado em troca de casa e comida.

Durante o século XV os exploradores vindos da Europa chegaram primeiramente no litoral da África Ocidental. O estímulo dado à essa exploração foi uma forma de buscar novos caminhos para as Índias, após o comércio ser fechado por parte dos turcos no leste do Mar Mediterrâneo. Os colonizadores de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e dos Países Baixos foram os competidores do novo caminho a fim de ser dominado por meio de feitorias no litoral e portos de embarque para comercializar os escravos. Assinale a alternativa CORRETA acerca do encontro entre as civilizações:

  • A. Devido ao regime colonialista estabelecido no continente, foram destruídas e modificadas as estruturas sociais, econômicas, políticas e religiosas de grande parte do território africano. As colônias que proclamaram sua independência, processo emancipatório que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial e concluiu-se principalmente de 1960 até 1975, estiveram sob ameaça da gravidade de problemas de integração nacional, que resultaram das fronteiras arbitrárias como legado do sistema colonialista, além da pobreza e da dependência econômica.
  • B. O tráfico de escravos tinha como objetivo, civilizar e transformar a África em uma nação europeizada.
  • C. A luta dos ingleses em impedir a Independência Argélia durou mais de cinquenta anos. No entanto da Argélia proclamou sua independência em 1962.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A centralização do poder pelos reis, uma das características do Antigo Regime na Europa, deve ser compreendida levando-se em conta alguns fatores históricos importantes, entre os quais,

  • A. a profusão de guerras na região, acompanhada do fortalecimento dos exércitos e armadas dos reinos, e a centralização administrativa por meio de novas instituições jurídicas, como leis e impostos que atendiam ao desenvolvimento econômico.
  • B. as ideias que legitimavam o absolutismo, como a teoria da origem divina do poder monárquico, cunhada por Nicolau Maquiavel, e a derrota dos interesses das burguesias ante o fortalecimento das alianças entre nobrezas e reis.
  • C. a ausência de conflitos religiosos significativos, após a conturbada “idade das trevas”, garantindo certa estabilidade política aos monarcas, e o fim dos privilégios nobiliárquicos que resultou em menor influência desse setor nos assuntos do rei e do Estado.
  • D. o prestígio da concepção de que deveria vigorar o “despotismo esclarecido” entre os governantes, na Europa, e a forçosa submissão do papado romano a determinados reis que aderiram à Reforma Protestante e se sobrepuseram ao poder da Igreja.
  • E. a crise econômica decorrente das epidemias que assolaram a Europa na Idade Média, contribuindo para a demanda popular por um “salvador”, e o impacto da Guerra dos Cem Anos, ao arrasar as tradicionais monarquias francesa e inglesa.

A Colonização Espanhola foi a primeira a efetivar-se em solo americano. A montagem do seu sistema colonial se baseou na hacienda, o repartimiento e a encomienda. Acerca desse sistema, assinale a alternativa correta.

  • A. A hacienda era uma concessão feita pelo Rei da Espanha a empreendedores particulares, que tinham o direito de exigir das aldeias indígenas prestação de serviços sem remuneração, especialmente na agricultura.
  • B. As encomiendas consistiam em um sistema de grandes lavouras, chamadas plantations, nas quais, geralmente, cultivava-se apenas um tipo de planta (prática conhecida como monocultura). Os donos das encomiendas eram, desse modo, qualificados como grandes latifundiários. O tipo de trabalho praticado nas haciendas era compulsório e fortemente supervisionado pelo proprietário, que subjugava seus trabalhadores por meio de dependências sociais e econômicas.
  • C. Os repartimientos foram a primeira forma de organização da extração de metais preciosos. Sabe-se que, na América Espanhola, a extração de metais começou logo nos primeiros anos, isso porque os próprios nativos (astecas, por exemplo) já dominavam as técnicas de extração e fundição do ouro. Após a conquista da terra e a subjugação dos povos nativos, os europeus precisaram montar o sistema de repartimientos, empregando a mão de obra compulsória dos nativos na extração de metais.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Tanto na América espanhola como na portuguesa, a pregação da fé cristã aos nativos contribuiu para a dominação das populações indígenas por parte das metrópoles, uma vez que

  • A. os indígenas endossaram coletivamente a concepção difundida pela Igreja de que subordinar-se ao rei, tornar-se um súdito da Coroa, era um privilégio divino.
  • B. os jesuítas e demais missionários atuaram conjuntamente a serviço do Papa e do Rei, empenhando-se na dupla tarefa da conversão espiritual e submissão ideológica.
  • C. os colonizadores lançaram mão da Guerra Justa, política deliberada de extermínio indígena virando o seguro branqueamento e a cristianização das populações mestiças.
  • D. as autoridades coloniais reprimiram a proposta tolerante e libertária das Missões, e convenceram os padres de que o trabalho forçado imposto aos indígenas os tornariam mais humildes e devotos.
  • E. os cristãos novos que se instalaram nas colônias, bem como os líderes indígenas convertidos foram responsáveis pela difusão da imagem positiva do rei, garantindo a brusca diminuição de revoltas.

Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos fatos ocorridos durante o período conhecido como Primeiro Reinado no Brasil:

  • A. A Constituição de 1824 foi Primeira Constituição Brasileira, tendo como características a formação da Assembleia Constituinte, Constituição Promulgada, voto censitário, Poder Moderador entre outros.
  • B. Valendo-se da autonomia concedida pelo Poder Moderador, o monarca autorizou enormes gastos com a Guerra da Cisplatina, contribuindo para aumentar o descontentamento e a oposição ao governo de D.Pedro I. Entre 1825 e 1828, o Brasil se envolveu na Guerra da Cisplatina, conflito pelo qual esta província brasileira reivindicava a independência. A guerra gerou muitas mortes e gastos financeiros para o império. Mesmo diante dos gastos e das perdas humanas, o governo brasileiro vence a guerra.
  • C. Em 1823, as ideias republicanas dominavam o nordeste e se acentuaram em face das ameaças do Imperador que, com a Constituição de 1824, impôs ao país um estado unitário. Pernambuco não aceitou essa Constituição e em 2 de julho de 1824, seu presidente Manuel de Carvalho Pais de Andrade proclamou a Confederação do Equador (movimento republicano e separatista que uniu Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte). No início a Constituição adotada foi a Colombiana. O objetivo era formar um novo estado completamente separado do Império, cujas bases eram um governo representativo e republicano, garantindo a autonomia das províncias confederadas.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Um dos principais momentos da 7ª Cúpula das Américas, realizada em abril de 2015 no Panamá, foram os discursos dos presidentes dos Estados Unidos e de Cuba que sinalizaram a intenção de retomada das relações entre esses países, após décadas marcadas

  • A. pela política norte-americana de embargo econômico a Cuba, vigente desde os anos 1960, com o objetivo de retaliar política e economicamente esse país convertido ao socialismo, restringindo as trocas comerciais entre este e empresas norte-americanas, bem como o trânsito de cidadãos.
  • B. pelo isolamento político de Cuba no continente ante a influência dos Estados Unidos na região, do qual é exemplo sua suspensão definitiva como integrante da OEA desde 1962 e a ausência da ilha de todas as “Cúpulas das Américas ” realizadas desde essa década até 2015.
  • C. por tentativas, por parte do governo cubano, de invasão da baía de Guantânamo, território insular ocupado pelos Estados Unidos desde 1903, que lá instalaram a base militar que abriga uma prisão de alta segurança onde concentram-se prisioneiros acusados de terrorismo.
  • D. por ataques mútuos entre os dois países durante a Guerra Fria, cujo auge ocorreu na chamada Crise dos Mísseis, conflito que teve vitória cubana, com a consequente retirada de mísseis norte-americanos de seu território, seguida de medidas de retaliação por parte dos Estados Unidos.
  • E. por fluxos emigracionais cubanos desde o fim da URSS, país que sustentava economicamente a Ilha e cuja derrocada impulsionou levas de cubanos a emigrarem clandestinamente a Miami, onde hoje exercem pressão para que os Estados Unidos apoiem o socialismo cubano.

Nos governos de Gaspar Dutra (1946-1951) e de Getúlio Vargas (1951-1954), o Brasil teve de se posicionar em relação à nova realidade mundial determinada pela Guerra Fria. No que se refere à política externa brasileira no período mencionado, julgue (C ou E) os itens seguintes. Em 1947, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não, nas escolas, nas ruas, campos, construções...vem vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Essa música de Geraldo Vandré “Prá não dizer que não falei das flores” ´foi emblemática no que diz respeito ao movimento estudantil no Brasil da década de 60. Sobre esse movimento social podemos afirmar, EXCETO:

  • A. O movimento estudantil brasileiro emergiu no período da ditadura militar e teve uma expressiva força no sentido de mobilizar grandes contingentes de estudantes para participação na vida política do país.
  • B. As maiores reivindicações políticas dos estudantes consistiam na defesa das liberdades democráticas, no fim das prisões e torturas e anistia ampla geral e irrestrita. Em busca dessas bandeiras de luta eles realizaram grandes manifestações de protesto e passeatas públicas escrevendo uma marcante história na cena nacional.
  • C. Apesar de toda a combatividade dos estudantes no enfrentamento ao golpe militar, esse segmento não foi atingido pelos golpistas, o movimento sempre permaneceu estruturado com plena autonomia sem ruptura alguma.
  • D. A expansão do movimento estudantil está diretamente relacionada ao período desenvolvimentista, uma vez que naquele momento (décadas de 50 e 60), houve um crescimento do ensino superior público no Brasil.
  • E. O crescente número de estudantes que aderiram ao movimento foi inspirado pela divulgação e consolidação de novos paradigmas políticos no meio universitário. Esses novos paradigmas foram influenciados pelo marxismo, por isso que o movimento estudantil das décadas de 60 e 70 do século XX defendia um projeto socialista de transformação social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...